Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O domínio perfeito para o seu Site

26/08/2017 às 17:16 Novidades

O domínio perfeito para o seu Site

Um site é a porta de entrada principal de uma empresa na internet. É por isso que é preciso ter muita atenção na hora de registrar e definir o nome do domínio do seu negócio.

Confira nossas dicas para escolher o domínio perfeito:

Opte por um nome curto e simples

É preciso criar um nome que seja fácil de ser digitado e memorizado por seus clientes, o domínio não pode ser longo, nem complicado de mais. Busque registrar o mais curto possível, de preferência com no máximo 15 caracteres e sem caracteres especiais ou coisas do gênero que podem confundir seus clientes.

O domínio tem que ser de fácil compreensão

Levando em conta que seu site também terá um número de visitas considerável fora as pessoas que o conhecem por mecanismos de busca, opte por um nome compreensível e que seja do conhecimento de todos, sendo fácil de ser pronunciado. Afinal, é possível obter clientes através do boca a boca, publicidade online, vídeo, podcast, outdoors e outros meios de divulgação, mas para isos é preciso que o nome da sua empresa fique gravado na cabeça do cliente.

Evite nomes com excesso de consoantes ou letras repetidas, isso torna mais difícil para que seus clientes memorizem o domínio do site da sua empresa.

O domínio de ser fácil de ser digitado

As regras para pronúncia também se aplicam para a digitação. Na hora de digitar seu domínio em um navegador, o cliente deve se lembrar exatamente como ele escreve sem erros. É importante evitar termos em outros idiomas, o uso de número no lugar de letras ou palavras e nomes que tenham uma pronúncia diferente da escrita.

A intenção é que ao ouvir o seu domínio e digitá-lo no computador ou em dispositivos móveis, seu cliente não erre ou tenha dificuldades de acessar a sua página de dúvidas na digitação.

Não use números ou hífen

Os números devem ser evitados, já que isso pode gerar dúvida e fazer seus clientes digitarem seu domínio de forma errada. Ao ouvir o endereço do seu site, eles não saberão se o número é escrito como numeral ou por extenso, e você perderá a visitas de clientes em potencial com isso.

Usar hifens também não é apropriado pelo mesmo risco. Os indivíduos podem colocá-lo no lugar errado ou simplesmente esquecerem dele, já que ele não é pronunciado, então o mais correto é evitar usar o hífen.

Saiba mais sobre a Como regiatrar um domínio agora

Escolha uma extensão apropriada

Extensões para o seu site são entendidas como sufixos do seu domínio. Algumas tem funções menos específicas e são mais populares como o .com.br, voltada ao público brasileiro. É necessário levar em conta o ramo de atuação da sua empresa na hora de registrar o domínio.

Confira as extensões mais conhecidas:

.net: para sites técnicos;

.org: para organização sem fins lucrativos e não comerciais;

.info: voltado para sites informativos.

.co: Usado para abreviar as palavras – companhia, comércio e comunidade;

.biz: Uso corporativo e comercial, muito usado por lojas virtuais;

.me: Uso em páginas pessoais como blogs.

Relacione o domínio aos seus produtos ou serviços

Essa é a principal dica! É fundamental que o domínio esteja relacionado diretamente ao seu empreendimento. Ao ler o seu domínio, seus clientes devem conseguir identificar na hora do que seu negócio se trata. Por isso, utilize nomes ou termos que sejam ligados as atividades da sua empresa na hora de escolher um domínio.

Tenha uma palavra-chave

As palavras-chave são termos muitos importantes numa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), o que torna mais fácil o ranqueamento de conteúdos do seu site nos sites de busca como o Google, Yahoo e Bing. Portanto, ao escolher o domínio pense em palavras-chave relacionadas ao segmento da sua empresa para conquistar um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, ganhando mais potenciais clientes.

Existem diferentes maneiras de conseguir se posicionar entre os melhores resultados trabalhando o SEO da página. É importante ter um conteúdo bem produzido e relaciona a sua palavra-chave principal que deve estar inserida em seu domínio.

E se o domínio perfeito já tiver sido registrado?

Na hora de definir um domínio você deve pesquisar primeiro, quais os interessantes para você que ainda estão disponíveis para serem registrados. Hoje já existem cerca de 3,5 milhões de domínios registrados na extensão .com.br. Com isso as chances de já terem registrado o domínio que você escolheu é grande, principalmente se o domínio é mais clichê.

Caso o domínio perfeito já tenha sido registrado, existem três opções:

  • Compre!: Faça uma proposta de compra da URL ao atual dono. Porém, saiba que a compra de bons domínios já registrados não são baratos, mas se o domínio for o ideal para o seu negócio e pode gerar resultados bem melhores pode ser uma boa, se o atual proprietário aceite vendê-lo.

  • Pense em outras alternativas: Na hora de criar um domínio é preciso ter alguns nomes para pesquisa e classificá-los. Então caso o domínio perfeito já esteja registrado, você passa para o próximo nome e assim por diante, até esgotar as possibilidades.

  • Use metáfora ou nomes que vinculem a sua marca dentro do domínio: Busque usar palavras gatilho que lembrem as atividades da sua empresa para tentar atrair clientes através dos mecanismos de buscas.

O que deve ser evitado na hora de registrar um domínio?

  • Não use palavras que levem acentos: Considere que em URLs, estas palavras não podem ser digitadas como se escreve e por isso, os endereços acabam soando estranho para seus clientes.

  • Não use nomes de marcas conhecidas, mesmo alterando alguma letra. Não é uma boa ideia vincular o seu domínio a empresas já conhecidas na internet.

  • Não use domínios longos: Use domínios com no máximo 15 caracteres, eles são curtos, fáceis de lembrar e de serem memorizados por seus clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem, revenda de hospedagem, registro de domínio, loja virtual, e-mail marketing, streaming e gerenciamento.

Gostou de nosso post? Compartilhe: