Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O bom design de um site altera o volume de vendas?

26/11/2021 às 15:51 Ajuda

O bom design de um site altera o volume de vendas?

O layout de um site é o desenho que permite a navegabilidade de qualquer página na web, razão principal para uma experiência do usuário completa, desenvolver um bom design é, assim, indispensável para a criação de um site. 

Além de melhorar a velocidade de carregamento, a qualidade da aparência de um site vai além de uma estética harmoniosa. 

Um bom design significa uma disposição lógica de itens e a integração perfeita entre todas as páginas do site. 

Para os algoritmos de busca, o layout de um site transmite sua qualidade e é capaz de melhorar o ranqueamento nos resultados referentes a palavras-chave vinculadas aos temas tratados naquele endereço. 

Para o usuário, um design agradável aumenta seu tempo de página e diminui seu percentual de rejeição, uma vez que o trânsito entre conteúdos se torna mais simples. 

Portanto, pensar em design para sites é pensar em termos de estrutura e estética. 

A importância do design para sites

Um site é analisado em termos de funcionalidade, agradabilidade e relevância do conteúdo. São esses pilares, por meio de placas de sinalização, que o transformam em uma fonte de autoridade para determinada fração do público. 

A organização do conteúdo é essencial em uma interface de livre acesso como a internet. 

A facilidade de reagir e criar material para a web garante a riqueza de seu acervo, como também transforma o espaço virtual em uma biblioteca caótica. 

Diante do volume de dados processados em cada endereço na web, otimizar a leitura de informações é a função principal da criação de layouts do site, sem os quais é impossível estabelecer os três pilares de qualidade. 

O paradigma da informação já ultrapassou, desde o surgimento das tecnologias digitais, a questão do acesso à informação. 

O atual desafio se resguarda na qualidade, no modo como os dados podem ser tratados e apresentados ao usuário. 

Construir a estrutura de um layout é como desenhar as ruas de um mapa em pequena escala, isto é, o mapa de um quarteirão ou uma cidade pouco habitada. Cada elemento do site é uma residência ou zona comercial. 

Assim como as ruas conectam cada edifício, o design de um site conecta cada uma de suas páginas, cada publicação e botões, caixas de cadastro, sessão de comentários, chatbots e links para outros canais de contato. 

A oferta de serviços de comunicação visual disponibiliza diversos recursos, como texto, imagem, áudio e vídeo para aprimorar a experiência do cliente com o site. 

A organização da estrutura do site permite também a criação de trajetórias de compra, por meio do: 

Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia de marketing de atração que consiste na separação da audiência de uma empresa em três níveis de consciência sobre o produto e sua necessidade. São as fases “topo do funil”, “meio do funil” e “fundo do funil”. 

O topo do funil compreende todos os visitantes de uma página. Durante a criação do layout, considere duas possibilidades: o acesso pela página inicial do site ou por um artigo específico, encontrado em pesquisa de outras plataformas. 

As páginas que contém uma publicação são idênticas entre si, modificando apenas o conteúdo da publicação exibida. 

O visitante que se encontra no topo do funil se transforma em lead ao mover-se em direção ao meio do funil, suas características, são: 

  • Pouco conhecimento sobre a marca; 

  • Pouca consciência sobre o produto; 

  • Consideração de múltiplas opções concorrentes; 

  • Desconhecimento sobre canais de contato; 

  • Interesse volátil no assunto tratado. 

Para atender às demandas deste tipo de público, marcado por usuários que desejam informação rápida, interessante e de simples assimilação, a produção de design para a página pode desenvolver soluções como: 

Landing page 

A landing page é um recurso excelente para os acessos que atingem a página inicial do site, seja por meio de pesquisas pela marca em sites de busca, a digitação direta de seu endereço comercial virtual ou o redirecionamento de postagem em rede social. 

A landing page funciona como um painel que guia o usuário para o que ele deseja ver. Nessa página são apresentadas as múltiplas alternativas que o site oferece, em botões de acesso rápido que otimizam a navegabilidade do visitante. 

Na página de entrada, os elementos visuais em forma de imagem ou animação são abundantes, excedendo ao conteúdo em texto. 

Nela não há publicações, o designer opta por um layout simples, com opções de acesso do tipo: 

  • Contato em diferentes redes sociais; 

  • Arquivo de publicações agrupadas por assunto; 

  • Cadastro para cursos, workshops, newsletters ou eventos; 

  • Informações sobre a empresa (estatuto, missão e valores); 

  • Catálogo de produtos. 

Além disso, existem alguns truques e dicas que podem otimizar e melhorar o layout de seu site para que ele se torne não só visualmente bonito, mas também seja funcional para o seu consumidor, proporcionando a ele uma boa experiência de navegação.

Design responsivo

Imagine que você seja uma loja especializada em banners personalizados e seu cliente está fazendo um pedido pelo seu site no smartphone. 

Mas, algo está errado: ele não consegue colocar as informações corretamente pois o seu site não se adapta a celulares e funciona apenas em computadores. 

Devemos lembrar que atualmente, grande parte da navegação na internet se dá por meio dos smartphones, não por meio de computadores.

Por isso, é importante que você pense na responsividade de seu domínio, que nada mais é do que a adaptação do design de seu site a celulares e dispositivos móveis. 

Quando nós deixamos de lado, acabamos esquecendo de grande parcela dos clientes que acessam nossos sites por meio desses dispositivos.

Devemos então adaptar os nossos sites para que a experiência do usuário seja agradável esteja ele usando um notebook, esteja ele usando um smartphone.
Além disso, devemos pensar também na velocidade em que o site carrega. Sim, muitos usuários abandonam os sites porque eles não carregam. 

Pense em alguém que procure serviços de entrega via motoboy e não consegue porque o site demora a carregar. 

Seja por causa do tamanho de imagens ou pelo design pesado que exige do usuário uma internet com uma boa velocidade. 

Temos de construir sim um design responsivo, mas seja simples e que não exija um longo tempo para carregar. 

Letras, cores e intuição

Quando começamos a elaborar um site, seja por meio de um software de gestão para pequenas empresas ou desenvolvendo por si mesmo, queremos chamar a atenção do nosso consumidor. 

Portanto, usamos e abusamos de:

  • Cores;

  • Letras;

  • Formas;

  • Imagens.

Ressaltando que não se pode esquecer que se tudo chama a atenção, nada chama a atenção.

Muitos usuários deixam de acessar um site por causa do excesso de informações, muitas cores, tipografia exagerada, a sensação de bagunça se sobressai à intenção inicial de apenas chamar a atenção dos consumidores. 

Por isso, devemos pensar bem na tipografia das letras que usamos em nosso site, e claro, das cores.

Tudo isso deve ornar com o perfil da marca, use sua logomarca como padrão: tire dela as cores, o estilo de tipografia. 

Veja o que se adequa ao perfil da sua marca e dos seus clientes. Aproveite para reforçar a identidade visual da sua marca, esteja você oferecendo roupas ou assessoria contábil

Seu site é mais uma oportunidade para que você reforce os conceitos de sua empresa.

Tudo isso o ajudará a construir um site organizado e que transmite a sensação de organização sem deixar o cliente entediado com um design monótono. 

Você não precisa de um amontoado de coisas sem ordem para chamar a atenção do seu público.

Estar atento às tendências

A organização do site e o minimalismo, porém, não devem impedir você de estar atento às últimas tendências em design para websites. 

Quando você faz isso, você mostra a seu público que sua marca é atenta ao que está sendo feito de novo, seja no design do site, seja nos próprios produtos que oferece, sejam eles aparelhos eletrônicos, livros ou placas de sinalização. 

Quando a sua empresa mostra afinidade com aquilo que está em voga, ela aproveita as tendências para fisgar o público. 

E isso vai desde visuais diferentes no design do site a botões e funcionalidades que engajam o público.

E é isso que faz com que as suas vendas aumentem: não apenas que o cliente contrate os seus serviços de avaliação patrimonial, mas que ele lembre da sua marca quando precisar novamente.

Conclusão

Portanto, acima de tudo, o design do seu site deve acolher os clientes, sendo um espaço de conforto que o deixe à vontade. 

A organização do espaço virtual deve dar-se de tal forma que os clientes se sintam à vontade. 

As chances de que seu público finalize a compra de um produto ou serviço aumentam diante de um ambiente acolhedor, ainda que seja o virtual. 

Sendo assim, as chances de um retorno e de indicações de sua loja para família e amigos também são altas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: