Nuvem híbrida: 5 desvantagens do sistema

11/08/2018 às 19:43 Ajuda

Nuvem híbrida: 5 desvantagens do sistema

Hoje em dia é cada vez mais comum que pessoas que possuem seus próprios negócios na internet encontrem alternativas para manter o seu site seguro e seus arquivos em um local onde possam ser facilmente resgatados.

Esse movimento, juntamente com o avanço da ciência e da tecnologia nos últimos anos, gerou, por exemplo, o enorme crescimento do cloud computing, ou computação em nuvem.

Esse tipo de tecnologia permitiu que arquivos fossem armazenados de uma forma muito mais rápida e segura, facilitando a vida de muitos empreendedores e de quem possui negócios na internet de modo geral.

Desses avanços, diversas formas de armazenar e de cuidar de seus arquivos sugiram e uma das maios conhecidas é a nuvem híbrida.

Mas ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma alternativa que tem apenas seus pontos positivos e é necessário falar das desvantagens da nuvem híbrida para que você avalie se essa é ou não uma boa opção para o seu negócio.

Por isso hoje separamos uma lista com 5 desvantagens do sistema da nuvem híbrida. Mas antes, você sabe exatamente o que esse termo quer dizer?

Conheça nosso serviço de Revenda de Hospedagem!

O que é Nuvem Híbrida?   

Trata-se de um tipo de computação em nuvem que usa uma combinação de serviços de nuvem pública e de nuvem privada, combinando essas duas plataformas.

A nuvem pública é o equivalente digital ao servidores compartilhados, que tem um preço menor, mas que também é um serviço mais limitado em termos de espaço e do que você pode fazer com ele, além de ser mais vulnerável.

A nuvem privada, por outro lado, é o equivalente a um servidor dedicado do mundo digital, que além de te proporcionar muito mais espaço e liberdade de criação dentro dele, também oferece melhores formas de proteger seus arquivos.

No meio desses dois conceitos, encontra-se a nuvem híbrida, que, como o próprio nome já diz, é um tipo de navegação que combina características dos outros dois tipos.

A grande vantagem desse tipo de nuvem é que as empresas que a utilizam, podem transportar seus arquivos entre os dois outros tipos de forma mais livre, o que a torna, na teoria, o ideal para todos que possuem um negócio online.

Dissemos na teoria, pois, como já citamos anteriormente, os pontos negativos existem.

E agora que você já conseguiu entender o conceito, podemos falar mais profundamente das 5 desvantagens do sistema da nuvem híbrida.

Os custos envolvidos

Quando você considera utilizar a nuvem híbrida, os custos envolvidos desempenham um papel importante para você saber se isso vale ou não a pena para seu negócio.

Embora a nuvem pública possa oferecer uma opção atraente por sua flexibilidade e custo relativamente baixo para operar, a criação de uma nuvem privada requer gastos significativos e pode se tornar cara muito rapidamente com todo o hardware que muitas vezes é necessário.

Ao mesmo tempo, o uso pesado de recursos de nuvem pública pode acumular contas de uso inesperadamente altas que podem não ter sido planejadas.

Ao planejar um orçamento para um projeto de nuvem híbrida, é importante se certificar de incluir todos esses custos, que muitas vezes não são previstos.

Compatibilidade

A compatibilidade entre os arquivos usados na nuvem privada e na nuvem pública pode ser uma grande dor de cabeça para quem utiliza a nuvem híbrida.

Se essa for a estratégia que você está traçando, tenha certeza de que você possui os softwares necessários para executar todos os tipos de arquivos nas duas plataformas e também para converter arquivos, por segurança.

Como a nuvem pública e a privada possuem diferenças fundamentais, é necessário saber no que elas são compatíveis e, principalmente, no que elas não são compatíveis. Isso pode ser decisivo no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Integração de dados

Tanto dados quando aplicativos em uma nuvem híbrida existem em uma relação simbiótica, ou seja um acaba sendo inútil sem o outro.

Muitas vezes eles dependem um do outro para funcionar.

Portanto, ao considerar onde armazenar cada um desses dados ou aplicativos, é essencial verificar como é feita essa integração.

Essa desvantagem é bastante parecida com a que falamos no tópico anterior, com a diferença de que aqui, necessariamente, estamos falando de você conseguir executar aplicativos para que seu negócio online se mantenha no ar. Isso é de extrema importância, portanto, todo cuidado é pouco.

Conhece nosso serviço de servidor dedicado? Confira todas as vantagens que ele pode te oferecer!

Segurança

Dentre as 5 desvantagens do sistema da nuvem híbrida, talvez essa seja a mais importante a ser comentada.

A segurança do seu negócio online precisa vir em primeiro lugar, não importa o custo. Isso porque, uma vez que seus arquivos são perdidos ou corrompidos de alguma forma, o trabalho de uma vida toda pode ser jogado água abaixo.

E por conta de toda a complexidade que envolve a proteção da nuvem privada com a pública e da compatibilidade de softwares entre essas duas formas de navegação.

Preste muita atenção para que seu negócio esteja sempre protegido, caso queira utilizar a nuvem híbrida.

A complexidade

Por último, mas não menos importante, há a questão da complexidade.

Como você pôde perceber em todos os tópicos comentados aqui, utilizar a nuvem híbrida não é exatamente a coisa mais simples do mundo.

E toda essa complexidade também acaba sendo uma das 5 desvantagens da nuvem híbrida, já que acaba causando dificuldades naqueles que não possuem tanto conhecimento técnico.

Conseguiu entender quais são as principais 5 desvantagens do sistema da nuvem híbrida?

É sempre importante entender todos os aspectos de qualquer tipo de plataforma que você deseja utilizar, principalmente quando se trata do seu negócio online.

Para você crescer cada vez mais e entender o que você te ajudar, é necessário conhecer qual é seu tipo de negócio.

Assim você conseguirá calcular e perceber se essas as vantagens da nuvem híbrida são maiores ou menores do que as desvantagens.

Por isso a maior dica que podemos dar é: conheça seu negócio e faça uma profunda pesquisa para tirar as conclusões do que é melhor para você.

Gostou de nosso post? Compartilhe: