Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Networking: Por onde começar a fazer? 5 Passos para gerar resultados

26/11/2021 às 15:48 Ajuda

Networking: Por onde começar a fazer? 5 Passos para gerar resultados

O networking é uma rede de contatos que tem como objetivo promover a troca de experiências e informações entre profissionais. 

Ela potencializa as oportunidades e promove relacionamentos promissores entre as pessoas.

Dentro de uma empresa ou até mesmo de uma universidade, podemos encontrar opiniões diferentes sobre networking, e seu conceito pode variar de profissão para profissão.

Por exemplo, para os vendedores, é fundamental possuir uma boa rede de contatos, assim como no caso dos consultores que precisam gerar novos negócios com frequência.

A rede de contatos é muito importante para buscar oportunidades dentro do mercado de trabalho e na área em que você atua. Mas, para que isso aconteça, é importante entender que essa rede não funciona sozinha.

Para aproveitar todos os seus benefícios, o profissional deve estar atento a alguns detalhes que fazem muita diferença na hora de fortalecer o networking.

Se você quer criar uma boa rede de contatos profissionais, mas ainda não sabe como fazer isso, leia este artigo até o final.

Vamos apresentar o conceito de networking, sua importância, como colocá-lo em prática e dar algumas dicas para gerar uma boa rede de contatos.

Entendendo o conceito de networking

Networking é uma palavra de origem inglesa que significa “rede de contatos”. Seu objetivo era favorecer a troca de conhecimento e experiência entre pessoas de várias áreas profissionais.

Sua finalidade é estimular a colaboração entre os profissionais e estabelecer uma relação recíproca entre eles. 

Portanto, dentre as possibilidades trazidas pelo networking estão:

  • Fortalecer as amizades;

  • Estreitar negociações;

  • Aproveitar oportunidades;

  • Obter conhecimento.

Mas, apesar de ser algo favorável para qualquer tipo de profissional, como funcionário de uma empresa de serviços de certificação, existem aqueles que acreditam que networking é uma atitude falsa.

Por outro lado, também há quem considere esse tipo de relação como algo natural atualmente. 

Entretanto, você precisa ter em mente que construir bons relacionamentos é importante para qualquer pessoa.

Isso se aplica às nossas relações pessoais, mas quando se trata de nossas relações profissionais, o networking se torna algo ainda mais importante.

Importância do networking

Quando pensamos em contatos, logo nos vêm à mente pessoas com as quais podemos manter um bom relacionamento.

No dia a dia, várias atividades podem nos aproximar de outras pessoas, como um curso, uma viagem, entre outras. 

Tudo isso pode colaborar para gerar nosso networking, e ele traz vantagens tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Para os profissionais, é uma maneira de entrar em contato com pessoas inspiradoras, o que nos ajuda a aprimorar nossas ideias e aumentar nossa capacidade de criação.

Se um especialista no desenvolvimento de sistema de gestão para pequenas empresas está sempre em contato com outras pessoas, consegue encontrar oportunidades de crescimento e aprimora seu próprio conhecimento.

Entretanto, é um erro pensar que o networking é uma relação onde só você sai ganhando. Na verdade, trata-se de uma rede de relacionamentos em que a troca de informações é a base.

Isso significa que dificilmente alguém terá acesso aos benefícios do networking se iniciá-lo tendo em mente apenas os ganhos.

Muitas pesquisas já confirmaram que o sucesso na carreira de uma pessoa está diretamente relacionado com os relacionamentos que ela mantém ao longo da vida profissional.

Por essa razão, ter uma boa rede de contatos se tornou algo entre dispensável, ainda mais tendo em vista que ela contribui para a qualidade e a satisfação no trabalho.

Dessa forma, o profissional consegue melhorar seus resultados e atingir todos os objetivos que almeja para sua carreira.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental saber como se comunicar com outros profissionais.

Como se comunicar com sua rede de contatos

Existem várias formas de se comunicar com as pessoas que você possui dentro do seu networking. Um especialista em automação empresarial, por exemplo, procura investir em uma abordagem criativa e sincera.

Lembre-se de que para fortalecer o relacionamento com outras pessoas, é necessário se destacar. Em outras palavras, não basta apenas estar presente, mas saber se diferenciar dos outros.

Algo que beneficia muito a imagem de qualquer profissional é sua autenticidade. É ela que vai fazer com que você se destaque enquanto os outros fazem a mesma coisa.

Por exemplo, se você mandar o mesmo tipo de mensagem de aniversário para sua rede que os outros contatos também não, vai se colocar no patamar de todos eles.

É muito importante ser autêntico e nunca se aproximar dos contatos apenas com intenção de se beneficiar. Isso pode fazer com que você prejudique aquele relacionamento que você iniciou.

Nesse sentido, é importante fazer como um profissional de comunicação visual e procurar ser sempre sincero.

Também se mostre disposto a ajudar as pessoas, e quando há oferta de ajuda genuína, ajuda a fortalecer o relacionamento com as pessoas presentes em sua rede de contatos.

Para isso, você precisa ver em sua lista aqueles que realmente consegue ajudar E não esperar nada em troca. Se isso for feito, dificilmente a pessoa vai se esquecer de você.

Mas, para ter a oportunidade de se comunicar com as pessoas que fazem parte da sua rede de contatos, primeiro você precisa gerá-la.

Como gerar uma boa rede de contatos?

Para gerar uma boa rede de contatos, interagir com ela e atrair bons resultados, algumas estratégias são fundamentais, e dentre as principais práticas estão:

1. Usar o LinkedIn

Um prestador de assessoria empresarial pode encontrar boas oportunidades na maior rede social profissional do mundo, por essa razão, ela é crucial na construção do seu networking.

A internet em si é uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de contatos, e se você ainda não utiliza o LinkedIn, precisa começar o quanto antes.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, 42% dos recrutadores utilizam essa plataforma para fazer novas contratações.

Mas, é muito importante ter cuidado na hora de criar uma imagem profissional, garantindo um perfil completo, que inclui a sua formação, experiências profissionais, competências, entre outras informações.

Assim como você faria dentro de uma sala reunião, use o LinkedIn para conversar com outros profissionais e estabelecer conexões que sejam recomendadas para você.

2. Manter os contatos sempre atualizados

Nós sabemos que o dia a dia está cada vez mais corrido e que por isso é difícil manter a lista de contatos sempre atualizada. Também não se sabe em que momento precisaremos acioná-la.

O fato é que em algum momento ao longo da vida profissional, você pode precisar do seu networking. 

Por essa razão, procure preservar e manter organizados e atualizados os contatos que você obteve em congressos, eventos, empresas que trabalhou, entre outros.

Essa é a melhor maneira de não perder tempo quando você precisar de alguém, além de estar sempre disponível para ajudar os que precisam.

3. Superar a timidez

A timidez e o orgulho são sentimentos que podem atrapalhar a criação de um bom networking. 

É preciso deixá-los de lado e começar a se comunicar mais com as pessoas ao seu redor, seja no seu prédio ou até no transporte público.

Podemos fazer novos contatos em uma praça, assim como faríamos em um espaço compartilhado coworking. Pedir ajuda não vai prejudicar a sua imagem ou ferir a sua dignidade.

O mercado é um ambiente que exige que os profissionais troquem favores, e assim como você está precisando de alguém agora, alguém pode precisar de você no futuro.

4. Reconectar-se com contatos antigos

Não é necessário buscar novos contatos constantemente para ter um bom networking. É possível fazer isso com amigos de infância, vizinhos e ex-colegas de trabalho. Todos eles representam oportunidades que nunca se sabe quando vão surgir.

Procure ser simpático com todos e tente se reconectar com eles de alguma forma, por exemplo, relembrando alguma situação agradável que viveram.

5. Participar de eventos

Se um empreendedor que está iniciando uma empresa de entregas rápidas quiser encontrar pessoas que podem fazer toda a diferença para o seu negócio, deve participar de eventos.

Palestras, congressos, feiras, reuniões, entre outros, são oportunidades de conhecer profissionais e líderes de outras companhias. 

Produzir eles podem se transformar em oportunidades de crescimento, tanto da carreira quanto de um negócio.

Conclusão

Portanto, o networking é uma rede de contatos importante para quem quer crescer e se destacar em sua área de atuação, e isso inclui pessoas e empresas.

Com a internet, ficou ainda mais fácil construir um relacionamento profissional positivo com as pessoas, principalmente se você seguir as nossas dicas.

Sua carreira ou seu negócio podem deslanchar e você ainda terá a excelente oportunidade de conhecer pessoas novas e que têm muito a oferecer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: