Métricas para mensurar campanhas com influenciadores

26/10/2019 às 08:45 Ajuda

Métricas para mensurar campanhas com influenciadores

O marketing de influência é uma das principais tendências do setor em 2019. O problema é que muitos profissionais da área, e principalmente, empreendedores ainda tem dificuldades para mensurar o resultado das campanhas com influenciadores digitais.

Neste artigo, vamos citar as principais métricas para medir os resultados.

A dificuldade de mensuração nas campanhas com influenciadores não está ligada diretamente a não saber como fazer, mas sim as métricas usadas. Não dá para usar métricas “convencionais” para avaliar a influência de web celebridades.

Não que estas métricas não importem, mas para avaliar campanhas é preciso focar em outros dados.

O que é Marketing de Influência?

Antes de entrarmos nas métricas, vamos recapitular a definição de marketing de influência. Basicamente, as ações desse tipo de marketing consistem em campanhas ou ações simples focadas na divulgação de produtos e serviços por meio de personalidades da internet, que tenham e influenciem muitos seguidores.

Devido ao nível de engajamento por conta da interação com o público, os influenciadores digitais conseguem influenciar pessoas com a sua opinião.

As recomendações e indicações destas pessoas são importantíssimas para os seus seguidores.

Isso faz com que marcas apostem diretamente em campanhas com esses influenciadores.

Dessa forma, elas cortam intermediários (como TV, revistas, agências de publicidade, etc), entrando em contato direto com os influenciadores e usando as próprias redes sociais deles para promover seus produtos e serviços.

O que devo mensurar em campanhas de marketing de influência?

A campanha com um influenciador deve começar bem antes de colocar seu produto ou serviço à mostra nas redes sociais de uma personalidade na internet.

Antes de falarmos de métricas, vamos falar um pouco sobre o objetivo desse tipo de campanha.

Da mesma forma que outras ações de marketing, a campanha com influenciadores deve ter um objetivo bem definido para permitir uma mensuração e um acompanhamento eficaz dos resultados.

Assim, é possível realizar alguns ajustes durante a campanha para potencializar o desempenho com o público.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.  

Definição dos objetivos da campanha

O primeiro passo para garantir o sucesso da sua campanha é ter objetivos bem definidos. Esse ponto é crucial para acompanhar o desenvolvimento das ações e analisar o resultado posteriormente.

A intenção é compreender o que você espera da campanha com influenciadores e assim gerar insights para potencializar os resultados. Qual é o objetivo da campanha? Confira alguns abaixo:

  • Lançamento de um novo produto ou serviço: Os influenciadores serão promotores de um novo produto ou serviço da sua marca.
  • Reconhecimento de marca: a campanha visa trazer mais público para a sua marca, atraindo mais clientes em potencial e aumentando a credibilidade do seu negócio na web.
  • Ação de vendas: O intuito da campanha é vender mais produtos e serviços.

Acho que deu para perceber que cada campanha tem um objetivo bem distinto e com isso as métricas principais de avaliação mudam.

No caso do marketing de influência, podemos destacar três tipos de métricas: métricas de reconhecimento, consideração e conversão. Falaremos mais detalhadamente sobre elas abaixo:

Métricas de reconhecimento

As métricas de reconhecimento consistem em medir os resultados do alcance de sua campanha com influenciadores.

O intuito principal é mensurar o número de novos potenciais clientes alcançados pelas ações da campanha. As principais métricas de reconhecimento são:

  • Pessoas alcançadas: Essa métrica pode ser medida nas contas dos influenciadores para medir o alcance orgânico individual das publicações da campanha.
  • Impressões: As impressões mostram o número total de visualizações sobre as publicações da campanha.
  • Novo visitantes no site: Uma boa maneira de mensurar essa métrica é usar links específicos para os influenciadores, assim você consegue rastrear quantas pessoas eles levaram ao site do seu negócio.
  • Retorno em vendas: Mesmo sem foco nas vendas, também é possível começar a mensurar o retorno financeiro da campanha com influenciadores. Basta mensurar a porcentagem de pessoas que conheceram o seu negócio através dos influenciadores e fecharam uma compra.

Métricas de Consideração

As métricas de consideração focam mais no aumento do engajamento de novos clientes com a sua marca.

Elas podem indicar um aumento na credibilidade e autoridade do seu negócio na internet. As principais métricas de consideração são:

  • Engajamento: Engajamento é o nível de interação dos seguidores com as publicações da campanha. É possível medir o engajamento com base nas curtidas e nos comentários dos posts.
  • Conteúdo salvo no Instagram: Quando usuários salvam um post no Instagram, isso indica que eles o acharam interessante. Assim, há uma tendência de compra ou envolvimento com a sua marca.
  • Aumento de buscas no Google: Você pode avaliar se no período da campanha, as buscas pela sua marca no Google aumentaram. Essa é uma excelente de medir o poder de alcance e influência da sua campanha.

Métricas de Conversão

As métricas de conversão estão ligadas a geração de leads e a vendas.

Com elas, é possível avaliar quantos leads foram gerados e quantas vendas foram feitas influenciadas pela campanha. As principais métricas de conversão, são:

  • Conversões no site: Através de links específicos da campanha com influenciadores, é possível medir a taxa de conversão de leads.
  • Cupons utilizados: Essa é uma métrica excelente para lojas virtuais. Basta dar cupons exclusivos para influenciadores para poder medir quantos usuários utilizam esses cupons no seu site, assim você está medindo a força do influenciador.

Como vimos no texto, não há mistério na mensuração de métricas para campanhas com influenciadores digitais.

Basta estar por dentro das novas tendências para conseguir acompanhar os resultados e gerar insights que possam potencializar o desempenho das ações.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: