Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

MEI: Como abrir sua loja virtual

07/01/2022 às 11:25 Ajuda

MEI: Como abrir sua loja virtual

Você deve conhecer diversas pessoas que têm como profissão alguma função ou empreendimento que depende de si mesmo, o que chamamos de autônomos, esses profissionais devem, por lei, serem regulamentados e registrados como Pessoa Jurídica, e ter como documento o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Existem diversos modelos de CNPJ, diversas categorias que são diferenciadas de acordo com suas dimensões perante o mercado. Para os menores empreendedores a classificação é MEI, Micro Empreendedor Individual.

Para se tornar MEI, o indivíduo deve fazer o cadastro diretamente no Portal do Empreendedor, gratuitamente, pela internet. Lembrando que o processo é válido para todo tipo de negócio, uma loja online de artesanatos ou loja que venda sinalização de segurança.

O alto número de desemprego incentiva milhares de pessoas a optarem pelo trabalho independente, exercendo o papel de dono do próprio negócio, e uma das escolhas em destaque é a criação de lojas virtuais.

Como abrir uma loja virtual

Podemos considerar as lojas uma série de ferramentas que auxiliam os visitantes de uma página nas informações e incentivo à compra. Essas ferramentas podem ser desenvolvidas dentro da própria empresa de venda ou contratada por terceiros, mas sem deixar de lembrar que uma loja virtual deve oferecer respostas ágeis e satisfatórias à experiência do usuário o tempo inteiro, 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Abaixo, listamos alguns passos essenciais para a criação de uma loja online, independente se sua intenção é um site para venda de almofadas personalizadas ou piso industrial.

Primeiramente, determine e planeje seu investimento. Análise todos os recursos disponíveis para a criação do site. O investimento a ser feito deve ser de acordo com o retorno que espera atingir, qual o formato que deseja adotar, se é um site próprio ou locação de espaço em grandes redes que oferecem marketingplace, assim como seus métodos de entrega, logística, e comunicação.

Uma dica interessante para quem não quer se perder em meio às finanças, é dividir o montante inicial que você tem para investimento em 12 partes iguais. Assim, você vai investir apenas 1/12 desse montante por mês, garantindo capital suficiente para o primeiro ano de atividades. 

Determine qual o formato de sua loja online. Para isso, é preciso levar em conta cada detalhe, como meios de pagamento, segurança na navegação, atendimento, marketing, etc.

Quando se cria seu próprio domínio, sua loja virtual direta você tem que dispor de cada um desse detalhe, já no marketingplace a estrutura fica de responsabilidade do canal de hospedagem, entretanto, uma porcentagem da venda é direcionada a eles.

Conheça e determine seu público alvo. Saiba muito bem para quem você vai vender. Assim, você saberá qual tom de voz usar, quem é sua persona, conteúdos e demais abordagens.

Tenha fornecedores que trabalhe a seu favor, que façam sentido para seu negócio. Avalie, estude detalhadamente o histórico e reputação de seus parceiros, pois sua marca estará vinculada a eles.

Para tirar sua ideia de loja online do papel e colocar em prática, escolha um nome poderoso e se registre junto a um canal de hospedagem e coloque sua loja no ar.

Assim, concluímos que criar um MEI e abrir uma loja virtual é simples, mas há fatores determinantes para o sucesso de seu negócio. É preciso se manter atento ao mercado, todas suas possibilidades e ameaças que rondam seu negócio, por exemplo, se quer vender mesa rústica de madeira, estude todo o mercado a sua volta.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: