Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing no Instagram: Dicas para bombar na sua rede social

25/04/2021 às 15:34 Redes Sociais

Marketing no Instagram: Dicas para bombar na sua rede social

Essa rede social contém mais de 900 milhões de usuários, sendo considerada uma das mais utilizadas. Esse aplicativo vem sendo utilizado por influenciadores, vendedores, pessoas que estão querendo iniciar um negócio próprio online, e por compradores.

Pois meio dele, os usuários estão divulgando produtos para venda. E isso não está sendo feito apenas por microempreendedores, mas por empresas grandes também. A forma que o Instagram atinge os compradores é muito interessante, podendo ser utilizado de várias formas e com diferentes tipos de estratégias de marketing para redes sociais.

Conseguir utilizar o marketing digital no Instagram demanda tempo e esforço, e pensando em te ajudar nessa questão. Separamos algumas informações e dicas que você pode utilizar para colocar sua empresa ou loja dar início a uma loja online. Mas antes vamos entender um pouco mais sobre o assunto:

Marketing digital – o que é e qual a importância?

Estamos falando sobre promoções de determinados produtos por meio das redes sociais. O marketing digital é uma das principais ferramentas que as lojas e empresas usam para criar uma comunicação com o público de forma mais direta, e no momento ideal.

É importante entender as diferentes maneiras de fazer marketing, considerando todas as pessoas que estão na internet e que podem fazer compras online. Podemos utilizar vários tipos de canais digitais para atrair compradores do nosso produto.

Quem pode fazer marketing digital:

O marketing digital pode ser usado por qualquer pessoa, empresa, associação, ONGs, influenciadores, professores, advogados, entre outras pessoas que podem utilizar essa técnica para vender um produto ou serviço que ele (a) fornece.

Por que utilizar o marketing no Instagram?

Como dissemos, o uso do marketing pode ajudar a atrair uma quantidade maior de pessoas interessadas na sua loja ou empresa. Isso porque essa rede social possui muitos usuários conectados atualmente, e com as estratégias certas nós podemos chegar até cada um deles.

O Instagram contém imagens e vídeos sendo postados todos os dias, e pessoas que ficam conectadas por horas. Um item muito importante é ter capricho no conteúdo que será postado para atrair seu público, sempre devemos manter as melhores mídias sociais.

No Brasil, cerca de 80% das pessoas estão no Instagram. E com uma estratégia bem montada e executada, é possível ter um negócio de sucesso. Podemos utilizar as ferramentas da própria rede social para atrair o público para nosso trabalho.

O que são mídias sociais e como são usadas?

As mídias sociais são como canais na internet, permitindo a comunicação e o compartilhamento de informações entre vários usuários. São consideradas mídias sociais as plataformas que possibilitam uma interação entre os usuários, divulgação de conteúdos e aquelas que incentivam uma participação.

E o Instagram está incluído nesse meio, sendo uma das mídias sociais mais conhecidas da atualidade. Tendo como maiores usuários os jovens, que passam horas navegando e encontrando produtos, serviços que empresas ou pessoas oferecem.

O uso das mídias sociais nos permite criar uma comunicação entre empresas e público, sendo uma importante ferramenta para utilizar estratégias de marketing. E por meio dessas mídias podemos alcançar o público, criar uma comunicação e relacionamento, fazer promoções, agregar conteúdo de valor, e muito mais.

Isso soa bem parecido com o que sabemos sobre rede social, certo? Vamos entender a diferença dela para as mídias, e evitar possíveis confusões.

Mídia social ou rede social?

Existe sim uma diferença nessas duas ferramentas, que receberam mudanças no decorrer dos anos e causando algumas confusões.

A rede social é ligada ao relacionamento, tendo como objetivo aproximar as pessoas que possuem interesses em comum. Por meio da internet as pessoas interagem e falam sobre suas ideias e interesses. As mídias sociais são como canais de informação e comunicação, e o local onde muitos estão criando conteúdo. Ela tem como objetivo produzir, divulgar e compartilhar os conteúdos para receber a interação dos usuários.

O Instagram:

Ter um público no Instagram pode parecer algo difícil no começo, atrair o público e começar a ter resultados demanda algumas estratégias. Você pode utilizar essa rede social como o primeiro contato do cliente com seu produto (estilo Funil de vendas) e depois atraí-lo para outro meio, conseguindo finalizar a venda.

Sendo assim o cliente descobre o produto ou serviço oferecido por você, e clicando em um link ele será levado para outro site, podendo ser a página da loja, blog com informações sobre o produto, página de vendas, chat, e-mail, WhatsApp, entre outros de sua preferência.

É importante cuidar do conteúdo que você posta no seu perfil, assim como você também deve cuidar do próprio perfil. As informações apresentadas, a ortografia utilizada, a qualidade da foto ou vídeo publicado, e outros itens que devem ser perfeitamente montados para atrair ainda mais o cliente.

Mas calma, não é só isso que você vai precisar fazer. Conheça 15 dicas importantes parra bombar seu perfil usando marketing no Instagram.

Dicas de marketing no Instagram:

Se você tem interesse em colocar seu perfil no Instagram e começar a usar marketing digital, está no texto perfeito para descobrir como fazer isso. Separamos 15 dicas para marketing no Instagram, ou seja, você vai aprender dicas de como divulgar seu negócio tendo conhecimento relevante sobre as ferramentas que pode usar no Instagram.

O primeiro passo é entender que o Instagram não funciona com quem tem sorte ou não, e sim com quem usa conhece as técnicas e coloca elas em ação, uma delas é o marketing digital. Conseguindo construir a imagem do produto aos poucos! Muitos não sabem como conseguir essas técnicas, e isso se torna um problema.

Confira as 15 dicas que separamos para você conseguir utilizar o marketing no Instagram.

Tamanho das imagens:

Com certeza muitos já passaram pela frustração de enviar uma foto que achamos perfeita, e que na hora da postagem ela sai toda cortada ou o envio dela não sai nem um pouco como planejamos. Atualmente o Instagram pede 1080 a 1080 Pixels, acompanhando os monitores de alta resolução, e os smartphones, tablets, e outros equipamentos.

As fotos podem ser editar ou criadas antes da postagem, podemos utilizar ferramentas como:

  • Face tune: Ferramenta para fotos e perfeita para utilizar na correção de detalhes, cores e outros itens das imagens.
  • Picsart: podemos criar imagens, editar as prontas, adicionar filtros, logos (ou criar uma) editar vídeos, e muitas outras ferramentas incríveis.
  • Canvas: Perfeito para criar tudo que você precisar no seu perfil, desde anúncios para o feed do perfil, stories, logos, vídeos, e muitos outros itens.
  • VSCO: Com essa ferramenta podemos editar as imagens e vídeos, adicionando filtros, editar detalhes como brilho da foto, e outros itens importantes.
  • Snapseed: O Editor perfeito para fotos, deixando as fotos em qualidade profissional. Ele nos ajuda a corrigir erros, melhorar a luminosidade e muitos detalhes que as fotos possuem.

Além de deixar suas imagens com o dimensionamento pedido pelo Instagram, também é importante que sempre sejam atrativas

Momento para fazer os posts:

Existe os horários e dias que o público está mais ativo na plataforma, por exemplo, domingo tem uma queda no público ativo e volta a subir na terça-feira. Confira os dias e horários adequados:

  • De segunda à quinta: Devemos evitar o horário das 15:00 e 16:00 Horas, o restante pode ser utilizado livremente.
  • Os vídeos podem ser postados em qualquer dia, em horários dentro de 8h até 21 horas.

É interessante que você descubra o melhor horário para você, qual data e horário você recebe melhor nível de engajamento e em quais você notou uma queda.

Utilizando stories para aumentar o engajamento:

Nos stories podemos adicionar imagens e vídeos que desaparecem depois de 24 horas, e isso pode ajudar a impulsionar sua estratégia de marketing no Instagram.

Podemos criar conteúdo para os stories, sem precisar adicionar quantidades absurdas de informações no feed do perfil. Você pode mostrar seu produto por meio de vídeos e imagens no dia a dia; compartilhar dicas (conteúdo de valor); adicionar informações sobre promoções; e muitos outros itens em vídeo ou imagem.

Utilizando anúncios:

Essa é uma das melhores formas de alcançar novos públicos no Instagram. Para utilizar essa ferramenta será necessário fazer um investimento, esses anúncios são pagos. Para conseguir um anúncio, devemos ter um perfil comercial no Instagram.

Depois disso, vá em “promover” e siga as etapas de definir a categoria dos produtos e o valor que vai investir. Também deverá definir quantas pessoas quer alcançar, e o Instagram vai dizer quanto isso pode custar.

Após o pagamento ser efetuado, é só esperar a aprovação do anúncio que em breve estará visível aos usuários do site.

Frase de Chamariz:

Podemos colocar essa frase na legenda das postagens, ou até mesmo fazer imagens com esse texto inserido nela. Seu propósito é conseguir um aumento do número de curtidas e dos comentários em suas fotos.

Podemos pedir para o público fazer o seguinte:

  • Tocar duas vezes no centro da imagem que postamos;
  • Marcar 2 amigos nos comentários;
  • Compartilhar o post no stories deles;
  • Fazer um comentário.

O uso das Hashtags:

O uso de hashtags nos permite chamar atenção dos usuários que estão navegando por elas no Instagram. Quando o usuário tem interesse em algum assunto ou produto, ele pode digitar uma hashtag e pesquisa postagens relacionadas ao que ele procura.

As postagens que usam hashtags ficam entre 12,6% de atividade, sendo muito maior que as postagens que não possuem nenhuma. Portanto, utilize elas e ganhe muito mais curtidas, comentários, seguidores, e possíveis clientes.

Você pode utilizar até 30 hashtags em uma postagem, esse é o limite possível. Cuidado com o Spam, utilize algumas por 5 vezes no máximo.

Legendas descontraídas:

É interessante não passar tanta seriedade e apelo para compra do produto, podemos conquistar o público utilizando algumas legendas descontraídas em nossas postagens.

Podemos utilizar legendas com perguntas; dicas rápidas; relatando algum benefício da oferta que você adicione; um pouco de humor; e outros itens que podem criar uma comunicação e aproximação do cliente com seu produto.

Os links no perfil:

Podemos adicionar links em nosso perfil para que o público acesse futuramente. Ele pode ser um site para inscrição, um blog, o próprio site do produto, um link levando o cliente até o WhatsApp, e assim por diante.

Esses links não podem ser adicionados em fotos e nem legendas, você pode adicioná-los somente na bio do Instagram. Ela pode ser alterada sempre que você precisar, direcionando e aumentando o tráfego de diferentes sites.

Filtros:

É importante ter imagens parecidas ou que possuam a marca do seu perfil, tornando a página mais limpa. A marca será como as pessoas vão notar e lembrar da sua marca e isso destaca você dos outros. Portanto, tome cuidado quando estiver escolhendo sua marca! Opte por algo atraente, e que os clientes possam se identificar com ela.

Personalizar

Você pode também investir em personalizar seu perfil. Como fazer isso? Você pode investir em stories interativos ou ainda aprender como colocar stickers no Instagram. Outra boa idéia para engajar seu público é fazer sorteio no Instagram!

Conclusão

Se você tem um negócio próprio ou é responsável pelo marketing de alguma empresa, poderá investir em conteúdo (vídeos e imagens). Vinculando o produto ou serviço oferecido por você, e iniciando o marketing no Instagram.

Seguindo as dicas que passamos por aqui, você pode dar início a um planejamento estratégico de marketing e iniciar seu perfil comercial. Cuidando do engajamento do conteúdo até o seu público, também é importante ver as informações, qualidade das imagens, os anúncios, e os investimentos que você pode fazer.

Lembre-se de estudar muito e ter todas as ferramentas em mãos, ter alguns conteúdos prontos e dar início sem parar as postagens por falta de materiais para postar. Mantenha o padrão pedido de qualidade e tamanho, monte as imagens de acordo com a marca que você trabalha.E para ver mais dicas de redes sociais, marketing digital e hospedagem de sites, se inscreva na nossa newsletter semanal!

Gostou de nosso post? Compartilhe: