Marketing flywheel: como adotar na sua agência

23/11/2018 às 17:04 Marketing

Marketing flywheel: como adotar na sua agência

Marketing Flywheel é um conceito aplicado ao marketing digital. Em termos denotativos, um Flywheel é uma roda que gira em alta velocidade e que acumula a energia cinética que é gerada nesse movimento.

Metaforicamente, o termo se aplica às empresas que são comparadas a engrenagens, no que diz respeito à dificuldade inicial de se ganhar tração; como se seus primeiros passos exigissem um esforço maior, mas no decorrer de sua evolução, as marcas ganhassem energia geradoras de resultados crescentes e constantes.

Dito de outra maneira, o esforço inicial que é preciso para fazer uma roda girar é o projeto de marketing a ser aplicado em uma campanha da marca; a energia acumulada que torna o esforço menor ao longo do tempo são a consolidação das estratégias de marketing que alcançam resultados positivos no decorrer de sua evidência.

Direto de uma teoria da física, o marketing digital se apropria em favor da propagação de marcar e da otimização de resultados.

Quando as ações do marketing são transformadas em um mecanismo pesado e inerte, é preciso força para que ele se movimente, seguido de aceleração para que ele continue em movimento e sem entrar em atrito (situações que minguem nossas estratégias).

Dessa maneira, ações Flywheel Marketing trabalham em prol da redução a quase nenhuma da atuação dos atritos que possam atingir o seu projeto, ou seja, de modo que ele “gire”, sempre ganhando velocidade e potência, no decorrer do tempo.

Com menos esforços e mais resultados, as estratégias digitais nesse circuito são de efeito proliferador – SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, por exemplo.

Saiba mais sobre o mundo do marketing digital. Baixe já o nosso e-book:

O máximo de resultados e o mínimo de gastos:

Tempo é qualidade no mundo do marketing digital.

Começa-se com uma comunicação eficiente e que prevê as variações durante a campanha.

Esforços acumulados geram sucesso!

Conteúdo relevante é essencial. Seja objetivo, criativo e conquiste o seu cliente, atenda às necessidades dele sempre.

O Flywheel Marketing se baseia em estratégias digitais de comunicação, usando todos os meios digitais para esse fim. Invista em um canal direto com seus clientes e se atente sempre a sua opinião para moldar a continuidade de sua campanha.

É essencial para os gestores de marketing que estratégias que demandem esforço e paciência sejam consideradas, uma vez que em longo prazo, elas são altamente positivas e trazem retornos significativos para os negócios.

Exemplo prático: Uma marca possui um blog e tem suas estratégias digitais voltadas para a geração de novos negócios.

Para tanto, existem ações mais imediatas e ações que devem ser disparadas em longo prazo.

A definição de personas, o uso das redes sociais, das estratégias de SEO, de automação e a produção de conteúdo de qualidade, por exemplo, não trarão o resultado esperado em pouco tempo.

As estratégias iniciais são sempre as mais complexas.

Elas exigem tempo, curtidas, geração de leads e uma otimização perseverante para que os clientes realmente estejam fidelizados, ou seja, para que os impulsos aplicados se convertam em potenciais consumidores.

Todavia, ao passo que essas engrenagens (esses mecanismos) acumulam energia (prática), os resultados tendem a se potencializarem, tornando toda a atividade mais eficiente.

Com a eficiência vem a relevância, o que faz com que sua marca alcance mais pessoas de maneira direcionada, ou seja, que seu conteúdo, produto e serviço realmente chegue a quem irá consumi-lo e disseminá-lo positivamente.

Deslocando a energia das engrenagens, que estava no funil do marketing, para a real captação dos clientes.

Conheça o Serviço de Google AdWords. Com investimento e monitoramento da campanha, essa ideia vale a pena.

Espalhe o marketing Flywheel:

Em todas as ações voltadas para sua marca, tenha essa ideia em mente. Sempre converta o esforço inicial de cada atividade em energia que se acumula para resultados futuros.

Trata-se do começo de uma rede em que se ajuntam e se fortalecem ações, cada vez que um contato ou uma estratégia é alimentada, as ideias são passadas à diante, atingindo potenciais clientes exponencialmente.

Aspectos relevantes do Marketing Flywheel

1 – Enxergue longe!

Planeje-se e trace suas metas em longo prazo.

Dedicando-se intensamente a cada uma das etapas que envolvem as vendas e a fidelização dos clientes;

2 – Paciência é uma virtude.

Não desista. Estratégias que requerem tempo são assim mesmo, mas recorrentemente dão certo.

Paciência e comprometimento ditam o sucesso. Disponibilize tempo e dinheiro full time:

3 – Teste, ouse e aceite os seus erros.

Prefira o conteúdo informático e útil, passeie pelos formatos, analise o que funciona melhor com sua marca; foque no compartilhamento e pela geração de conteúdos relevantes;

4 – Fique de olho nas métricas.

Meça resultados e os otimize constantemente.

Escolha as métricas que lhe sejam mais relevantes e eficazes.

6 – O público-alvo é o foco.

Volte-se sempre para o seu público-alvo, é ele quem deve se satisfazer.

Crie um relacionamento com ele em todos os canais, teste o que dá certo e foque nele, pois, seus consumidores serão os maiores responsáveis pela disseminação positiva de sua marca.

Gostou de nosso post? Compartilhe: