Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing educacional: Veja 7 estratégias que vão gerar bons resultados

19/05/2022 às 13:47 Ajuda

Marketing educacional: Veja 7 estratégias que vão gerar bons resultados

Apesar de não muito abordado, o marketing educacional é uma poderosa ferramenta para aqueles que estão à frente de negócios na área da educação.

O marketing, no geral, é uma vertente que abrange e ajuda variados tipos de negócios, desde os que são focados na fundição peças automotivas até mesmo em escolas particulares.

Entretanto, para que as suas táticas sejam bem planejadas e executadas, o marketing se divide em sub partes, nas quais, os profissionais focam sua energia em alcançar os objetivos estipulados.

Sendo assim, é válido lembrar que para o ramo educacional não serão utilizadas exatamente as mesmas formas de promoção que são usadas na venda de persiana painel para quarto, por exemplo.

Dito isso, o artigo a seguir vai explicar o que o marketing educacional e mostrar algumas das suas estratégias.

O que vem a ser o marketing educacional?

Podemos definir o marketing educacional como estratégias administrativas que visam captar clientes e satisfazer tutores ou país.

Com o objetivo de destacar a instituição de ensino no mercado, no aspecto social e legal, tornando ela competitiva perante outras, trabalhando em pontas que agreguem valor, como quando uma empresa instala uma eletrônica embarcada em veículos, por exemplo.

Estas estratégias são usadas também por algumas igrejas e ONG, quando possuem um trabalho parecido com o objetivo educacional.

Essas táticas são trabalhadas pesquisando, monitorando e planejando como fazer para destacar faculdades, escolas, cursos de idiomas e outros locais de ensino, dentro do mercado concorrente. 

Isto aborda vários pontos como a estratégia conhecida pelo seu poder de divulgação entre as pessoas, o chamado “boca a boca”, também entendido como o “buzz marketing”, indo até a compra de uma plataforma elevatória pequena para gerar mais acessibilidade.

Estratégias que geram bons resultados

Assim, com a maior parte das táticas de divulgação nos dias atuais, este modo de promoção precisa surpreender o consumidor. 

Ele deve ser criativo, verdadeiro, no qual uma história ligada ao produto ou marca, possa ser contada com honestidade com a ideia de incentivar o cliente.

Sendo assim, para que essa narrativa seja exposta com excelência é possível se utilizar das seguintes táticas:

  1. Produção Audiovisual;

  2. Marketing de Conteúdo;

  3. Marketing de Experiência;

  4. Omnichannel;

  5. Chatbots;

  6. Plataforma CRM (Customer Relationship Management);

  7. Automação de Marketing.

Todas elas são tão importantes quanto um braço robótico para indústria é para uma fábrica, por exemplo, por meio delas a informação chega e é espalhada rapidamente.

Com isso, é possível atrair fãs, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em jornais, revistas ou em propagandas em outros meios de comunicação.

Elas ocasionam o surgimento de grandes oportunidades de vendas, porque incentivam a pessoa a se envolver com a organização.

1- Produção audiovisual

Uma das táticas para isso é por meio da produção audiovisual, que inclui a criação de vídeo aulas criativas: roteiro, ambiente e iluminação.

Assim como webinars (seminários ao vivo) para esclarecer dúvidas, webconferências (salas virtuais online) com conversa ao vivo.

Além da gamificação, que são jogos no dia a dia para interação dos participantes.

2- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é focado na criação de conteúdos significativos baseando-se em respostas e soluções.

Essa técnica pode ser definida como algo atrativo para o público, que alcança novos consumidores, auxiliando a instituição na conquista reconhecimento.

3- Marketing de experiência

Assim como uma pessoa que vai a uma loja comprar baterias heliar quer ser bem atendida e quando é pega apreço por aquela loja.

Quando se trata de escolas, uma viagem virtual para pais e alunos conhecerem a estrutura pode ser um diferencial, no que se relaciona com a experiência buscada por eles.

Aqui também é possível analisar a capacidade do aluno, a qualidade no atendimento o que gera respostas positiva além da vontade, verdade e valor que aproximam consumidores.

4- Omnichannel

Esta tática vai trabalhar na utilização de vários canais de comunicação online e off-line, trazendo visibilidade para o negócio, assim como gerando satisfação no cliente, e possivelmente fidelizar o consumidor.

5- Chatbots

Essa solução é uma das que vêm sendo implantadas em vários negócios, pois ela é basicamente a simulação de conversas humanas em chats.

O que agiliza o atendimento, consegue colher mais dados do público-alvo, e ainda diminui o acesso ao SAC.  

6- Plataforma CRM 

CRM que pode ser transcrito como Customer Relationship Management traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa tática em específico consegue trabalhar nas seguintes pontas:

  • Mantém relacionamento com o cliente;

  • Identifica novas oportunidades;

  • Na prática armazena mais informações;

  • Foca no cliente e nas vendas.

  • Automação de marketing.

  • Aumenta as matrículas, facilitando os cursos;

  • Otimiza a utilização do tempo;

  • Mede resultados;

  • Permite descobrir quais páginas de informação são acessadas (lead tracking).

O lead tracking pode ser entendido como a busca, feita pelos profissionais de marketing da empresa, para identificarem quais foram as páginas mais procuradas nas pesquisas feitas pela internet de um produto específico.

7- Influenciadores

Os influenciadores também conseguem uma grande propaganda do produto a ser vendido, porque expõe publicamente a opinião positiva a respeito, crescendo a credibilidade aos olhos do cliente, ajudando a facilitar na decisão. Entre eles, temos: 

  • Top Celebridade;

  • Fit Celebridade;

  • Autoridade;

  • Ecossistema;

  • Trendsetter;

  • Jornalista;

  • Público externo.

A Top Celebridade vai falar sobre diversas coisas de uma forma bem abrangente, o que ajudará a tornar o produto ou, nesse caso, os serviços conhecidos.

No entanto, vale ressaltar que esse profissional não vai transformar isso em vendas.

Quando se trata da Fit Celebridade, ela tem muita relevância, gera vendas e pode representar altos ganhos financeiros.

Já no que se refere ao maior número de vendas, a Autoridade costuma ser a mais recomendável, mesmo que a audiência não seja tão grande.

Outro ponto é o Ecossistema reúne vários influenciadores do mesmo segmento e promove a mesma marca. 

Este fator acaba gerando mais relevância ainda, pois afirma que o reconhecimento dentro daquele nicho é alto.

O Trendsetter é um especialista em um assunto, ele se recusa a fazer parcerias com quem não segue os mesmos princípios.

O Jornalista tem um maior alcance, trabalha em várias áreas comunicativas e ele tem a importância diretamente ligada ao produto.

Por fim, temos o Público Externo, no qual se encaixa o colaborador da empresa, que humaniza e divulga a cultura e os valores de uma marca, ele tem importância e passa autoridade.

Sendo assim, os educadores, funcionários e colaboradores precisam ser valorizados, pois são grandes aliados na aplicação eficaz das ações. 

Vale ressaltar que é importante monitorar e acompanhar os resultados das táticas que geram melhores soluções, para que sejam mais aprimoradas e aplicadas.

Vantagens das estratégias aplicadas

Quando o marketing educacional é bem aplicado, ele consegue prover uma séries de vantagens para as organizações que o utiliza, sendo algumas delas:

  • Aumento da visibilidade;

  • Oportunidade de engajamento;

  • Expansão dos negócios;

  • Fidelização de clientes.

Assim como trabalhar com placas de homenagem ao professor traz benefícios para a escola que terá seu quadro de colaboradores engajados, cada um desses benefícios podem ser alcançados também.

Visto que quanto mais positiva for a opinião do aluno e dos pais com relação a instituição de ensino, mais ela ajudará o cliente na hora de decidir. 

Sendo assim, a colocação de depoimentos em vídeos, nas redes sociais, ajuda no processo da escolha. 

Outra estratégia nesse sentido são os eventos direcionados ao público, dentro das escolas cria uma imagem positiva. 

Eles captam possíveis clientes, pois o nome da instituição é mais divulgado, essa ação aplicada leva o nome de “brand awareness”.

Ele mede o quanto a marca está sendo vista no mercado, se ela é lembrada ou não e o quanto pode ser diferenciada de outra, de acordo com o que oferece aos consumidores.

A propaganda paga difunde mais o nome da instituição e gera resultados (vendas) mais rápidos e ela precisa direcionar a mensagem para o público específico. Ela melhora a divulgação do negócio, melhorando a comunicação.

Considerações finais 

Em resumo, o marketing educacional é uma junção de táticas que tem por objetivos ajudar instituições voltadas ao ensino a divulgarem seus serviços.

Seu foco é nas pessoas que estão envolvidas nesse ambiente, como os alunos, professores, pais e até mesmo outros profissionais que prestam serviço nessas instituições.

Dentro dele é possível encaixar várias estratégias, desde a compra de um cordão para crachá sublimático até a elaboração de produtos audiovisuais, que vão ajudar a promover o empreendimento em diversas mídias.

Entretanto, para que essas práticas sejam eficazes é preciso ter ciência dos objetivos esperados com cada uma delas, além de fazer os devidos investimentos nas que apresentarem melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: