Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing cultural: saiba o que é 3 exemplos práticos

21/02/2021 às 15:28 Marketing

Marketing cultural: saiba o que é 3 exemplos práticos

O sonho de todo empreendedor que utiliza o marketing em seu negócio é que as estratégias deem resultados positivos o quanto antes, não é mesmo? No entanto, para que isso aconteça, é fundamental construir um bom relacionamento com o cliente.


De maneira geral, o relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso de qualquer companhia; afinal, os consumidores são os principais responsáveis por manter a rentabilidade do negócio e disseminá-lo positivamente - ou não - no mercado.


A boa notícia é que há algumas maneiras de criar um vínculo emocional mais forte e duradouro com o consumidor. E a melhor saída é por meio do marketing cultural. Se você nunca ouviu falar sobre ele, fique tranquilo! Vamos esclarecer o conceito ao longo do post.


Sendo assim, preparamos um conteúdo exclusivo para que você saiba o que é marketing cultural e 3 empresas que têm muito sucesso com a estratégia. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e confira!

O que é marketing cultural?


Compreende-se por marketing cultural todas as ações que fazem uso da cultura para fazer a divulgação de um produto, serviço ou marca da empresa. Para que a estratégia dê certo, é fundamental estudar o comportamento, hábitos e atitudes do público-alvo. Vamos imaginar que você tenha uma empresa voltada para o mercado de redutor de velocidade.

Sem analisar o perfil do seu público, fica impossível direcionar suas ações e estratégias para consumidores que realmente têm interesse nas soluções do seu negócio.

Embora a maioria das empresas utilizem o marketing para obter uma maior taxa de lucro, o marketing cultural não se limita apenas ao faturamento, uma vez que ele busca criar diferenciais e fazer com que a companhia saia um passo à frente dos concorrentes.


Além disso, o marketing cultural visa a aproximação entre empresas e consumidores, criando um relacionamento mais próximo e confiável de marca para o cliente. Assim, fica evidente a necessidade de utilizá-lo.


Vale mencionar que o marketing cultural é um conceito relativamente novo, surgiu nos anos 90, embora tenha se tornado uma tendência nos últimos anos como uma forma de fortalecer a marca. E pode ser usado em qualquer mercado, como embalagem pet.

 

3 exemplos de empresas que usam o marketing cultural


Indo para a parte prática, separamos como exemplo 3 empresas que usam o marketing, cultural e conseguem obter sucesso com a estratégia. Acompanhe:


1. Coca-Cola


Muito provavelmente você já deve ter observado que as propagandas da Coca-Cola tem como base a felicidade que a bebida pode oferecer, certo? Ela também faz investimentos frequentes em eventos culturais no país.


Um dos investimentos mais famosos da marca é o Festival de Parintins em que, inclusive, a Coca-Cola adota a cor azul em homenagem aos bois-bumbá.


2. Banco Itaú


Desde que foi unificado com o Unibanco, o Itaú tem investido fortemente no marketing cultural, tanto que ganhou um departamento chamado Itaú Cultural. A instituição investe em ações que trazem mensagens voltadas para a diversidade e valorização do país.


3. Ambev


Por fim, a Ambev também é conhecida por aplicar esse tipo de marketing. A Skol, por exemplo, representa uma série de apresentações artísticas, assim como a Stella Artois que patrocina o Brasil Open de Tênis.


Gostou do nosso post sobre o que é marketing cultural? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Gostou de nosso post? Compartilhe: