Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Link building: como fazer de maneira correta em seu site

02/07/2018 às 11:59 Ajuda

Link building: como fazer de maneira correta em seu site

Qualquer profissional de marketing digital sabe o quanto o lik building é importante para atrair mais tráfego orgânico para um site ou blog.

Essa é a uma das premissas básicas de SEO para quem quer alcançar o topo dos resultados de buscas.

Os conteúdos melhores ranqueados pelo Google, por exemplo, tem como característica a adoção massiva dessa estratégia, mas claro da maneira correta.

Mas como fazer link building do jeito certo? Bom, é preciso que cada link seja inserido dentro de um contexto e não solto em uma página, os motores de busca avaliam a relevância deles para conferir autoridade a um texto.

Para ter o maior desempenho possível em uma estratégia de SEO é preciso saber como utilizar o link builing como uma arma para aumentar o tráfego e é sobre isso que falaremos neste texto.

O que é link building?

Bom, vamos primeiro dar uma resumida sobre o assunto. O link building é uma das práticas mais recomendadas de SEO, sendo um dos principais fatores para um bom ranqueamento em resultados de buscas.

Basicamente, fazer link building é conseguir que outros sites linquem seu conteúdo.

Apesar de parecer simples, essa é uma das mais difíceis missões de SEO. Não é fácil conseguir que outros sites recomendem o seu em algum conteúdo, é preciso ter autoridade.

Para se ter uma ideia do quanto vale a pena investir em conquistar links, no início da internet, os motores de busca consideravam o número de links como o único fator ou o fator mais importante para ranquear um conteúdo.

Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Por que o link building é tão importante?

Os links são uma espécie de votos que conferem autoridade a um site ou blog, ou seja, quando outros sites lhe recomendam, seu site fica mais importante na web, ele ganha autoridade, seu conteúdo é referência para outras pessoas.

Pensando num exemplo prático, digamos que você tem um blog sobre marketing digital e posta dicas sobre o tema frequentemente.

A partir disso, outros empreendedores que também possuem blogs ou são influenciadores digitais sobre o assunto, decidem criar um conteúdo sobre um tema específico e lincam seu conteúdo. Isso é link building!

Agora pense, você confiará mais em um site que não é recomendado por ninguém ou por um que seja recomendado por outros bons empreendedores? Entendeu a importância?

Atualmente, os motores de busca costumam classificar os links, definindo o valor de cada um, ou seja, quanto maior o valor, mais relevância terá seu texto e você conseguirá galgar posições ao topo do ranking.

Confira agora algumas estratégias para conseguir mais links e usar essa estratégia da maneira correta:

Guest Post, a maneira mais simples de fazer link building!

Como o título desse tópico mesmo já diz, fazer guest post é a maneira mais fácil de começar uma estratégia de link building para seu site ou blog.

Esse conceito se baseia na troca de conteúdo entre sites.

Resumindo, você escreve para o site de um parceiro, que geralmente não é um concorrente direto de sua empresa, mas, ainda assim, é relacionado ao seu negócio.

Da mesma maneira, o parceiro escreve conteúdos em seu site. Assim, ambos lincam os sites um do outro e engrandecem seu conteúdo na internet.

Essa estratégia é ideal para quem está começando a fazer link building, assim você pode ter acesso ao público de seus parceiros, conseguindo atrair tráfego orgânico, fazendo com que usuários que ainda não conheciam seu trabalho, visitem o seu site.

Geralmente, no guest post é possível trabalhar com a troca de links e também com uma assinatura personalizada, o que também garante muitas visitas ao seu site.

Essa é uma excelente maneira de promover seu negócio gratuitamente e sem grandes dificuldades.

A principal dica aqui é que você deve escolher bem seus parceiros de guest post.

Fazer essa troca com qualquer site não é aconselhável, você deve avaliar se o site em questão tem relevância em suficiente para justificar o tempo que será gasto na produção de um conteúdo de qualidade.

Nem pense em perder tempo, criando conteúdo para sites que não possuem um bom conteúdo.

Neste caso, é melhor que você escreva em seu próprio blog. Desenvolva conteúdo apenas para sites que podem lhe dar uma garantia de crescimento de tráfego orgânico.

Corra atrás de links quebrados

Essa também é uma excelente maneira de conseguir links de forma fácil e prática. Basta que você tire um tempo para pesquisar por conteúdos em sites de assuntos relacionados ao seu negócio.

Num exemplo prático, pense que você tem um blog de marketing digital e no momento está conferindo o conteúdo de um dos maiores sites do tema na internet como a HubSpot, por exemplo, ao ler um texto e tentar seguir um link você reparou que o link está quebrado, ou seja, a página saiu do ar. E é aí que você entra!

Basicamente, essa estratégia consiste em que você saia caçando conteúdos com links quebrados em grandes blogs de sua área ou em páginas de influenciadores digitais e envie um e-mail para o responsável avisando do acontecido e oferecendo um conteúdo seu sobre o tema para cobrir essa falha.

Existem algumas ferramentas como o Check My Link, que conseguem escanear rapidamente uma página e identificar se há algum link quebrado nela.

Ao encontrar esse tipo de link, busque oferecer seus conteúdos de maneira sutil e com coerência, isso geralmente funciona!

Além disso, essa é uma forma simples de ter um conteúdo seu apontado por um grande site do setor.

Por mais, que os textos possam ser um pouco antigos, eles geralmente costumam continuar recebendo um bom número de visitas com o passar do tempo, por se tratarem de assuntos que não envelhecem.

Outro ponto positivo dessa estratégia é que o empreendedor que ainda não conhecia o seu site passará a conhecer e aí quem sabe ele não linca seu conteúdo outras vezes sem você precisar pedir, não é mesmo.

Gostou das dicas? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: