Liderança e organização: 4 ferramentas para entrosar sua equipe

12/06/2019 às 09:20 Ajuda

Liderança e organização: 4 ferramentas para entrosar sua equipe

Um bom líder deve ser preocupar em manter o ambiente organizado e produtivo. Uma equipe entrosada é a chave para conquistar novos e reter mais clientes a um negócio.

Neste artigo, vamos listar algumas ferramentas/dicas para que você consiga tornar a rotina da sua equipe mais produtiva.

Mas antes, vou lhe fazer algumas perguntas: Seus colaboradores estão engajados com o trabalho? Sua empresa possui uma alta rotatividade? Os colaboradores estão felizes com os seus trabalhos? Há muitos conflitos internos entre a equipe?

Essas são perguntas necessárias para um diagnóstico sobre a situação atual do seu time.

Atualmente, as empresas vêm percebendo que para ter um atendimento focado nos clientes, é preciso ter funcionários motivados e engajados.

Por isso, o investimento no bem-estar e no conhecimento técnico dos colaboradores é essencial para gerar motivação, lealdade ao seu negócio e ampliar as chances de retenção de clientes.

Para lhe ajudar a entrosar a sua equipe e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, vamos listar abaixo algumas ferramentas e dicas essenciais para liderar um time de sucesso. Confira:

Use o conceito ganha-ganha

Para motivar o colaborador e liderar um time, é preciso utilizar o conceito ganha-ganha. O que isso quer dizer? Esse conceito visa que ambos os lados ganham.

Por isso, é preciso deixar claro que não é só a empresa que lucra, que o colaborador também está lucrando e ganhando conhecimento para ter uma carreira de sucesso.

E para isso é preciso mostrar que você se preocupa com o bem-estar do colaborador. Isso se faz através de um ouvido atento para que você consiga identificar as necessidades e assim melhorar o trabalho de cada funcionário.

Basta dar as ferramentas corretas para ter funcionários mais engajados com o seu negócio.

O colaborador deve estar sempre a frente do seu negócio, sendo considerado como uma figura importantíssima para o bom andamento da sua empresa.

Por isso, é preciso passar aos funcionários, uma sensação de confiança e prazer no trabalho. Assim, você garante mais empenho e uma menor rotatividade no seu negócio.

Inclua seu time nos processos seletivos da empresa

Uma excelente dica para ter um time entrosado é a inclusão dos colaboradores nos processos seletivos da empresa.

Ouvir o feedback dos seus liderados sobre os candidatos para uma vaga pode lhe ajudar a definir o profissional mais indicado para integrar o seu time.

Assim é possível agregar novos profissionais ao seu time e garantir que eles possuam as habilidades necessárias para complementar o trabalho com os outros membros da equipe.

E sua equipe já conhecerá o novo colaborador, isso é essencial para entrosar o seu time.

Quando os atuais já conhecem, o novo colaborador eles já têm uma certa “intimidade” criada durante o processo seletivo e isso é muito positivo para o seu negócio.

Teste 30 dias de Revenda.

Ampliar a participação na contratação de um novo profissional para o time é uma forma de entrosar a equipe e garantir que o novo colaborador já entre integrado com os demais.

Confira também: O que você precisa saber antes de contratar sua Revenda de Hospedagem.

Tenha treinamentos e processos específicos dentro da sua empresa

Todo colaborador do seu time deve estar entrosado com a cultura da sua empresa e familiarizados com os processos de gestão e tarefas do seu negócio.

Uma boa maneira de garantir isso é utilizar de treinamentos específicos para cada função. Assim é possível englobar novos e velhos colaboradores.

Os treinamentos devem ajudar a entrosar o seu time. Ao entrar na sua empresa, por exemplo, o novo colaborador deve fazer uma imersão em sua empresa, conhecendo a cultura e se engajado com os seus processos de trabalho.

Da mesma forma, será preciso atender colaboradores antigos, que precisem de uma reciclagem ou mesmo aqueles que recebam uma promoção, para que eles consigam se manter engajados e tenham uma adaptação rápida a sua nova função.

Implemente o conceito de Feedforward

O feedforward é um conceito criado por Marshall Goldsmith, um dos maiores coaches do mundo. Já falamos aqui sobre feedback, neste caso, Goldsmith incentiva os gestores a irem além e implementarem o feedforward nas empresas.

Esse conceito é focado na sugestão de melhorias para que o time atinja um maior nível de produtividade.

Funciona assim: os colaboradores se reúnem para revisar o passado e identificar possíveis problemas nos processos e ações já realizadas.

A partir disso, o feedforward foca em entender como é possível resolver os possíveis problemas encontrados.

Com isso, é possível planejar novas ações baseadas em mudanças assertivas. Assim, a sua equipe pode criar e aproveitar oportunidades que estavam sendo deixadas de lado e podem ser importantes para aumentar a produtividade.

Diferente do feedback, o feedforward foca em gerar um debate maior sobre os problemas da equipe e em encontrar soluções com mais objetividade, baseando em fatos e ações já realizados.

O feedforward é um processo que leva os colaboradores a pensarem no futuro e isso é importante para planejar resultados e garantir o entrosamento do time.

Conclusão

Como vimos no texto, ser um líder é bastante difícil, mas existem bastante ferramentas que podem fazer o processo de liderança e potencializar o entrosamento com a sua equipe.

Aplicando as dicas e ferramentas que demos acima, com certeza, você terá o seu time na sua mão, tendo colaboradores engajados e participativos no processo de crescimento do negócio.

Equipes entrosadas possibilitam um crescimento sólido para as empresas.

A baixa rotatividade dos funcionários, a harmonia entre a equipe e o engajamento com os clientes são importantíssimos para ter sucesso em cargos de liderança.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: