Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inteligência artificial: qual o impacto e a vantagem que ela pode gerar ao e-commerce?

09/07/2021 às 20:51 WordPress

Inteligência artificial: qual o impacto e a vantagem que ela pode gerar ao e-commerce?

A tecnologia e a internet andam lado a lado para trazer melhorias para as pessoas ao redor do mundo, e em um cenário onde elas estão em constante evolução, é comum que muitas empresas utilizem inteligência artificial para melhorar os seus próprios processos.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje abordará qual o impacto que esse tipo de tecnologia pode exercer sobre o seu negócio e quais as vantagens que ele pode gerar. 

Os avanços que a sociedade teve com a tecnologia, se compararmos com os últimos anos, é impressionante.

Principalmente, quando pensamos o quanto que tudo evoluiu do começo do século para os dias atuais de maneira tão orgânica e natural.

Onde antes um negócio de reparo do Iphone parecia brincadeira, hoje é extremamente comum e até estranho não se encontrar um em centros urbanos. 

Isso sem mencionar as pequenas tarefas que agora são feitas por meio de operações online.

Algo simples como ter de esperar por muito tempo na fila de uma casa lotérica se tornou extremamente fácil e pode ser feito em poucos segundos em uma simples operação por meio do computador ou aparelho celular.

Lembrando que as empresas não ficariam de fora e o conceito do e-commerce começou a crescer bastante no país, independentemente se o objetivo da marca é ser a melhor loja de informática notebook da internet ou até mesmo uma empresa de cosméticos conceituada.

Portanto, com o crescimento rápido do e-commerce, o mercado de trabalho melhora principalmente pelo surgimento de novas marcas e pessoas empreendendo.

Visto que várias delas, utilizam o mercado de nicho para criar relevância no assunto. Com isso, os clientes começaram a ficar mais felizes. 

Afinal, onde grandes empresas não se interessaram em explorar foi exatamente o local onde as micro e pequenas empresas utilizaram para crescer e se consolidar no mercado.

Consequentemente, seja uma empresa que vende serviços mecânicos ou anel de drusa de cristal, o mercado se tornou mais competitivo e fazer apenas o básico não atrai mais clientes, fazendo com que todos tenham que se esforçar para entregar qualidade.

Empresas que utilizam a inteligência artificial de forma eficiente, com toda certeza, tem algumas vantagens, além do grande impacto positivo que causa em seu negócio.

O impacto da I.A em seu negócio

Antes de mais nada é importante que você entenda o que de fato é inteligência artificial (I.A), seja para utilizar em seu negócio de caixa display papelao ou em serviços logísticos.

Ela nada mais é do que a simulação da inteligência humana em máquina, programada para desempenhar funções que um humano faria.

Entretanto, de forma muito mais rápida, eficaz e produtiva, muitas vezes ultrapassando a condição humana.

Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos lugares como:

  • Atendimentos com robôs em chats;

  • Sistemas de recomendação de produtos;

  • Buscas mais dinâmicas na internet;

  • Precificação mais dinâmica.

Com isso, pode-se ver que, muitos dos elementos acima descritos poderiam ser feitos por humanos, mas a quantidade de tarefas, velocidade e produtividade é muito alto, podendo ser realizado apenas por máquina.

Não que isso seja um problema, principalmente quando analisamos o seu e-commerce de uniforme para cozinheira de restaurante.

Afinal, tais auxílios da tecnologia impactam positivamente em seu negócio.

Um bom exemplo disso é um atendimento mais rápido e eficiente para os seus leads e clientes, em especial se a sua empresa é grande e atende muitas pessoas diariamente. 

Seria necessário muitos funcionários para conseguir atender todos os usuários.

Não apenas isso, mas muitos ficariam esperando por um bom tempo em uma fila de espera, criando uma frustração enorme ao cliente, fazendo com que sua empresa o perca sem ao menos saber o motivo. Seria um verdadeiro desastre.

Podemos mencionar também que o marketing e a divulgação, seja por meio de banner com foto ou outras quaisquer, também são afetadas pela imensa quantidade de pessoas que recebem anúncios e avisos para se lembrar de sua empresa.

Também ajuda a buscar informações de forma mais eficiente e fácil, ajudando tanto para entender como o mercado está funcionando ultimamente quanto para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

Como visto, o impacto é bastante importante e benéfico e visa sempre alcançar os seguintes pilares: otimização de tempo, economia de capital e efetividade de processos.

As vantagens de se utilizar I.A

Assim como qualquer decisão empresarial, seja uma marca focada em camisa com logo bordado ou uma grande prestadora de serviços, para que o investimento em uma inteligência artificial seja válida, benefícios devem ser adquiridos.

Ele pode envolver economia de energia, tempo e capital ou até mesmo aumentar a produtividade e efetividade do processo.

Entretanto, sempre deve trazer um retorno para a empresa, seja de pequeno, médio ou curto prazo.

Portanto, confira algumas vantagens que você e seu negócio podem adquirir ao investir em uma I.A.

01 - Controle de dados muito maior

Sejam informações utilizadas para criar o mais novo flyer de divulgação da empresa ou até mesmo para decidir qual o próximo passo seu negócio dará em busca de novos clientes, para que a empresa continue prosperando, as informações devem ser precisas.

Perder dados ou não ter precisão na hora de utilizá-los pode definir o planejamento errado, e consequentemente, o fracasso de um investimento. 

Por essas e muitas outras razões que diversas empresas têm investido cada vez mais em IA para resolver seus problemas.

Você como sócio, dono ou gestor de um negócio ficaria mais seguro ao saber que existe um software de inteligência monitorando o fluxo de caixa da sua empresa ou três funcionários utilizando uma planilha de Excel?

Muito provavelmente, a primeira alternativa é a que você irá preferir. 

Depois de configuradas de maneira correta, as máquinas funcionam da maneira que você quer e não cometem as mesmas falhas humanas e nem são afetadas de forma direta por motivos exteriores.

02 - Maior disponibilidade 

Diferente de uma pessoa que recebe um salário para trabalhar durante um período do dia durante uma quantidade X de dias da semana, as inteligências artificiais funcionam 24 horas e durante a semana inteira sem parar, afinal, são máquinas.

Pessoas precisam descansar, suprir suas necessidades, e mesmo que trabalhem por mais tempo do que foram contratadas, sua empresa terá de arcar com gastos como hora extra e o rendimento do seu colaborador será muito mais baixo se comparado ao começo do dia.

Sem mencionar que a I.A. pode ser acessada do seu notebook, celular ou computador de casa sempre que possível, sempre estando disponível para realizar as demandas que você comandar a ela, diferente de um funcionário.

03 - Oferece uma melhor experiência ao usuário

Como mencionado anteriormente, a inteligência artificial permite que o usuário se beneficie de sua agilidade e organização de informações rápidas, podendo realizar um atendimento de maneira simples e eficiente.

Não somente para atendimento ela serve, mas também para indicar ao perfil do cliente o que ele quer ver e retirar do seu raio de visão indicações o que ele não quer ver, ajudando inclusive a sua empresa a converter novos clientes baseado em suas buscas.

Para facilitar o entendimento, pense em como o Youtube funciona: ao pesquisar e ver vídeos sobre um determinado assunto.

A plataforma irá começar a indicar vídeos parecidos ou que ela entende que você gosta, para mapear e criar um perfil que tenha a ver com as suas individualidades.

Com o e-commerce não é diferente e ele funciona tanto no quesito de busca quanto no de propaganda, muitas vezes fazendo com que um leads compre mais do que ele tenha planejado.

Considerações finais

Portanto, no texto de hoje, entendemos o que é uma inteligência artificial, como o e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil e adotado essas estratégias que envolvem tecnologia. 

Além de compreender melhor o seu impacto no mercado e vantagens de utilização.

Lembrando que tudo que foi disponibilizado ao longo deste texto dependerá muito da estratégia que a sua empresa irá utilizar, como ela envolverá os clientes, quanto está disposta a investir e em quanto tempo pretende ter o retorno do investimento.

Em outras palavras, é importante estudar bastante e planejar com os resultados obtidos, adaptando tudo que aprendeu hoje e o que aprenderá com mais pesquisa a realidade da sua empresa. 

Afinal, ninguém conhece o empreendimento melhor que seu criador.

Sendo assim, o que resta é sentar e verificar qual a melhor alternativa para que comece com mais chances de acertar a implantação de alguns aplicativos e formas de inteligência artificial em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: