Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Instagram, Stories, Influenciadores e vídeos: 4 tendências das Redes Sociais

26/03/2019 às 09:21 Redes Sociais

Instagram, Stories, Influenciadores e vídeos: 4 tendências das Redes Sociais

Assim como o Marketing Digital, as redes sociais evoluíram bastante em 2018. E nesse texto, vamos falar sobre as principais tendências das redes sociais em 2019.

Com a chegada de novos recursos e o crescimento de muitas plataformas é preciso se atentar as maneiras de como potencializar a sua marca através das redes sociais.

As redes sociais são bastante importantes dentro de qualquer estratégia de marketing digital.

E acompanhar as tendências é de suma importância para apostar nos pontos certos e conseguir atrair mais visibilidade para sua marca.

Confira quais são as principais tendências das redes sociais para 2019:

Instagram deve se tornar a principal rede social do mundo

2018 foi o ano do Instagram! Apesar de já existir a quase 10 anos, a plataforma só turbinou o seu crescimento após ser comprado por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, rede que ainda detém a marca de ser a maior rede social do mundo.

Com o lançamento de recursos como os stories e a IGTV, entre muitos outros, o Instagram foi a rede social que mais se destacou e em 2019 tem fortes chances de tomar o lugar do Facebook e assumir a dianteira como a maior e a principal rede social do mundo.

Em meados do ano passado, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

Para se ter uma ideia do tamanho da aposta do mercado, os anúncios no Instagram cresceram quase cinco vezes mais no segundo trimestre de 2018 em comparação com o Facebook.

E ao contrário do Facebook, onde ao que parece os recursos já se esgotaram, o Instagram está num intenso lançamento de novidades nos últimos tempos.

Por ser uma rede social que aposta em fotos e se tornou o principal meio de comunicação dos influenciadores digitais, o Instagram é uma plataforma que tende a ser mais dinâmica e interativa. Isso é algo a seu favor para virar a maior rede social do mundo em 2019.

Em relação a negócios no Instagram, é preciso criar seu perfil e buscar formas de gerar mais engajamento.

Ter uma presença online no Instagram é essencial para quem quer ter uma marca com credibilidade, reconhecida no mercado.

Stories bombando!

O fato que descrevemos acima, tem muita a ver com este segundo tópico. O principal recurso que fez o Instagram bombar em 2018 foi o Instagram Stories.

Apesar de ter surgido no Snapchat, foi no Instgram que o uso dessa funcionalidade cresceu assustadoramente.

O sucesso foi tanto que outras redes como o Facebook lançaram o recurso e até o LinkedIN já anunciou que está testando o recurso.

Com o crescimento dos stories, que em 2019 devem ser mais assistidos que o próprio feed dos usuários, os diretores da rede social vêm lançando novas micro funções dentro da plataforma.

Baixe já o Ebook Como anunciar no AdWords.

E por que o Instagram Stories faz tanto sucesso? Pela adição de recursos. Diferente do que acontecia no Snapchat, onde os stories são simples vídeos curtos, no Instagram já é possível criar conteúdo multimídia, unindo texto, imagens, áudio, etc.

O ideal é que sua empresa invista nos stories para criar um relacionamento mais ativo com clientes e potenciais clientes.

Confira também: O que é remarketing?  

Conteúdo em vídeo

Como já cansamos de dizer aqui no blog, os vídeos vão tomar o mercado da internet. O conteúdo em vídeo é a nova “galinha dos ovos de ouro” do marketing digital.

Tanto é que o próprio Instagram lançou a IGTV, para acirrar a competição com o Youtube, principal plataforma de vídeos atual.

Pesquisas indicam que 80% do conteúdo gerado na internet em 2020 será feito em vídeo.

Outros dados apontam que vídeos são mais efetivos para engajamento com os consumidores e chamam muito mais atenção do que um conteúdo em texto ou mesmo áudio.

A dica aqui é fazer um conteúdo em vídeo de qualidade para sua empresa. O vídeo se tornou um formato mais barato de ser produzido e com a chegada da IGTV, hoje é possível fazer vídeo usando somente um celular com qualidade.

Por isso, invista não só em equipamento para a gravação de vídeo, mas principalmente na construção de um roteiro dinâmico.

Busque criar um canal no Youtube para divulgar vídeos sobre a sua empresa, é possível variar os formatos criando desde tutoriais a vídeos de dicas, etc.

E em ligação com isso, crie um canal de IGTV para a conta da sua empresa no Instagram para usar junto com os stories para a gravação de vídeos rápidos, informativos e dinâmicos.

Estabilidade dos influenciadores digitais no mercado

Os influenciadores digitais se tornaram personalidades na internet mundial e isso não deve mudar em 2019.

Pelo contrário, as empresas agora estão focando não só em influenciadores com milhares de seguidores, mas nos chamados micro influenciadores, pessoas que tenham até 100 mil seguidores nas redes sociais, que tem um grande potencial de gerar resultado.

Esses novos profissionais do mercado digitais se tornaram mais confiáveis do que muitos veículos de comunicação e tem cada vez mais poder de tutelar sobre as boas e más marcas no mercado.

A confiança que os usuários possuem nesses influenciadores é tão forte que muitos deles só compram um produto ou contratam um serviço quando essas subcelebridades da internet dão seu aval.

Como os influenciadores são mais próximos dos usuários que acompanham sua vida pelas redes sociais, as pessoas tendem a confiar mais neles do que em matérias de jornais, por exemplo.

A dica aqui é buscar influenciadores relacionados ao seu negócio e fechar parceiras proveitosas para o fortalecimento da imagem da sua empresa no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: