Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ideias que vão te ajudar a gerar bons títulos e ter mais engajamento com os conteúdos!

30/10/2021 às 13:04 Ajuda

Ideias que vão te ajudar a gerar bons títulos e ter mais engajamento com os conteúdos!

Bons títulos são a primeira frase a ser lida pelo visitante de um artigo, esteja exibida em site, rede social ou jornal, e ela precisa causar impacto. 

Ele funciona como uma vitrine que desperta ou desmancha o interesse do cliente.

A arte de construir títulos é a habilidade de resumir ideias da maneira mais clara e harmônica possível, estabelecendo tom e ritmo já no início do texto. Desenvolver esta skill é aprimorar a própria capacidade de comunicação. 

A qualidade na comunicação passa pela clareza da mensagem, eliminando quaisquer ruídos que desviem a atenção do receptor, e a adaptabilidade diante de diversos grupos, otimizando o formato da mensagem em busca do máximo aproveitamento. 

Alguns dos ruídos mais comuns e nocivos para a compreensão de um texto, em outras palavras, os principais problemas encontrados em títulos e artigos inteiros, são: 

  • Informação excessiva: a mensagem contém partes desnecessárias;

  • Filtragem: modificação do sentido por meio da omissão de partes;

  • Código incompatível: linguagem usada não se adequa ao receptor;

  • Ambiguidade: a mensagem tem significado confuso e contraditório; 

  • Semântica: má conexão entre termos. 

Estas barreiras podem estar presentes em todo o decorrer do texto, mas os títulos que apresentam problemas de engajamento contém algum dos problemas citados. 

Este artigo ajudará o leitor a identificá-los e corrigi-los em projetos de comunicação visual

Em uma série de dicas, será possível compreender como acontece a criação profissional de um título, uma habilidade que servirá durante a escrita de artigos e chamadas publicitárias, redes sociais e outros formatos de produção de conteúdo. 

Contudo, para saber o que fazer para conquistar o leitor, é importante entender o que não fazer no momento de criar títulos e como maximizar seu potencial de engajamento. 

O que não fazer

Ao criar um título, é importante averiguar se há alguma das barreiras de comunicação anteriormente descritas. 

Um artigo sobre escritórios virtuais, apresentando um software que facilita a instalação, por exemplo, possui uma miríade de opções de cabeçalhos. 

O primeiro erro, o que diz respeito à informação excessiva, acontece quando o emissor da mensagem inclui dados de pouco impacto para a compreensão do texto. 

Em uma análise minuciosa, estes elementos seriam descartados, um tipo de título prolixo é: “Tipos de transportes a ser usados no deslocamento de casa para o trabalho”. 

É possível notar que o excesso de informações também compromete o ritmo, removendo dinamismo da leitura, considerando dividir o exemplo em três partes. 

Em “tipos de transporte”, a frase carece de um maior esclarecimento, posto que existem diferentes categorias de transporte, com finalidades muito distintas. O texto vai discorrer sobre todas elas? As demais partes indicam que não. 

Na segunda parte, "a ser usados no deslocamento”, a frase apresenta um problema de semântica, uma vez que os conectivos usados quebram o ritmo da mensagem e contribuem com a prolixidade do título. Deslocar-se já está embutido no conceito de transporte. 

A terceira parte dá o tom da primeira, com o termo “de casa para o trabalho”. O leitor supõe, a partir disto, que a categoria de transporte abordada no artigo é urbana, voltada para pessoas, disponível para qualquer usuário, usada em distâncias curtas a moderadas. 

A oferta de serviços de comunicação visual deve prever a análise de títulos e chamadas, uma vez que tais atividades são solicitadas por uma empresa que deseja adotar uma linguagem profissional. Grande parte do trabalho será localizar ruídos de comunicação. 

A maneira como o título do exemplo será transformado, pode solucionar uma barreira de comunicação e criar outra, tornando a revisão pouco efetiva. 

Se cortar as duas últimas partes do título segmentado, a nova chamada será “tipos de transporte”. “Tipos de transporte” não é um título prolixo, com informações excessivas, mas apresenta problemas de filtragem e ambiguidade. 

A eliminação de partes necessárias modifica o sentido da frase e a ausência de uma definição torna a mensagem vaga demais. 

 

Uma assessoria empresarial deve trabalhar para eliminar todas as barreiras de comunicação de um título, construindo uma versão otimizada e excelente para atrair o leitor. 

Desta forma, além de identificar erros, é necessário compreender como corrigi-los. 

Criando títulos de impacto

Para criar títulos de impacto, algumas dicas valiosas foram desenvolvidas pelos departamentos e consultorias de marketing para grandes empresas, voltadas para o crescimento da produção de conteúdo para o consumidor. 

A concepção de publicidade foi profundamente modificada pelo advento da tecnologia de conexão à internet, favorecendo a aplicação de análises de multidões para mapear o comportamento de clientes potenciais, interceptando-os no meio do caminho. 

Este processo de atração de um público-alvo é a busca pelo engajamento, isto é, interações com uma publicação online, como artigos, imagens ou postagens de todo tipo nas redes sociais. As interações são visualizações, comentários e compartilhamentos, em geral. 

Integrando o acompanhamento em tempo real com um sistema de gestão para pequenas empresas, o produtor de conteúdo pode avaliar o desempenho da aplicação de técnicas para criação de títulos engajadores, como: 

Uso de CTAs (Calls to Action)

As CTAs representam uma popular estratégia de marketing que usa verbos no imperativo para estimular o usuário a realizar uma ação. 

Muito utilizadas em landing pages, isto é, páginas de recepção e redirecionamento, aumentam o engajamento. 

Além do efeito psicológico que termos como “faça”, “conheça”, “confira”, exercem na percepção do indivíduo, os verbos neste modo favorecem o encadeamento de ideias no título, promovendo um melhor ritmo e semântica da frase. 

Utilizando CTAs para o exemplo de título prolixo, uma maneira de otimizar a chamada “Tipos de transportes a ser usados no deslocamento de casa para o trabalho”, é “Conheça essas opções de transporte para o trabalho”, sob um formato de lista. 

Uso de palavras-chave em alta

Os mecanismos de indexação de conteúdos para resultados de pesquisa, aprimorados em frequentes atualizações para executar associações mais precisas, trabalham sob o regime de palavras-chave, rastreadas no conteúdo de sites por esta automação empresarial.

Aparecer no topo dos resultados de pesquisa por uma palavra específica é o objetivo de muitos criadores de conteúdo, profissionais e amadores. 

Conquistar a posição significa alavancar as visitas de um site, forjando mais engajamento e receita. 

Por isso, analisar quais são as palavras-chave mais relevantes do momento, de acordo com seu público-alvo e a área do conhecimento em questão, pode tornar um título mais interessante, não apenas para o leitor, como para os algoritmos de indexação. 

Aplicação de gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são eventos que causam reações psicológicas favoráveis a uma operação de compra. 

Sua atuação se sustenta na percepção do consumidor de que haverá uma perda para ele, no presente ou futuro. 

Aplicar gatilhos mentais é uma prática de marketing adotada desde a criação de propagandas para a TV. 

Presentes em vitrines de lojas, anúncios de endereço comercial virtual, os gatilhos mentais se multiplicam de acordo com a sensação provocada:

  • Gatilhos de urgência: produto estará fora de estoque em breve; 

  • Gatilhos de autoridade: especialistas recomendam o produto; 

  • Gatilho de aprovação social: clientes provam a qualidade do produto; 

  • Gatilho de reciprocidade: vantagem anterior a compra (brindes, cursos). 

A técnica de gatilhos mentais se assemelha aos click baits, a criação de títulos apelativos para atração do leitor. 

Apesar da prática ser associada com textos de baixa qualidade, se utilizada de maneira correta, gera grandes resultados e mantém o leitor satisfeito. 

Inserção do conceito SHINE

Acrônimo que, em inglês, pode ser traduzida pelo verbo “brilhar”, o conceito SHINE é de grande utilidade para o sucesso de um título ou chamada para texto. 

Inserir os pontos desta teoria auxilia o autor para um bom cabeçalho de artigos sobre gestão patrimonial.  

O primeiro termo do acrônimo indica especificidade, em sua forma traduzida. A primeira regra de um título de qualidade é a capacidade de ser específico sobre o tema do texto. 

A segunda letra do acrônimo, por sua vez, indica utilidade, enquanto a terceira, imediatismo. 

O título deve apontar para um conhecimento útil para seu público e urgente, de modo que ele não pode ser ignorado. 

A quarta e quinta regra do conceito SHINE diz respeito à novidade e ao entretenimento. 

Trata-se do imperativo da produção de conteúdo para a internet; aliar a transmissão de informações ao entretenimento.

Conclusão

Portanto, a criação de títulos é uma prática tão importante quanto o desenvolvimento do texto em si, o cartão de visita que atrai o interesse da audiência para determinado conteúdo. 

Um título inadequado tem potencial de arruinar uma estratégia de marketing bem estruturada. 

Para corrigir problemas e adotar novas práticas na geração de melhores chamadas, conhecer os principais erros, a dinâmica de interação por trás da leitura de um título e o posicionamento deste nos cenários digitais é essencial.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: