Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Guia de SEO para negócios locais

15/02/2019 às 10:21 SEO

Guia de SEO para negócios locais

Os consumidores estão usando mais a internet para tudo, inclusive para compras online e indicações de lojas.

Hoje em dia, quando alguém precisa encontrar uma oficina mecânica na sua área, por exemplo, a pessoa faz uma pesquisa no Google, que mostra as oficinais mais próximas a sua localização.

Sabe aquela frase: Quem não é visto, não é lembrado. Então, ter uma estratégia de SEO em seu negócio local é importantíssimo para coloca-lo no mapa e aumentar suas vendas.

Como os consumidores estão bem mais exigentes na era digital, além de buscar a localização de negócios locais, os usuários também buscam mais informações sobre a loja.

Antes de visitarem o estabelecimento é comum que os consumidores busquem resenhas e avaliações do local. Isso gera confiança nas pessoas e pode garantir mais vistas ao seu negócio.

O que é e por que fazer SEO Local?

Com o consumidor utilizando a internet para procurar negócios, comprar produtos e consumir serviços, uma estratégia de SEO Local se faz necessária para dar mais visibilidade ao seu negócio na internet.

Existem inúmeros negócios, tanto do comércio como da prestação de serviços, que podem aumentar bastante suas vendas com o SEO Local.

Isso acontece por que o público-alvo destes negócios é mais genérico e pode estar na própria área.

Quem abre uma padaria na esquina da sua rua, por exemplo, não pensa no público que compra pão em outros bairros, ele não define um perfil único de público, tendo como objetivo principal atingir as pessoas que moram ou trabalham próximo a padaria.

Conseguiu entender? O público dele é regional e genérico.

Como vimos, os negócios locais têm pontos de venda fixos em bairros e por isso não são todos que possuem uma presença online.

Porém, nos últimos tempos se faz cada vez mais necessário a criação de uma estratégia SEO para negócios locais, com o intuito de botá-los no mapa virtual, que podem atrair clientes anteriormente inalcançáveis.

Além de criar uma presença online e trazer mais canais de comunicação para abranger mais público, uma estratégia de SEO para seu negócio local pode ser o caminho para diminuir os custos com investimentos em marketing offline.

As ferramentas de SEO Local podem ajudar bastante no atendimento prévio ao cliente, o que podem garantir mais visitas a sua loja.

Fazer SEO Local é essencial para inserir sua loja em pesquisas como “oficina mecânica próximas de mim” ou “padarias perto de mim”.

E para colocar sua estratégia em prática, você pode usar ferramentas como o Google Meu Negócio, a principal utilizada para SEO Local, mas também desenvolver uma estratégia de marketing digital e de redes sociais.

Confira também: Hospedagem barata para o seu site – compensa?

Google Meu negócio – Como utilizar essa ferramenta para SEO Local?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para colocar o seu negócio local nos resultados de busca.

Por isso, para utilizá-la basta ter uma conta do Gmail. O serviço permite criar um perfil da sua empresa, adicionando informações de contato como endereço, telefone e site, e também informações como horário de funcionamento, etc.

Quantas mais informações você colocar da sua empresa, melhor. É possível também colocar imagens para otimizar o perfil do seu negócio na ferramenta.

A partir daí, sua empresa aparecerá em pesquisas como as que citamos acima, quando usuários estiverem num raio próximo ao seu negócio.

Além desse cadastro, você deve manter o perfil atualizado, buscando aumentar o nível de engajamento dele.

Isso por que usuários geralmente fazem perguntas na plataforma, que assim como nas redes sociais não podem ficar sem resposta.

Além disso, os usuários podem dar nota e fazer uma resenha sobre sua empresa, então quanto melhor a experiência do usuário melhor.

Como as notas e resenhas dos consumidores pode valorizar sua estratégia de SEO Local?

Já falamos acima, que os consumidores na era digital estão bem mais exigentes e para comprar da sua empresa ou simplesmente visitar a sua loja, depois de achar seu negócio no Google ou nas redes sociais, ele buscará depoimentos confiáveis sobre a sua empresa.

E por que? Com a possibilidade de fazer resenhas e dar notas na página do Google Meu Negócio, em páginas do Facebook e também de tecer comentários positivos ou negativos no Twitter, Instagram, LinkedIN, entre outros.

E as boas avaliações são fruto de um atendimento personalizado e da geração de uma experiência agradável para o cliente.

Além de conteúdo sobre o tema do seu negócio, que pode mostrar que você domina todas as funções necessárias para desenvolver o seu trabalho, as notas, resenhas e comentários são provas sociais do valor do seu negócio.

Isto é essencial para gerar uma boa reputação online e inspirar confianças em mais usuários que chegam na sua empresa, independente da origem.

Um negócio confiável atrai tanto clientes por meio de indicações, como por meio da relevância nos motores de busca e nas redes sociais, tudo isto é muito importante.

Lidando com Avaliações e Comentários

E vendo por outro lado, é preciso saber como lidar com notas, resenhas e comentários para reverter situações negativas. Hoje em dia, os usuários querem expor as empresas que não lhes prestaram um bom serviço.

Então, eles utilizam esses meios por que tem uma grande visibilidade.

Se o cliente quer reclamar de um produto seu, ele não vai na sua caixa de mensagens do Facebook ou liga para o número do seu perfil no Google Meu Negócio, ele faz uma resenha negativa no seu perfil, ele comenta em uma postagem com boa visualização nas suas redes sociais, ele busca por espaços que mais possam ampliar o seu poder de voz.

Por isso, é preciso saber lidar e reagir rapidamente. Qualquer comentário negativo, por menor que seja, precisa ser respondido e prontamente resolvido.

Assim, outros usuários que cheguem as páginas da sua empresa perceberão que sua empresa busca o melhor relacionamento e está sempre pronta a ouvir e satisfazer o cliente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: