Google AdWords: Como saber se seu investimento está dando resultado?

27/02/2018 às 15:30 AdWords

Google AdWords: Como saber se seu investimento está dando resultado?

Muitos empreendedores passaram a investir no Google Adwords a pouco tempo e por isso ainda não conseguir ter uma noção precisa do que é necessário para que seus investimentos tenham um retorno positivo para a empresa. Eles não conseguem avaliar por que não definem metas e nem estipulam quais métricas eles devem acompanhar para mensurar o resultado das campanhas. Com isso, ignoram as taxas de conversão e por isso não medem os resultados do alcance de cada anúncio. Fazendo uma boa leitura é possível identificar pontos fracos e fortes do seu anúncio para poder reforçar o que for positivo e corrigir os erros.

A mensuração dos resultados ajuda a avaliar o quanto os investimentos deram retorno e isso é indispensável para o sucesso de um negócio, afinal é preciso utilizar os parâmetros corretos para conseguir posicionar melhor seus produtos e serviços no mercado. Confira as duas principais métricas para saber se sua campanha está tendo um bom resultado:

Ticket Médio

Muitos empreendedores já ouviram falar do ticket médio do produto, mas poucos sabem o que significa. Bom, é simples, o ticket médio de cada compra é o valor que o cliente, em média, gasta em cada compra feita através de um anúncio no Google Adwords.

Para calcular o ticket médio é preciso dividir o valor total das vendas pelo número de clientes que compraram produtos ou serviços anunciados em suas campanhas na plataforma. Por exemplo, se a sua campanha gerar um montante de R$ 1.000 e 40 clientes compraram seus produtos ou serviços, seu ticket médio é de R$ 25.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC é uma métrica muito utilizada no marketing digital que avalia o quanto sua empresa gasta com ações promocionais para que consiga fechar uma compra. Nesse cálculo entram todos os custos necessários para a montagem de uma campanha, desde a criação dos materiais até o valor dos anúncios, neste caso de uma campanha de Google Adwords. Para chegar a esse valor é necessário dividir o valor dos investimentos pelo número de clientes conquistados com a campanha. Por isso, é preciso mensurar um ticket médio para definir um valor limite para o CAC, assim você saberá se os resultados da sua campanha são positivos ou negativos. A partir dessas duas métricas é possível medir facilmente se a sua campanha no Google Adwords está dando o resultado esperado.

Confira também O que é remarketing?

Como otimizar seus resultados no Google Adwords?

Para conseguir ter um ticket médio e um CAC relevante é preciso otimizar tudo o que pode levar seu anúncio a se destacar. Por exemplo, otimizar uma landing page pode aumentar e até dobrar ou triplicar a sua taxa de conversão. Para melhorar os resultados é preciso fazer com que os usuários que entrem na página sintam vontade de realizar a ação pedida, por isso seja bastante claro e objetivo e incisivo no que você quer que o usuário faça para conquistá-lo. Outra dica é realizar ajustes em sua oferta, afinal quanto mais atrativo for seu produto, mais leads você irá converter. Veja se seus produtos e serviços está sendo comercializados a um preço justo e se os resultados de busca vão de encontro as palavras-chave contidas no anúncio.

Se você estiver criando campanhas para divulgar materiais gratuitos como e-books, por exemplo, confira se o conteúdo é realmente relevante e se o material passa uma boa imagem de sua empresa para o mercado. Isso pode ser um grande diferencial na hora de aumentar seu ticket médio e diminuir o CAC de sua campanha. Lembre-se que o aumento da taxa de conversão de leads é essencial para aumentar seu potencial de mercado e fazer suas campanhas serem um sucesso. É preciso considerar cada lead como uma oportunidade real de negócio, por isso tenha uma boa estratégia de funil de vendas em ação e

Quem não confia em métricas também pode avaliar um anúncio antes de publicá-lo e notar se está seguindo dicas e práticas recomendadas por profissionais que utilizam a plataforma diariamente. Se seus anúncios estiverem de acordo com o que é indicado, a chance de sucesso é bem maior.

Boas práticas para o Google Adwords

Existem dois tipos de anúncio, para rede de display ou rede de pesquisa, e por serem objetivos diferentes, é preciso prestar bastante atenção para seguir algumas regrinhas básicas, confira:

Anúncios para rede de display: Nesse tipo de anúncio não é possível inserir fundos ou efeitos de movimento. Também não é indicado as campanhas também não devem ter layout invertido e nem conter capturas de telas de texto. Assim como para ranqueamento de conteúdo por tráfego orgânico, os anúncios devem ser autorais, sem qualquer tipo de conteúdo copiado de outros sites da internet. A imagem do anúncio deve tratar do tema da campanha, é preciso ser claro e objetivo no texto e usar toda o espaço destinado ao anúncio.

Anúncio para rede de pesquisa: É preciso se certificar que a palavra-chave está presente tanto no título como no corpo do anúncio, que a URL de destino está correta. Em anúncios de produtos ou serviços, verifique se a URL de destino redireciona para o site exato do produto promovido no anúncio. A escolha do título da campanha também deve ser feita com base nos seus interesses, de acordo com as pesquisas feitos pelos internautas.

Se você segue essas práticas, já é meio caminho andado para os sucessos de suas campanhas no Google Adwords. É preciso avaliar tanto as regras básicas citadas acima como as métricas para saber se, de fato, o anúncio atingiu o resultado esperado, está acima das expectativas ou não funcionou como você imaginava.

É importante frisar que os resultados obtidos em suas campanhas no Google Adwords devem estar alinhados com a estratégia de marketing digital da sua empresa, por isso fique atento aos números apresentados, mensure as métricas mais importantes e seja adepto das recomendações citadas acima para conseguir ter sucesso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça os nossos planos para o Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: