Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gerente de marketing: como deixar de apagar incêndios

10/05/2019 às 11:09 Marketing

Gerente de marketing: como deixar de apagar incêndios

Um gerente de marketing digital é responsável pela elaboração de pesquisas de mercado e de estratégias para que as vendas dos produtos e serviços de determinada empresa sejam aumentadas.

Com as pesquisas, o profissional detecta as necessidades e desejos dos potenciais clientes e pensa em projetos e campanhas que os alcancem.

Isso acontece com o estudo do comportamento desses consumidores, melhorando a imagem da marca, estabelecendo seu público-alvo, entre outras tarefas.

Entre as funções de um gerente de marketing, destacam-se:

  1. Estudo do comportamento do cliente;
  2. Associação entre o comportamento do cliente às mudanças da marca a fim de satisfazê-los;
  3. Produção de relatório definindo o público-alvo;
  4. Elaboração de estratégias de venda;
  5. Prestação de assessoria às pequenas e médias empresas;
  6. Elaboração de estratégias para maximização dos lucros e melhoria da imagem da empresa;
  7. Coordenação de campanhas de marketing.

A expressão “apagar incêndio” define uma instância crítica em determinada empresa quando algo muito importante ou já aconteceu ou é iminente, necessitando de algo crucial para que seja anulado ou evitado.

O gerente de marketing que apaga incêndios é valorizado em sua eficácia e sabedoria, respeitando algumas características:

  1. Capacidade de avalização;
  2. Elaboração do diagnóstico da situação;
  3. Tomada de decisão.

Os incêndios a serem apagados fazem parte da rotina de um gerente de marketing, infelizmente, pois, quando o tempo da equipe é gasto em retrabalho, projetos incompletos, resolução de imprevistos e atenção às reclamações dos clientes, a empresa tem sua lucratividade prejudicada, já que esses fatores estão relacionados.

Quando isso acontece com muita frequência, a capacidade de organização de uma equipe está claramente desorganizada e com pouca produtividade, o que obriga o gerente de marketing a consequentemente interferir em algum incêndio, uma vez que seus processos estão lentos e truncados.

Com as tarefas organizadas, o tempo se torna precioso e a equipe pode se dedicas realmente às atividades prioritárias de maneira adequada

O Serviço de Loja Virtual custa a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto-limite). Confira já!

Mas, algumas ações podem ser evitadas para que a necessidade dessa intervenção se torne cada vez mais rara, a saber:

1 – Antecipe-se ao incêndio:

Não é preciso que o problema venha à tona para que ele seja pensado.

A raiz dos problemas deve ser identificada, evitando que ela cresça e dê frutos.

2 – Planeje as prioridades:

A execução das tarefas deve ser elaborada como tendo sempre um tempo hábil, isso quer dizer que se houver algum imprevisto, ele pode ser sanado.

Novas tarefas devem ser incluídas conforme a dinâmica de um cronograma inicial, um que primeiro dê conta das atividades já existentes e depois se dedique às outras.

O estabelecimento de prioridades é algo peculiar, pode considerar o tempo, a relevância ou a extensão do projeto, por exemplo.

3 - Distribua as tarefas:

Distribuir adequadamente as tarefas entre os membros da equipe é uma prática que o gerente de marketing pode adquirir, evitando-se os incêndios futuros, isso quer dizer que o conhecimento do perfil da equipe e em que cada um deles se destaca é parte desse processo, em seguida, esse potencial pode ser dispensado às tarefas adequadas a cada um deles, focando positivamente nelas.

Os serviços se tornam mais ágeis e qualificados.

 

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: