Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Formulário de contato: Como fazer em 4 passos simples!

26/11/2021 às 15:43 Ajuda

Formulário de contato: Como fazer em 4 passos simples!

Qualquer empresa tem uma série de esforços para fazer durante sua jornada rumo ao crescimento, seja para se fortalecer ou para aumentar as vendas. Um dos principais esforços deve ser o de criar um formulário de contato de sucesso.

É verdade que, hoje em dia, as inovações do mundo do marketing são tantas que fica difícil acompanhar uma a uma. Porém, todo empresário ou gestor da área precisa entender que algumas são realmente básicas e indispensáveis.

Por exemplo, um negócio de sistema de gestão para pequenas empresas não pode deixar de marcar presença nos meios digitais. Lembrando do velho princípio de que toda marca precisa estar onde seus clientes estão, lugar que hoje é a internet.

Assim, é preciso aparecer para as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa. Sem isso, dificilmente uma marca conseguirá se fortalecer no curto, médio e longo prazo, ou mesmo firmar-se de modo sustentável em termos de vendas.

Afinal, todo negócio precisa ter um retorno positivo em termos de aumento da carteira de clientes, sem que os consumidores anteriores parem de consumir e de indicar. Também por isso, foi-se o tempo em que simplesmente ter um website bastava.

Atualmente, é preciso ir muito além de simplesmente “marcar presença”. Basta abrir um buscador e pesquisar algo como assessoria empresarial para entender.

O que ocorre é que aparecem, em poucos segundos, centenas ou mesmo milhares de empresas prestando esse mesmo serviço. Ou seja, aquela que quiser se diferenciar vai precisar fazer um esforço bem maior do que as outras.

Aí é que entra o diferencial do formulário de contato, que consiste em racionalizar e operacionalizar ao máximo o serviço de e-mail da empresa. Com ele, é possível ter um controle muito maior dos leads e do funil de vendas como um todo.

Então, decidimos desenvolver este artigo, explicando melhor como fazer um formulário de sucesso em 4 passos bem simples. Além disso, explicamos alguns conceitos fundamentais sem os quais o assunto permaneceria obscuro.

De fato, muitas empresas e gestores chegam a investir nessa estratégia, porém, não conseguem obter o resultado esperado e acabam colocando a culpa no recurso. Por isso também damos exemplos concretos, para ajudar na compreensão.

Um ponto interessante é justamente o fato de que essa estratégia já está tão testada e disseminada que é possível aplicá-la a qualquer negócio, seja para quem presta serviços de certificação ou para quem faz vendas no comércio e no varejo.

Dito isto, se o seu interesse mais genuíno é realmente compreender como uma tática simples de formulário de contato pode mudar para sempre seu marketing digital, gerando mais leads e aumentando as vendas, basta seguir até o fim com a gente.

O que é e por que importa?

Como já referido, não é possível obter sucesso em nenhuma estratégia sem que primeiro ela esteja muito clara na cabeça dos sócios, do gestor, dos colaboradores ou de qualquer outra pessoa que for ser responsável por aquele processo.

Neste sentido, o formulário de contato nada mais é do que um canal ou veículo criado para uma marca estabelecer contato com determinado público-alvo. Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que isso não se resume a um “Fale Conosco” ou ao antigo SAC.

Pelo contrário, com o marketing digital essa funcionalidade se tornou muito mais complexa, uma vez que pode ser aplicada a várias etapas do funil de vendas. Por esse motivo é que precisamos compreendê-lo melhor também.

Basicamente, se a empresa trabalha com serviços de comunicação visual, ela precisa entender que existe uma jornada de compra que cada cliente seu percorre. Ou seja, ele não salta de alguém que desconhece a firma para o nível de cliente satisfeito.

É claro que os estágios que cada cliente pode percorrer chegam a mudar sensivelmente, e talvez sejam tão variados quanto a quantidade de clientes existentes. Contudo, há um padrão de conduta que pode ser racionalizado pela marca.

Essencialmente, as etapas que costumam ser percorridas são as seguintes:

  • A evidenciação de uma dor;

  • A descoberta das marcas ou empresas;

  • Consumo de conteúdo e aprendizado;

  • As considerações sobre a solução;

  • As negociações e as exigências típicas;

  • A decisão de compra e o fechamento.

Ou seja, quando uma empresa decide virar a chave e se tornar uma referência em seu segmento, ela vai precisar compreender a fundo essas etapas, bem como as motivações e expectativas dos seus clientes em potencial.

Daí a importância do formulário de contato, que surge como um recurso por meio do qual a marca consegue captar mais leads, dar um suporte ao cliente que acabou de chegar, fazer pesquisas e sondar as vontades do público, entre outros.

1. As definições essenciais

Um erro muito comum consiste em achar que o formulário precisa obter todas as informações necessárias logo de cara, exigindo do cliente em potencial que ele informe tudo aquilo que a empresa considera importante obter.

Naturalmente, se o seu formulário tiver mais de quatro ou cinco campos, os visitantes simplesmente vão ignorá-lo, em vez de preencher os campos e deixar os dados para contato.

Isso é ainda mais verdadeiro quando imaginamos o universo em que a internet se tornou nos últimos anos, cheio de concorrentes e de opções diversas para cada navegante.

Por isso, hoje em dia vale aquela regra de que “menos é mais”. Assim, seja para uma indústria química ou uma loja que vende brindes promocionais, pergunte apenas o nome da pessoa, o seu melhor e-mail de contato e a mensagem que deseja deixar.

Um segredo é frisar que seja o melhor e-mail, pois a pessoa pode informar um pelo qual quase nunca responde, o que obviamente não seria promissor. Lembre-se que a estratégia inteira depende de você obter um meio de contato com o visitante.

O campo de mensagem pode ser usado para pesquisas, então ali a pessoa responde o que está sendo perguntado na sua campanha, como a nota que ela dá para seu atendimento.

Porém, uma regra de ouro é sempre deixar esse campo disponível, mesmo que não haja uma pergunta ativa, mais ou menos como uma questão de respeito, para que a pessoa possa dizer algo, sem que seja obrigatório.

Por fim, também tem se tornado comum pedir o celular, mas deixar um campo exclusivo para isso pode ser algo invasivo. Então pode ser usado “melhor e-mail ou celular”, assim, a pessoa entende que ele será utilizado para envio de mensagens.

2. O gatilho da reciprocidade

Além de ser sucinto e ir direto ao ponto, compreendendo que há várias etapas no funil e não é possível querer tudo de uma vez só, um formulário de contato precisa entender que existe um gatilho mental chamado reciprocidade.

O que ele estimula é mais ou menos como um princípio universal do comércio, ou mesmo da psicologia humana como um todo.

Assim, uma empresa da área de totem de sinalização, não apenas solicita os dados de contato do visitante, como se ele estivesse sendo obrigado a participar daquilo, mas oferece algo em troca.

Um passo inicial é oferecer as newsletters da empresa, que são os boletins informativos que trazem novidades que já podem ser do interesse da pessoa, já que ela trabalha na área.

Mas um modo de ampliar ainda mais o desejo dela é oferecer algo como um e-book, com várias informações, ou ainda um desconto de 15% na primeira negociação.

3. Faça um mapa do site

Uma dica um pouco mais abrangente, mas que tem tudo a ver com o formulário de contato do seu website é a do mapa do site, onde aparecem todas as principais páginas que ele comporta, não apenas uma ou outra.

O grande diferencial aqui é que uma empresa de placas de sinalização torna a navegação muito mais intuitiva e ajuda o lead na hora de encontrar o formulário.

Além disso, sites com mapas são mais facilmente indexados em plataformas de busca como Google, Bing e Yahoo!, o que gera melhor ranqueamento nas buscas.

4. Pense na experiência

Por fim, hoje um conceito fundamental é o de UX (User Experience), que ajuda as marcas a pensarem com a cabeça do cliente.

Ou seja, a se colocarem no lugar dele para gerarem a melhor experiência possível enquanto travam contato com a solução oferecida. O mesmo vale para o site e o campo do formulário de contato. 

Se a empresa lida com serviços gráficos como banner azul, isso é ainda mais importante, pois ela tem de ser a primeira a mostrar que domina esses fatores.

Assim, o formulário precisa ter a mesma usabilidade se for aberto pelo desktop, pelo laptop e pelo celular ou tablet, o que garante sua responsividade. Inclusive, isso também é parâmetro para plataformas de busca, tal como a dica dada acima.

Conclusão

Tudo que ajude a empresa a se comunicar com seu público e a captar mais leads e oportunidades, merece sempre mais atenção.

Para criar um formulário de contato de sucesso, é preciso entender os conceitos e passos simples detalhados acima. Com eles qualquer um já pode começar a investir nessa estratégia, obtendo dela os melhores resultados possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: