Faça um calendário para e-commerce 2018 e planeje suas vendas

12/03/2018 às 09:20 Loja Virtual

Faça um calendário para e-commerce 2018 e planeje suas vendas

Mais um ano repleto de desafios começa para todos os proprietários de e-commerce. Chegou a hora de analisar o ano que passou, verificando o que poderia ter sido diferente ou o que deveria ter sido feito e não foi.  É a hora ideal para fazer um planejamento de tudo que está por vir. Além de pensar nos pontos fortes da sua loja e nos que precisam ser aprimorados, é o momento de estabelecer um calendário para e-commerce 2018. Mas como fazer um calendário para planejar suas vendas? Leia todo esse artigo e saiba mais sobre o assunto

Por que um calendário para e-commerce é importante?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: Organização. Algumas datas ao longo do ano são extremamente importantes para todo e-commerce. O calendário tem a função de organizar sua loja virtual e todas as estratégias de marketing que serão usadas com antecedência.

Vale ressaltar que a organização é essencial para tudo na vida e com uma loja online não seria diferente. Sem organização, o fracasso é só questão de tempo. Um calendário para e-commerce é de grande valia. Com ele, você pode se preparar com bastante antecedência para obter os melhores resultados de divulgação da data escolhida.

Além disso, um calendário para e-commerce e um bom planejamento com estimativa de vendas em cada período vão ajudá-lo a preparar o estoque para cada momento, para que nada passe despercebido.

Quem tem uma loja virtual deve estar preparado para possíveis imprevistos e um calendário bem planejado pode ajudar e muito a passar longe dos prejuízos. Leia nosso post sobre Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

Como criar um calendário para e-commerce?

Existem 5 dicas que você pode seguir para elaborar um calendário para e-commerce que trará muitos benefícios para a sua loja virtual.

Olhe para trás

Faça uma análise minuciosa do ano que passou. Pergunte para si mesmo: quais datas foram positivas para a sua loja? quais foram os períodos de baixa? O que passou despercebido? O que precisa melhorar para que não se repita esse ano novamente?  Existe alguma data comemorativa que possa ser aproveitada ou criada para alavancar mais as vendas em 2018?

Responda as perguntas com sinceridade e anote as respostas em um papel, pois elas te ajudarão o organizar o calendário para o ano seguinte. O aprendizado do ano que passou é fundamental para aprimorar as ações do ano que acabou de começar.

Liste as datas comemorativas mais importantes

Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. Esses são só alguns exemplos de datas comemorativas mais importantes para todo o comércio online e físico.

Se você pensar na sua loja em específico, quais datas que realmente fazem sentido para o tipo de produto que você vende? Depois, faça um investimento nos produtos que tem mais saída, reforçando o estoque para essas datas.

Liste todas as datas que tenham a ver com seu ramo de atuação e as inclua no calendário do seu e-commerce, pois nada deve passar despercebido. Aprimore mais seus conhecimentos em Quanto custa montar uma loja virtual?

Pesquise por datas que combinem com a sua loja

Vale ainda lembrar que existem outras datas que nem são conhecidas pelas pessoas, mas que podem fazer uma enorme diferença para seu e-commerce.

Alguns exemplos: Dia da Secretária, Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis, Dia o Orgulho Nerd, Dia do Amigo e o Dia o Livro. Está vendo como existem outras datas que podem fazer suas vendas aumentarem bastante?

Faça uma pesquisa mais aprofundada e escolha as datas que mais combinam com sua loja, incluindo no seu calendário e-commerce aquelas que mais fizerem sentido para você.

São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no final das contas. Nem sempre os concorrentes se atentam para outras datas que podem render bons negócios, pois a maioria se atém somente nas datas mais conhecidas.

Crie datas comemorativas

Você sabia que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho somente no Brasil? Essa data foi definida por uma mera tática comercial, pois o mês de junho era um período de baixa para o comércio brasileiro e uma empresa de publicidade precisava fazer uma campanha para um cliente para melhorar este cenário.

Ela teve a ideia de usar uma data próxima ao famoso dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia13 de junho. A ideia de comemorar o Dia dos Namorados no dia 12 de junho se espalhou pelo Brasil e se alastrou rapidamente. Muitas marcas a usam para alavancar suas vendas e muitos casais aproveitam para se presentearem.

Nada impede de sua loja fazer o mesmo. Certamente, não é necessário criar uma data que dê todo esse alarde pelo país, mas que mude a realidade da sua loja virtual. Que tal um Dia do Rímel para uma loja virtual de cosméticos? 

O mais importante é que cada data aconteça, preferencialmente, em um período de baixa nas vendas da sua loja. Dessa forma, você aproveita para aumentar as vendas desse período. O ideal é que se fosse todos os meses, mas isso é praticamente impossível de acontecer. Outra dica bacana é que, ao invés de ter um dia especial, você crie um período de ofertas maior, como uma semana.

Dessa forma, você poderia ter a semana do produto de maior destaque da sua loja. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

Inspire-se

Busque referências de calendários que podem te dar novas ideias para aprimorar o seu. Vale ressaltar que vendas online são extremamente sazonais como outras áreas. Alguns meses são bem mais lucrativos do que outros devido a diversos fatores.

Além de planejar um calendário para e-commerce, é importante fechar o ano no azul e fazer um planejamento anual com análise e avaliação de desempenho. Ainda tem dúvidas sobre como fazer um calendário para e-commerce 2018? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: