Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Estrutura de TI: Como identificar os pontos fracos e fortes

31/08/2018 às 17:07 Ajuda

Estrutura de TI: Como identificar os pontos fracos e fortes

A estrutura de TI se tornou essencial dentro de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande.

Mesmo nos pequenos negócios a demanda pela tecnologia e quem o faça de maneira eficiente tem se tornado cada vez mais comum e necessário, seja por questões de segurança ou praticidade.

A verdade é que de uns tempos pra cá o planejamento da estrutura de TI se tornou essencial para que os negócios fluíssem e caminhassem de acordo com os objetivos estabelecidos.

Por isso tem sido cada vez mais necessário ficar atento em todos os componentes dessa estrutura e ainda saber como identificar os pontos fracos e fortes da estrutura de TI da sua empresa.

Mas antes de falarmos sobre a estrutura de TI você sabe qual a função do profissional dessa área dentro da sua empresa?

Qual a função do profissional de TI dentro de uma empresa?

Quem trabalha nessa área sabe o quanto o mundo está buscando por profissionais de TI qualificados, mas muitos empreendedores ainda não sabem bem qual a função do TI no seu negócio.

Além de lidar com os problemas técnicos e de hardware dentro de uma empresa, o profissional de TI também é apto para lidar com as redes, armazenamento de dados, segurança das informações e estruturação de estratégias através do uso de softwares e sistemas adequados.

Esse profissional hoje pode ser o responsável pelo bom andamento dos planos de uma empresa.  

Já conhece o nosso  Gerenciamento de Servidor? O serviço é tabelado conforme analise.

Nosso diferencial é o monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programadas, além de muitas outras coisas. Confira!

Quais os benefícios de uma estrutura de TI?

São muitos os benefícios, mas o principal deles é o aumento da eficiência e otimização dos processos.

Com uma boa estrutura de TI é fácil fazer com que as tarefas sejam feitas de maneira mais rápida e com maior qualidade, contanto com equipamentos e ferramentas atualizadas. Com isso é normal sair na frente dos concorrentes.

Entenda as necessidades da sua empresa

A primeira coisa que o gestor deve fazer para poder analisar os pontos fracos e fortes da sua estrutura de TI é fazer uma análise geral da sua empresa e da função exercida pelo TI nela.

Qual a sua verdadeira importância? Como a estrutura de TI tem ajudado? E no que você acha que deveria melhorar?

Para conseguir identificar os pontos fracos e fortes da estrutura de TI você precisa primeiro saber responder as perguntas anteriores.

E é muito importante ter conhecimento e estar à frente da sua equipe de TI, pois não adianta liberar verbas para investimento sem saber no que realmente é necessário investir.

Trabalhar com uma boa estrutura significa otimizar os processos a fim de obter o sucesso.

Equipe motivada, eficiente e especializada

Agora que você sabe o que faz um profissional de TI comece analisando a equipe. Esse precisa ser o maior ponto forte da sua estrutura de TI.

Sem um grupo de pessoas eficientes e especializadas trabalhando não haverá bons resultados. Busque sempre apresentar à eles os planos, objetivos e metas a serem alcançadas.

Esses profissionais devem, junto dos demais componentes dessa estrutura, organizar e trabalhar em cima dos objetivos que lhe foram apresentados.

De tempos em tempos volte a olhar para a sua equipe, reavalie as necessidades da empresa e se necessário ofereça treinamento e cursos.

Segurança da informação

Como está sendo feito a segurança da informação na sua empresa? Quando esse ponto não vai bem há grandes riscos do seu negócio ruir caso algo dê errado.

A segurança da informação é parte fundamental da estrutura de TI em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, e merece atenção redobrada.

Principalmente quando é necessário lidar com dados de terceiros e informações confidenciais.

Portanto é preciso um bom investimento na segurança da sua estrutura de TI para que seja possível barrar qualquer hacker.

Verifique quais medidas estão sendo tomadas e opte sempre pelas ferramentas mais atuais e eficientes do mercado.

Ter uma boa segurança da informação significa saber identificar os pontos fortes e, principalmente os fracos da estrutura de TI da sua empresa. Lembre-se disso!

Computação em nuvem

Provavelmente a sua empresa já trabalha com computação em nuvem.

Esse modelo de armazenamento de dados, também conhecido como Cloud Computing, que era novidade até alguns anos atrás, hoje pode ser encontrado em muitas empresas, principalmente nas mais modernas.

Por isso, se o seu negócio ainda não possui computação em nuvem pode anotar isso como um ponto fraco.

Essa ferramenta não deve substituir os servidores num primeiro momento, mas é interessante aos poucos ir migrando para a computação em nuvem.

Algumas das vantagens são a otimização das atividades, facilidade de acesso por todos da equipe, além de manter tudo em segurança.

Tendências e novidades do setor

Ao observar os equipamentos de hardware verifique se todos atendem às necessidades da equipe e fique atento a todas as novidades, lançamentos e tendências desse mercado.

A sua função aqui é não deixar a sua equipe para trás e sempre trazer novas melhorias, ferramentas e softwares e hardwares atualizados. Lembre-se, quanto mais atual estiver a sua estrutura mais eficiente vai se tornar a sua equipe e a sua produção.  

Você também pode se interessar: O que é gerenciamento de servidores?

Soluções

Após a análise desses tópicos você será capaz identificar aonde estão os pontos fracos e fortes da sua estrutura de TI.

É preciso entender que tudo funciona em conjunto, tudo precisa estar alinhado corretamente para que seja possível chegar nos resultados desejados.

Dessa forma será mais fácil saber onde investir e o que exatamente será preciso melhorar.

Portanto o que não deve faltar na sua estrutura é persistência, vale ressaltar que essa não é uma tarefa fácil, leva tempo, dedicação e também tem um custo, mas é muito importante estar sempre atento a todos esses pontos para não ter surpresas no futuro.

Quanto antes você organizar e investir na sua estrutura de TI melhor, mais rapidamente aparecerão os resultados positivos desse esforço. E aí, você está preparado?

Gostou de nosso post? Compartilhe: