Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Entenda porque um logotipo bem elaborado é tão relevante para uma empresa

15/04/2019 às 18:09 Ajuda

Entenda porque um logotipo bem elaborado é tão relevante para uma empresa

Com o advento da internet, as relações entre as pessoas mudaram em vários níveis, de modo que as marcas físicas migraram total ou parcialmente para o mundo online e, a fim de que elas se destaquem, sua presença virtual deve ser bem estabelecida.

Para tanto, a criação de um logotipo bem elaborado é essencial para o sucesso de uma marca, pois, ele é um dos fatores de estabelecimento da presença online positiva.

Um logotipo é a representação visual ou gráfica em favor da identificação de uma marca, diferenciando-a entre as demais existentes e estabelecendo uma relação entre a marca e seus potenciais clientes.

Ele não deverá ser somente aprazível visualmente, mas deverá conter uma mensagem que realmente represente esse marca.

O que é um Logotipo?

O logotipo de uma marca reúne os marcos de sua história, pois, ele é a porta de entrada visual para que os usuários se sintam interessados em conhecer aquela história mais a fundo, acessando-a.

Proveniente da identidade cultural de uma empresa, que é aquela que direciona seus posicionamentos, suas operações e estratégias que definem sua tomada de decisões, a identidade visual mescla a profundidade desses itens em um só lugar, transmitindo às pessoas essa proximidade e rápida associação do logotipo à marca sempre que ela for mencionada.

Para que a marca de fato funcione, ela deve ter sua própria identidade visual que seja alicerçada em um design único, diferencial e chamativo e com gráficos muito bem definidos, pois, ele conterá os valores e a ideia que a empresa quer passar para o público.

Qual é a importância do Logotipo

Além disso, o logotipo é responsável pela personalização de uma marca, ou seja, é algo que visualmente a identifica e a diferencia entre as demais no mercado, resumindo a presença da marca em si e muitas vezes a substituindo.

Por exemplo, quando pensamos em uma ou outra empresa, imediatamente algo visual nos vem à mente, e esse algo geralmente é o logotipo, é isso que a diferencia positivamente entre as concorrentes.

Os designers profissionais são os responsáveis pela captação das necessidades, gostos e especificidades de uma marca a fim de que seu logotipo seja elaborado e realmente responda às expectativas dessa empresa, afine-se a ela.

Nesse sentido, há alguns parâmetros que são seguidos para a criação de um logotipo na condição de que eles sejam de fato benéficos à marca, a saber:

  1. O logotipo deve ser amplamente reconhecível pelo público-alvo;
  2. O logotipo deve ser claro e objetivo, emitindo a mensagem a ser passada: a marca;
  3. O logotipo deve ser personalizado e único;
  4. O logotipo deve destacar a marca entre as concorrentes.

Somada à qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela marca, o logotipo é a forma imagética do sucesso e confiança a serem transmitidos para os usuários.

De modo que haja seu reconhecimento, algo a ser construindo com o tempo, pois, se aumenta e se intensifica a exposição daquele visual, relacionando-o cada vez mais facilmente ao nome da empresa.

Com o tempo também a marca se fortalece, pois com um logotipo que perdure e resista às oscilações do mercado, a ideia que se tem é de estabilidade.

A empresa também passa a ter um melhor posicionamento no mercado, promovendo futuras progressões dentro de seu nicho. Nesse caso, o logotipo funciona como uma abridor de portas visual para que isso aconteça.

O Serviço de Hospedagem com WordPress custa a partir de R$29,90 mensais. Confira!

O logotipo cria uma sensação de pertencimento e aumento do vínculo entre a empresa e seus clientes, assegurando uma ideia de confiança, familiaridade e credibilidade que sempre liga a imagem à marca positivamente.

Quando definido e estável, um logotipo não precisa ser reinventado ou mudando, poupando à marca muito dinheiro, tornando-se uma prática rentável.

Quando a marca é associada a um logotipo forte, ela será facilmente lembrada, e se destacará entre as demais.

Cria-se não somente uma lembrança afetiva por parte dos clientes já fidelizados, mas ajuda a conquistar novos clientes, uma vez que esse destaque chama a atenção mesmo, impulsionando uma fama aprazível.

Por que ter um Logotipo para usa empresa ou site?

Ter um logotipo agrega profissionalismo àquela empresa.

É sinal de que se a equipe se preocupou em contratar os profissionais adequados para a elaboração de sua identidade visual, pode-se esperar muito mais da qualidade dos produtos e serviços que aquela marca tem a oferecer.

Um logotipo transmite a essência de uma marca, de modo que seus traços fazem com que os clientes se aproximem dela e entendam do que se trata e o que se oferece imediatamente.

O logotipo forte e destacado influencia diretamente na lucratividade de uma marca, isso por que, dependendo dele, a empresa sairá à frente no mercado ou será apenas mais uma entre as demais.

Positivamente, ela proporciona mais vendas, mais clientes fidelizados e mais lucratividade.

Dessa maneira, o logotipo agrega à marca:

  1. Personalidade;
  2. Confiança e credibilidade;
  3. Profissionalismo;
  4. Fidelização de clientes;
  5. Reconhecimento e rápida assimilação;
  6. Comunicação dos valores e princípios;
  7. Estabilidade no mercado;
  8. Destaque na concorrência.

Gostou de nosso post? Compartilhe: