Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Entenda o que é Business Intelligence

07/07/2022 às 18:23 Ajuda

Entenda o que é Business Intelligence

Os dados são fundamentais para que sua empresa seja como um tubo flexível, ou seja, se adapte aos mais variados perfis de clientes. Para que isso seja possível, adote o Business Intelligence.

Apesar de muito propagado, uma grande porcentagem de gestores não conhece esta ferramenta. E foi pensando nisso que criamos este guia. Você entenderá melhor sobre BI e ainda terá contato com exemplos do mesmo. Desde já, boa leitura!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence aproveita softwares e serviços para transformar dados em ideias palpáveis ​​em uma organização. As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de informações, além de apresentarem resultados em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas, tudo para fornecer aos usuários os detalhes da vida financeira da marca.

O termo também se refere a uma variedade de ferramentas de acesso rápido e fácil. Ou seja, assim como um Imã de Ferrite que faz com que dois pólos se aproximem, o BI traz para perto os possíveis clientes, pois com uma gestão sábia, isso é questão de tempo para ocorrer.

Exemplos de BI

Os relatórios são a faceta central e os painéis são aplicativos que reúnem, automaticamente, os dados disponíveis. Tudo para que tenhamos uma noção do estado imediato da empresa.

Embora o BI não diga aos usuários o que fazer ou o que acontecerá se eles fizerem um determinado caminho. Ao invés disso, ele oferece práticas para as pessoas examinarem os dados e entenderem as tendências.

Isso simplifica o esforço para pesquisar, mesclar e consultar as informações para tomadas de decisões.

Por exemplo, uma empresa que deseja gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos precisa de recursos de BI para verificar onde estão ocorrendo atrasos e se existem variáveis no processo de remessa, por exemplo.

Também pode usá-los para descobrir quais produtos atrasam mais ​​ou os modos de transporte que mais demoram.

Mas esses casos vão além das métricas típicas de desempenho de negócios de vendas aprimoradas e custos reduzidos. Pense em um sistema de transporte que busca funcionários de uma empresa de catalisador para tinta.

Usando ferramentas de BI e analisando vários pontos de dados (desde localização a tempo de espera), a diminuição no que diz respeito a atrasos e às taxas de entrega de produtos, certamente melhorarão.

Quer outros exemplos concretos de como as organizações podem usar ferramentas de business intelligence? Confira abaixo!

  • Uma cooperativa pode usar BI para acompanhar a aquisição e retenção de membros;

  • As ferramentas de BI podem gerar, automaticamente, relatórios de vendas e entregas a partir de dados de CRM;

  • Uma equipe de vendas pode usar o conceito para criar um painel, mostrando onde os clientes em potencial de cada representante estão no caminho de vendas.

Isso dá adesão ao funil de vendas, pois os colaboradores saberão exatamente os pontos principais de cada pessoa que for entrevistar. E é uma ajuda e tanto para equilibrar a saúde financeira a curto, médio e longo prazo!

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: