Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Entenda como usar o Marketing e suas funcionalidades em 6 passos

18/02/2021 às 07:03 Marketing

Entenda como usar o Marketing e suas funcionalidades em 6 passos

Seja para otimizar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca no mercado ou até proporcionar um canal de atendimento mais otimizado para os clientes, o marketing digital está presente em basicamente todos os cantos da navegação online.


De uma maneira geral, o emprego é baseado em análises, pesquisas e planejamentos estratégicos sobre o mercado, podendo gerar resultados positivos para as empresas, desde que desenvolvido da maneira correta.


As ações de marketing permitem realizar todo o gerenciamento de comunicação de uma empresa, traçando objetivos e metas, mensurando resultados de campanhas, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.

No entanto, antes de conquistar tudo isso, é necessário que você saiba como utilizar o marketing ao seu favor. Quer saber como? Então, siga os passos a seguir!

1. Identifique o seu público

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing digital, você precisa saber com quem você irá falar. Para isso, é possível realizar diferentes estudos, como a classificação do seu público-alvo, baseado nas seguintes informações:

 

  • Sexo;
  • Idade;
  • Localização;
  • Classe social;
  • Poder aquisitivo;
  • Hábitos de consumo;
  • Formação educacional.


Para otimizar essa parte, você também pode definir uma persona, que consiste em criar personagens fictícios para representar tipos de usuários. Por exemplo: Maria, 32 anos, ambientalista. Sem filhos, a mulher é palestrante internacional, orientando principalmente sobre a importância do pote biodegradável e a reciclagem correta do lixo.

 

2. Faça um planejamento

 

Qualquer estratégia de marketing deve começar com um bom planejamento! Nele, deverão ser estabelecidos diversos fatores, como tipos de postagens, periodicidade, meios de divulgação, entre outros.

 

3. Invista em conteúdos de qualidade

 

O que adianta conhecer o seu público-alvo e ter um bom planejamento se você não tem um conteúdo de qualidade?


Com o aumento das páginas na web, o Google se viu obrigado a mudar os seus algoritmos para garantir sempre os melhores resultados para os seus usuários.


A primeira mudança, é claro, foi dar preferência para páginas responsivas, ou seja, que promovam boa experiência de navegação tanto em aparelhos mobiles quanto desktops.


Porém, esse não é o único fator de relevância! A plataforma está cada vez mais rigorosa no quesito conteúdo, fazendo com que o cumprimento das técnicas de SEO seja fundamental
para garantir uma posição relevante nos resultados.

 

4. Não esqueça de estar nas redes sociais

 

Sabia que os conteúdos de qualidade publicados nas redes sociais estão se tornando a chave para o sucesso de uma estratégia de marketing?


Basicamente todos os potenciais clientes de uma empresa estão nesses meios de comunicação e relacionamento, o que torna o investimento nelas super necessário.
Devido a sua versatilidade, elas permitem que você explore diferentes tipos de conteúdo, com o intuito de chamar a atenção do comprador!


Vamos supor que você vende manipulador a vácuo. Ao invés de você fazer um texto monótono sobre as vantagens do equipamento, por que você não mostra na prática com um
vídeo?

 

5. Anúncios pagos são muito bem-vindos

 

A preocupação com o futuro do meio ambiente é um tópico que está sendo debatido pelos órgãos internacionais há muito tempo. E claro, muitas dicas e alternativas já foram apresentadas para a população, inclusive a substituição do copo plástico pelo copo de papel biodegradável.


Claro, as empresas que atuam nesse setor viram a concorrência crescer muito, fazendo com que os investimentos gratuitos não fossem mais suficientes. E é aí que entram os anúncios
pagos!


Destinados tanto para as redes sociais quanto para os sites de busca, eles permitem encontrar clientes em um momento potencial de compra. Assim, você consegue atraí-los mais
facilmente para o seu site.

 

6. Esteja em constante evolução

 

Mesmo sabendo que as técnicas já citadas dificilmente ficarão obsoletas e poderão gerar resultados durante um longo período, é essencial que as estratégias de marketing estejam em
constante evolução.


Para isso, você pode investir em novos recursos, como mobile marketing, geomarketing, inteligência artificial, bem como em redes e mídias em ascensão, especialmente na produção
de podcasts, vídeos no tik tok, etc.


Gostou do nosso post sobre como usar o marketing e suas funcionalidades em 6 passos?


Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: