Entenda como fazer os 6 passos para melhorar seu negócio

16/11/2017 às 16:41 Marketing

Entenda como fazer os 6 passos para melhorar seu negócio

Fim do ano está chegando e as empresas começam a pensar no planejamento para o próximo período. O ano de 2017, assim como todo período de crise econômica, foi bem difícil para os empreendedores brasileiros que tiveram que reestruturar suas empresas para enfrentar a insegurança financeira dos consumidores.

Mas momentos de crise são bons para encontrar melhores formas de funcionamento. São necessárias adequações de estrutura e a otimização de equipamentos e tecnologia que permitam o aumento da produtividade do negócio como um todo. É preciso redefinir conceitos para se manter competitivo no mercado.Nesses momentos é preciso olhar de frente para a dificuldade e encontrar novas formas que possam facilitar o dia-a-dia das empresas. Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Verifique se sua empresa já realiza alguma delas e se não, coloque já em prática.

Faça um balanço da empresa

Quando a situação está difícil, o primeiro passo deve ser conhecer os detalhes da dificuldade. É preciso mapear a empresa para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Além disso, identificar as projeções de pagamentos e recebimento dos meses seguintes para criar um planejamento e controle financeiro. É interessante envolver os funcionários para que eles saibam os motivos das medidas a serem tomadas e para que possam contribuir com sugestões de melhorias.

Controle as finanças da empresa e projete o seu crescimento

Qualquer empresa deseja crescer e para isso é necessário estabelecer metas de faturamento que possibilitem esse crescimento. E, além disso, é preciso conseguir mensurar esses resultados para saber se foram alcançadas.

A melhor maneira de verificar esses resultados é fazendo um acompanhamento de perto dos dados obtidos com um controle financeiro adequado, que pode ser através de uma planilha de Excel bem montada, ou com a contratação de uma empresa de contabilidade, ou ainda com a contratação de um software financeiro online que centraliza todas as informações e facilita a leitura dos dados.

Seja mais acessível para os clientes

Hoje em dia é preciso estar onde seus clientes freqüentam. Para isso, e o melhor lugar para fazer isso é estar conectado a internet, que acaba se tornando uma vitrine virtual aberta 24h por dia, todos os dias da semana.

É essencial que sua empresa possua presença digital, que esteja acessível na internet para que os clientes possam conhecer seu negócio e entrar em contato. Hoje todos estão presentes em sites e redes sociais e essas ferramentas são excelentes maneiras de criar e manter relacionamentos com consumidores, clientes e possíveis clientes. Ter um site é essencial para gerar credibilidade para essa nova geração de consumidores. E hoje existem empresas que facilitam a criação de sites e prestam serviços essenciais para essa presença virtual. Busque o auxílio de uma empresa especialista no assunto e garanta o seu lugar na internet.

Crie uma estratégia de marketing

Pequenas empresas normalmente não investem em marketing por acreditarem que é um alto custo para o negócio, mas estão enganadas. Hoje em dia o marketing digital tornou mais acessível a divulgação das marcas e produtos permitindo campanhas para todos os bolsos. O grande erro é não divulgar sua empresa ou produtos, pois sem divulgação seus clientes não chegarão até você. É preciso criar um planejamento de marketing eficiente que pode incluir campanhas orgânicas (sem custo) ou pagas. O importante é conhecer bem o seu cliente e direcionar a divulgação da empresa para o público certo, personalizando campanhas e estratégias.

Escute seus clientes e aprenda com as reclamações

É claro que todas as empresas são passíveis a cometerem erros e é muito constrangedor receber uma reclamação de um cliente. Mas ao invés de se revoltar contra a reclamação ou cliente, entenda essa como uma excelente oportunidade de melhorar. Escutar os clientes é essencial para a melhoria da qualidade de atendimento de qualquer empresa, afinal, eles são o principal motivo da existência do negócio. Descubra quais são as percepções deles sobre os produtos e serviços oferecidos e no que seu empreendimento pode melhorar. Se for preciso prepare um formulário de pesquisa que pode ser disponibilizado em sua loja física ou site.

Invista em bons profissionais parceiros da empresa

Ter uma equipe competente é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Certifique-se de contratar bons profissionais e reconhecê-los, prestigiá-los para manter o interesse deles pela empresa ativo. Qualquer profissional, por melhor que seja, fica desmotivado se não perceber o reconhecimento da empresa em que trabalha.

Uma dica também é investir na capacitação da própria equipe. Você pode ter bons funcionários que não sejam capacitados para determinada função. Pode ser mais interessante investir da capacitação deles do que na contratação de novos que você nem conheça. É uma forma de prestigiar e fazê-los valorizar o trabalho e a sua empresa.

Gostou das Dicas? Veja muito mais em nosso Blog e conheça nossos serviços de Hospedagem de Site e saiba mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: