Entenda a importância do Gerenciamento preventivo no seu site

06/03/2018 às 23:30 Ajuda

Entenda a importância do Gerenciamento preventivo no seu site

Muitos proprietários de website acabam pecando na hora de contratar seu servidor de hospedagem e fica sem suporte e estrutura básica para que seus sites apresentem um bom desempenho. Muitos até já ouviram falar que o gerenciamento preventivo de servidores é importante, mas não deram ouvidos.

Realizar essa manutenção preventiva é a garantia que seu site se manterá seguro e ficará sempre no ar, sem ter problemas. Ter um site estável ajuda na hora de conquistar novos clientes, um site que não apresente problemas de execução e que suportem um bom número de visitas sem quedas no servidor geram sensação de confiança e credibilidade nos consumidores.

O gerenciamento preventivo é um processo contínuo que passa um “pente fino” em seu sistema para saber se ele está rodando bem ou se precisa sofrer algumas alterações para prevenir certos problemas antes que eles aconteçam. Esse serviço ajuda o usuário a ter controle sobre o servidor, garantindo que o site estará sempre nas melhores condições possíveis.

Essa solução é recomendada para todas as empresas, independente de porte e tamanho. O gerenciamento preventivo é um sistema totalmente automático que irá erradicar os riscos de sua aplicação.

Qual a importância de fazer o gerenciamento preventivo no meu site?

Num exemplo simples, imagine que você tem uma loja virtual de roupas e está fazendo uma promoção em pleno fim de ano. Nesta data, com certeza, seu site receberá um número bem maior de visitas. O que você espera que aconteça? É claro, que você espera que o seu servidor suporte o tráfego e não te atrapalhe na hora de atender seus clientes e fechar vendas, não é mesmo?

Sem ter um serviço de gerenciamento preventivo, o risco do seu servidor passar por problemas em horas de pico é bem maior, conseguiu entender a importância do gerenciamento preventivo? Com o sistema, esses riscos praticamente desaparecem, além de oferecer um suporte 24h para seu site, caso algo venha a acontecer, o que diminui a grande dos problemas.

Quando sua empresa opta por uma hospedagem compartilhada, geralmente os servidores de hospedagem conseguem fazer o gerenciamento preventivo, mas quando sua empresa cresce ao ponto de ter de migrar o site para um servidor dedicado, por exemplo, esse recurso muda. Mas por que? Simplesmente por que os servidores dedicados dão mais autonomia aos clientes, ou seja, o contratante pode modificar todo o servidor.

O grande problema é que muitos são leigos quando o assunto é programação e acabam gerando problemas para sua aplicação sem ter noção disso. Por esse motivo, principalmente em sites com tráfego muito alto, contar com o serviço de gerenciamento preventivo de servidor 24h para o seu site é essencial que seu site tenha estabilidade e mantenha um alto desempenho a qualquer momento.

Conheça mais algumas vantagens de contar com o gerenciamento preventivo de servidores.

Gerenciar servidores é um recurso básico, mas importante! Não se trata de uma alternativa, mas sim de uma obrigação contratar esse tipo de serviço quando não se tem conhecimento para fazê-lo por si só. Além disso, o gerenciamento preventivo elimina mais de 90% dos problemas em servidores, fazendo com que eles passem despercebidos, ou seja, não sejam notados pelos usuários que frequentam o seu site. Além disso, evita invasões e ataques hackers, mantendo um padrão de configuração otimizado para dar estabilidade a aplicação.

Quais são as vantagens do gerenciamento preventivo em meu site?

Se você ainda não se convenceu com o que já explicamos acima, calma! Daremos mais alguns motivos para você ter uma noção real do quão é importante manter o seu servidor monitorando durante 24h por dia.

Aumenta a produtividade da sua empresa

A vida dos seus colaboradores depende bastante do bom desempenho de um site e de serviços como e-mail e outros softwares. Por isso, o gerenciamento preventivo otimiza todo este trabalho e aumenta a produtividade dos seus funcionários.

Com o gerenciamento preventivo dos seus servidores, sua empresa estará segura em relação aos problemas que afetem a velocidade, a memória, o espaço em disco, entre outros recursos de um servidor de hospedagem. Com isso, seus funcionários podem focar em outras tarefas para melhorar o trabalho.

Facilita a migração de servidores

Fazer o gerenciamento preventivo do seu servidor é uma forma de monitorar como seu site está respondendo. Através do serviço será possível perceber quando seu servidor está chegando ao limite. Com isso, é possível notar e programar investimentos a longo prazo, migrando para um servidor mais robusto, antes mesmo que o atual comece a apresentar lentidão e menos estabilidade.

Mede a eficiência do seu site

Utilizando esse serviço, é possível ter uma noção mais empresa do desempenho do seu servidor. Você terá a capacidade de medir o quanto dos recursos está sendo consumido e como eles afetam a sua aplicação, tanto de maneira positiva como de maneira negativa.

Um bom sistema de gerenciamento preventivo consegue testar a capacidade de sites e assim desenvolver soluções melhores para a prevenção de erros e que amenizem as diferenças quando você precisar fazer um upgrade nos seus servidores.

Antecipação dos problemas

Esperar que erros aconteçam em seu servidor faz parte do passado! Hoje em dia, cometer essa falha é inadmissível! E não estamos exagerando. Para ser competitivo num mercado cada vez mais concorrido é preciso adotar o gerenciamento preventivo de servidores.

Através dessa ferramenta será possível realizar agendamentos de manutenções e backups, além de antecipar a criação de soluções para a maioria dos erros. O serviço faz com que esses processos sejam realizados sem nenhuma pressa e o principal: sem prejudicar o seu site e muito menos os seus clientes.

A falta desse tipo de serviço no seu negócio pode fazer com que sua empresa fique para trás e não consiga competir de igual para igual no mercado. Os prejuízos internos e externos podem ser grandes, por isso o ideal é não arriscar e contar com esse serviço o mais rápido possível.

Gostou das dicas? Confira mais sobre o gerenciamento de servidores em nosso blog e conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidores.

Gostou de nosso post? Compartilhe: