Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Engajamento e vendas: Como converter o engajamento das suas redes em novas vendas?

12/08/2021 às 21:51 Ajuda

Engajamento e vendas: Como converter o engajamento das suas redes em novas vendas?

engajamento nas redes sociais é importante para as empresas conquistarem bons resultados. 

Essas plataformas se tornaram elementos indispensáveis no dia a dia de muitas pessoas, e consequentemente, das organizações.

Saber utilizá-las é a melhor maneira de conquistar uma boa relação e maior proximidade com o público-alvo. 

Mas, existem muitos fatores que devem ser levados em conta na hora de utilizar as redes sociais.

Dentre eles temos o desenvolvimento das publicações, os anúncios patrocinados e a interação com os seguidores, de modo que sejam feitos com base nos objetivos da organização.

Ao planejar essas ações a companhia aumenta a sua visibilidade, fideliza os clientes e potencializa as vendas. 

Entretanto, para alcançar qualquer um desses objetivos é necessário analisar as métricas e garantir o sucesso na atuação nessas plataformas.

Um dos elementos mais importantes do trabalho com as redes sociais é o engajamento. 

Entender o seu significado é imprescindível para que a companhia possa atingir os seus objetivos em criar estratégias mais efetivas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do engajamento nas redes sociais, como convertê-lo em novos clientes e dar algumas dicas para conquistá-lo. 

O valor do engajamento nas redes sociais

É por meio do engajamento que a empresa descobre se os seus conteúdos são realmente eficazes. 

A partir disso, independentemente de qual seja a pauta de seu conteúdo, o público vai se interessar mais por ele.

Para investir em uma fachada com LED, um estabelecimento leva em conta as características de seu público-alvo, de modo que ele seja mais atraente para essas pessoas.

No caso do engajamento, ele mostra a satisfação dos clientes com a marca, o que possibilita que ela aumente a sua autoridade, e com isso conquiste mais credibilidade perante o seu público.

Precisamos entender a importância do engajamento para sabermos quais são as melhores práticas de crescimento para o negócio. É assim que vamos obter vantagem em relação à concorrência e fidelizar os clientes.

Portanto, se você tem um público engajado, então fica mais fácil vender para essas pessoas, e no próximo tópico vamos mostrar como converter o engajamento em vendas.

Fazendo a conversão do engajamento em vendas

Antes de irmos às dicas, é importante que você saiba que nem toda página que vende gera engajamento, assim como nem toda página que gera engajamento consegue convertê-lo em vendas.

Nós sabemos que uma página no Facebook que não gere interação dos usuários pode utilizar os anúncios pagos para gerar tráfego ao seu site. 

Entretanto, é com as curtidas, compartilhamentos e comentários que geramos alcance orgânico.

Mas, quando um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente conquista o alcance orgânico ou marketing boca a boca, ele tem acesso há algo muito poderoso, que é a recomendação de seus produtos pelos próprios clientes.

Nas redes sociais, para converter o engajamento em vendas, é necessário investir em algumas práticas, inclusive na hora de vender para as pessoas que já são clientes. Dentre essas estratégias estão:

Alinhar as práticas com a comunicação da empresa

Se o seu objetivo é vender nas redes sociais, tanto a comunicação quanto o posicionamento da marca devem estar alinhados.

Em outras palavras, se o seu negócio é educado e cordial com as pessoas no Facebook, ele não pode atender mal os clientes no ponto físico.

Ademais, não basta apenas ter um perfil em uma rede social, a empresa também precisa contar com um site bem organizado e estar presente em outras plataformas, de maneira integrada, para que todos os pontos de contato usem o mesmo tom de voz.

Gerar valor

Antes de oferecer o seu produto ou serviço ou até mesmo de enviar convites personalizados aos seus clientes para um evento, a empresa precisa gerar valor para os consumidores.

Isso significa que ela deve entregar um conteúdo que faça com que todos a reconheçam. 

Tenha em mente que os usuários não acessam as redes sociais para comprar, mas sim, para se relacionarem com outras pessoas.

Acontece que as vendas são provenientes de um relacionamento, visto que o consumidor moderno precisa conhecer a marca antes de comprar com ela.

É por essa razão que compartilhar informações e formar uma comunidade, de modo a entregar valor para essas pessoas, são processos que precisam fazer parte do ciclo de vendas da organização.

Separar engajamento de autoridade

Um folder promocional é ótimo para promover um produto ou serviço, mas para fazer com que as pessoas prestem atenção nessa solução, é necessário trabalhar o engajamento no Facebook e nas demais redes sociais.

O primeiro passo é compreender que essa plataforma é regida pela conexão do público com conteúdo, independentemente de quem produziu, quando a audiência gosta, ela vai interagir.

Esse trabalho é muito diferente de gerar autoridade, pois ela assim depende da conexão do leitor com o autor em específico, ou seja, o interesse da pessoa não está apenas no conteúdo, mas também em quem o produziu.

Para conquistar autoridade, precisamos prender a atenção do público, mesmo assim, o engajamento é quem ajuda a gerar a venda.

Em linhas gerais, por maior que seja a autoridade de uma marca em relação aos seus conteúdos, se as pessoas não se engajarem com ele, dificilmente a empresa conseguirá vender.

Conhecer o público-alvo

Quando uma empresa de eventos vai elaborar um flyer de festa, ela considera alguns aspectos do público-alvo e do próprio evento. 

Toda e qualquer estratégia de marketing depende desse conhecimento para ter sucesso.

Se o seu negócio não está vendendo bem, está na hora de compreender que a primeira coisa a ser feita é conhecer o seu público, no que diz respeito a características como:

  • Desejos;

  • Problemas;

  • Necessidades;

  • Medos.

São situações que a companhia pode ajudar a resolver e que estão além de seu produto ou serviço. com base nessas informações, podemos criar uma comunicação que mostre para as pessoas que a solução da marca atende às suas necessidades.

As organizações precisam ir além de ofertas relacionadas ao preço ou condições de pagamento, preço para o consumidor moderno, esses não são mais os únicos aspectos importantes.

Por exemplo, uma pessoa prefere pagar mais caro em reparo Iphone em uma assistência técnica de sua confiança, do que pagar mais barato pelo mesmo serviço, em outro estabelecimento que ela não conhece.

A diferença é que em um local ela é bem atendida, o que vai muito além do preço que ela está pagando pelo conserto do aparelho.

Como conquistar engajamento nas redes sociais

Para converter um engajamento em vendas, primeiro é necessário conquistá-lo, para isso, algumas estratégias são indispensáveis.

Utilizar os mesmos canais que o público

A empresa não deve escolher qualquer rede social para estar presente, visto que cada uma possui suas próprias características.

O ideal é ser assertivo e trabalhar a escolha com o mesmo cuidado que você teve com a sua fachada de loja. É necessário estar presente na rede social que concentra pessoas que pertencem ao seu público-alvo.

Dessa forma, cada vez que um novo conteúdo for publicado, ele vai atrair a atenção dos seguidores e fazer com que eles queiram acompanhar o seu perfil.

Por exemplo, uma loja que vende roupas para mulheres terá melhores resultados ao trabalhar o engajamento pelo Instagram.

Por outro lado, uma empresa B2B, ou seja, que tem como foco outras empresas, vai obter resultados satisfatórios no LinkedIn.

Realizar investimento em conteúdo de qualidade

Você não pode simplesmente criar um perfil em uma rede social e esperar que as coisas aconteçam, pelo contrário, o engajamento depende de atualizações constantes e da qualidade daquilo que é publicado.

Uma das estratégias mais importantes de marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes e ricos, que abordam interesses do público-alvo.

Um fabricante de bloco de pedido cria esses conteúdos e publica em plataformas, como blog ou site, e compartilha em seu perfil nas redes sociais.

Dessa forma, além de gerar engajamento, essa empresa também aumenta o tráfego de visitantes em outros canais, de maneira orgânica.

Conclusão

Portanto, ter uma boa presença nas redes sociais é fundamental para qualquer marca, pois é dessa forma que o negócio vai estar presente no dia a dia do público e estabelecer um contato direto com essas pessoas.

Mas, não basta apenas criar um perfil nas redes sociais, é necessário trabalhar para que ele gere engajamento por parte dos seguidores, e assim, a empresa possa converter esse engajamento em vendas.

Tudo isso é feito por meio de estratégias bem elaboradas, como as que mostramos ao longo deste texto. 

Apesar de essas plataformas não serem canais de vendas propriamente ditos, sem dúvidas, elas são capazes de aumentar o faturamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: