Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Domínios personalizados: conheça essa novidade

24/11/2017 às 10:03 Ajuda

Domínios personalizados: conheça essa novidade

Registrar um domínio é uma necessidade de qualquer empresa que queira atuar nos mercados digitais nos dias atuais. Um domínio próprio ou personalizado é uma forma de tornar sua empresa única na web.

Os domínios personalizados já existem há algum tempo e por mais que já estejam disponíveis de forma mais ampla para registro, o serviço é bem pouco conhecido pela maioria dos internautas. Isso acontece pelo fraco conhecimento sobre o tema e pela baixa oferta por parte das empresas que trabalham com o registro de domínios no Brasil. A cada ano, novos gTLD (generic top-level domain), que em português significa domínio de topo genérico, surgem, por conta de pedidos feitos ao ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

Para conseguir ter acesso a qualquer página na internet, seja pessoal ou profissional, é preciso digitar o endereço na barra do navegador. Esse endereço eletrônico, conhecido como domínio, é único e serve para toda a rede, assim ao acessar o site em qualquer país do mundo, o domínio registrado vale. A ICANN é uma associação que coordena os registros de domínios em todo o mundo, sendo um órgão essencial para termos atualmente uma internet global. Para ter um domínio personalizado é preciso fazer uma solicitação a esta corporação. Geralmente, as grandes empresas são as que mais buscam conseguir uma extensão de domínio personalizada com o nome da própria marca. Veja Como registrar um domínio? E saiba muito mais!

O que seria um domínio personalizado?

Criar sites e blogs são ótimas maneiras de se comunicar com seu público e angariar novos clientes através da internet. Porém para acessar qualquer site, é preciso ter o seu endereço completo, esse endereço exclusivo é conhecido como domínio próprio, representando um protocola de internet e com uma extensão, como por exemplo: .com.br. Esse tipo de domínio tem um endereço URL onde qualquer usuário de internet pode encontrar o site da sua empresa.

Já um domínio personalizado, tem o formato mostrado acima, o que dá ainda mais exposição para sua empresa em mecanismos de buscas e são mais fáceis de serem promovidos. Afinal é muito mais fácil se lembrar de um site com extensão própria, do que sites gratuitos ou hospedados em plataformas como o Blogger e o WordPress. Apostar nesse tipo de domínio é muito importante e vantajoso para conectar o seu negócio a todos os usuários da internet. Sem um bom domínio, fica muito mais difícil atrair o interesse de qualquer internauta. Registrar um subdomínio gratuito pelo WordPress, por exemplo, seu site também poderá ser acessado por outras pessoas de forma orgânica, mas será mais difícil por estar ligado a plataforma.

Com o crescimento do número de blogs e site é preciso apostar cada vez mais na personalização do domínio do seu negócio para conseguir se destacar no mercado. Qualquer pessoa pode registrar um domínio próprio e dependendo por fazer uma solicitação para um domínio personalizado. Como já dito acima, o domínio registrado é exclusivo da sua empresa, enquanto você decidir usá-lo.

Confira também como registrar um domínio.

Para que servem os domínios personalizados?

A maior parte dos domínios personalizados são referentes a grandes marcas. No Brasil, por exemplo, a primeira empresa que conseguiu um domínio personalizado foi a Rede Globo, ainda em 2014. Esse tipo de registro online está cada vez mais comum, já que vem ficando mais frequentes, com a entrada de diversas corporações no gTLDs. Na América Latina e no Caribe, a empresa de aviação colombiana, Avianca, possui seu próprio domínio personalizado. A intenção ao conseguir um domínio personalizado é ampliar a atuação de sua marca e não vender domínios sob a sua extensão própria.

O objetivo dessa estratégia no marketing digital é se diferenciar no mercado e criar uma autoridade para sua marca. Outra aplicação comum para domínios personalizados são as extensões relacionadas a questão geográfica. Além de códigos países, também já existem cidades com extensões próprias. No Brasil, por exemplo, a cidade de São Paulo ganhou recentemente a extensão .sampa.

Vantagens de possuir um domínio personalizado

Usar um domínio personalizado ou próprio é essencial para passar uma imagem mais profissional de sua empresa, gerando confiança e credibilidade para o seu negócio. Um bom domínio é o ponto inicial de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), e conseguir alcançar o topo nos sites de busca.

Com um domínio é possível atrair tráfego orgânico mais facilmente, ou seja, conseguir novos visitantes para sua página sem pagar nada por isso, apenas otimizando o seu site. Na média, os tráfegos de sites costumam ter, pelo menos, metade de seus visitantes vindos através de sites de busca. Ter um domínio personalizado facilita aos seus clientes na memorização do endereço eletrônico, o que deixa mais fácil o acesso, além de proporcionar mais indicações de seus clientes a novos visitantes. Lembre-se que na internet você está no meio de uma concorrência muito grande e feroz, muitas empresas estão buscando por espaço na rede e tentam se destacar. Parte da estratégia para o sucesso na web passa por ter um domínio personalizado, sem um objeto de destaque em relação aos concorrentes.

Por si só, os domínios personalizados que os sites de busca costumam considerá-los como mais relevantes em relação a sites com outras extensões de domínio, o que faz com que seu site atinja o topo, aliando um bom domínio a um bom conteúdo. O domínio personalizado gera ainda mais exclusiva para sua empresa, já que ter uma extensão própria caracteriza mais a sua marca na internet. Utilizar domínios personalizados ligados a regiões específicas do globo também pode facilitar e qualificar o seu público, atraindo visitantes que morem perto do seu negócio, sendo uma ação efetiva para negócios locais.

Geralmente, os registradores de domínios também costumam vender e-mails personalizados, o que ainda mais vantagem, já que ter estes contatos deixam o seu negócio mais profissional no mercado. Por fim, ter um domínio próprio ou personalizado agrega valor a sua empresa e destaca a importância da sua marca em seu ramo de atuação.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e registre um domínio. Conheça os planos da ISBrasil para o Registro de Domínios.

Gostou de nosso post? Compartilhe: