Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Domínio online: Qual é o impacto que ele proporciona?

28/09/2021 às 16:27 Ajuda

Domínio online: Qual é o impacto que ele proporciona?

Ter um domínio online é fundamental para qualquer e-commerce ou empresa inserido no mundo digital. 

Contudo, mesmo sendo um conceito simples e de grande utilidade, muitas pessoas não conhecem o tópico com detalhes. 

No ambiente digital, qualquer máquina possui um endereço IP, que é diversos números que servem como endereço físico, o que seria muito difícil para encontrar e memorizar sites desejados a partir desses IP.

Nesse contexto, surgiram os domínios, permitindo maior facilidade para memorização de sites e seus endereços. 

Isso porque, basicamente, eles se referem ao endereço do site e e-mails online, ou seja, na internet. 

Esse nome é criado a partir da união de diferentes caracteres, servindo para identificar uma empresa ou pessoa no ambiente digital. 

Um exemplo, a página de uma loja de outsourcing de impressão SP poderia ser: “outsourcingspdaimpressão” finalizando com o “.com.br”.

Percebe-se, com isso, que o domínio precisa ser criado seguindo a estrutura de possuir um nome e logo depois uma extensão, que, no exemplo, foi o “.com.br”. 

Dessa maneira, quando essa URL for digitalizada no navegador, será possível acessar toda a aplicação web disponível no ambiente que comportar o domínio. Assim, consegue-se também criar e-mails com domínio próprio. 

É importante destacar que, no mundo online, nunca existirá mais de uma página utilizando o mesmo domínio, uma vez que esse recurso é único. Porém, é possível a existência de um site com mais de um domínio.

Por esse motivo, consegue-se encontrar empresas que possuem acesso por meio de diferentes domínios, tendo apenas a sua extensão alterada, mas levando para um mesmo site.  

Um exemplo disso: um corretor de imóveis pode ter dois domínios o “.com” e “.com.br”. 

Ambos direcionando o usuário para a mesma página, mas por meio de diferentes caminhos de entrada. 

Funcionamento da ferramenta

Como uma maneira de encontrar diferentes máquinas, são utilizados diferentes endereços de IPs. 

Quando é digitada uma URL em um navegador, acontece uma requisição, que é enviada até uma rede global de servidores. 

Com isso, ela consegue localizar o IP dentro de todo o seu banco de servidores de acordo com o nome de domínio que foi buscado, o que permite aos computadores estabelecerem a comunicação desejada. 

Em seguida, essa requisição é transportada para os servidores que se encarregam do conteúdo do site, processando uma resposta a ele. 

Por último, é enviada uma resposta de retorno ao navegador, liberando o acesso ao domínio desejado.

Portanto, no momento em que é digitado um domínio no navegador, será utilizado o nome como forma de identificar o IP daquela página, permitindo a conexão por meio do endereço de IP e concluindo a renderização. 

A criação de propriedade

Nesse cenário, existe a possibilidade de criação de um domínio próprio, ou seja, uma pessoa passa a ter um domínio registrado para ela mesma, sendo de seu pertencimento. 

Isso garante uma autonomia ao escolher todas as configurações do melhor servidor. 

No entanto, além disso, ter um domínio próprio pode proporcionar diversos outros benefícios, uma vez que é criado um ambiente completamente personalizado e voltado para os desejos do criador. 

Normalmente, esse recursos possui um valor para registro e um prazo, variando de acordo com cada plano contratado e empresas, fora a extensão do domínio. 

Contudo, há a possibilidade de criação de um domínio próprio gratuitamente.

Vantagens e importância da ferramenta

Dessa maneira, existem algumas vantagens e motivos que comprovam a importância de criação de um domínio próprio, pois consegue auxiliar em diversos fatores a empresa. 

Lembrete para recompra

Como visto, é por meio do domínio que os usuários chegam até um página na internet, conhecendo a empresa, seus produtos e serviços. 

Entretanto, acima de tudo, é a forma como ele se lembra de uma empresa que encontrou por acaso e se interessou ou deseja recomprar. 

Isto é, se um usuário pesquisa em uma plataforma de busca por "higienização de sofás”, ele se deparará com diversos resultados de diversas marcas e acessará uma delas, e se gostar do resultado, consumirá da escolhida no futuro. 

Contudo, para encontrar a mesma empresa e contratar o serviço, é importante que ele se lembre do seu domínio, conseguindo acessar o seu site e contratar o serviço novamente. 

Portanto, quando uma empresa possui um domínio próprio, ela facilita para os seus consumidores e interessados uma maior facilidade nos momentos que ele precisa localizá-la para contratação novamente.

Aumento da credibilidade

Quando uma empresa possui um domínio próprio, ela transmite segurança e credibilidade aos consumidores com os quais conversa por meio da internet.

Uma vez que demonstra profissionalismo e que não é uma estratégia de simples golpe. 

Com isso, o público fica mais tentado a comprar dela, interessando-se por produtos e serviços que uma marca de qualidade e dedicada ao seu trabalho é capaz de proporcionar, como consequência aumenta o número de vendas e de potenciais clientes. 

Por exemplo, um usuário que procura por uma fabrica de bolsas e estiver em dúvida entre uma empresa aleatória e uma outra que enviou um e-mail exclusivo, ele escolherá a segunda opção, pois o e-mail vem de um endereço com o nome da empresa de interesse. 

Portanto, de maneira geral, ter um domínio exclusivo e dispor de todos os seus ramos, permite que os clientes tenham maior confiança no trabalho, uma vez que transmite credibilidade, colocando-a em destaque frente à concorrência. 

Ajuda no SEO

O SEO, Search Engine Optimization, refere-se a um recurso de melhora no ranqueamento em mecanismos de busca, ou seja, estratégias que permitem que um site apareça entre os primeiros resultados em uma busca. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar em um buscador por “aluguel de impressora”, os primeiros endereços a aparecerem serão aqueles que são mais relevantes e seguem melhores técnicas de SEO. 

Nesse contexto, possuir um domínio próprio permite que o tráfego orgânico da página, aquele através de visitas espontâneas à página aumenta. Isso porque ele é proveniente, normalmente, das plataformas de busca. 

Portanto, basicamente, o domínio próprio deixa a página mais relevante, sendo colocada em maior destaque em buscadores, o que aumenta o número de pessoas acessando-o e, consequentemente, o número de vendas e de potenciais clientes.

Facilidade de divulgação e acesso

É muito mais prático para o público memorizar um site com o próprio nome da empresa, o que torna o acesso em si mais fácil. 

Contudo, acima de tudo isso, ele facilita a divulgação, seja como recomendação ou como compartilhamento em outras plataformas. 

Por exemplo, um cliente de uma loja de papelaria gostou da pasta de papel personalizada que comprou de uma marca, ele irá desejar indicá-la para seus conhecidos. 

Se o seu domínio for personalizado, ela conseguirá falar e o outro entender sem dificuldade. 

Ao que se refere a sua divulgação em redes sociais, o domínio próprio cria uma conta profissional e de qualidade para os novos seguidores que a acessarem. 

Isto é, se um cliente se interessou por um copo personalizado com canudo de um determinado perfil numa rede social, quando ele entrar na conta e ver que ela possui um domínio próprio, ele se sentirá seguro em comprar.

Esse ponto se torna essencial, principalmente, para as pequenas empresas, uma vez que possuem contas com poucos seguidores nas plataformas sociais, o que pode não passar tanta segurança, cenário que o domínio personalizado é capaz de reverter. 

Fácil migração para diferentes plataformas

Muitas vezes, certas empresas iniciam suas atividades em um site simples, geralmente, gratuito. 

Contudo, com o seu crescimento, elas são obrigadas a adaptar a sua presença na web para o desenvolvimento real, tendo que migrar para outras plataformas.

Nessas situações, ter um domínio próprio permite que a migração para um ambiente com mais recursos seja feita com facilidade e sem a perda do endereço usado até o momento. 

Dicas para a sua criação

No momento de criação de um domínio personalizado, é importante seguir algumas dicas, pois elas serão capazes de aumentar o desempenho da estratégia e garantir o alcance de melhores resultados. 

Seguem algumas delas:

  • Adicione o “.com”;

  • Foque no uso de palavras-chave;

  • Crie um domínio curto;

  • Use palavras fáceis para falar e escrever;

  • Tenha um nome único;

  • Mantenha distância do uso de hífen;

  • Tente não usar letras dobradas;

  • Não estabeleça um limite para ele.

Assim, é possível criar um domínio de qualidade e que será capaz de proporcionar todos os benefícios que esse recurso tem a oferecer. 

Considerações finais

Portanto, ter um domínio próprio é essencial para qualquer um inserido no mundo digital como pessoa ou empresa, seja ela para venda de perfumes nacionais ou de instrumentos alimentícios. 

Ele é capaz de proporcionar diversos impactos positivos no seu desenvolvimento e permitir o acesso a diferentes formas de melhoria. 

É importante ressaltar o conhecimento sobre o assunto antes da sua criação, visando o uso correto e vantajoso de fato.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: