Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Diferenças entre hospedagem comum e hospedagem Wordpress

09/07/2020 às 16:05 Hospedagem de Sites WordPress

Diferenças entre hospedagem comum e hospedagem Wordpress

O CMS é uma parte importante na manutenção de um site ou blog. Em uma hospedagem de sites é possível instalar qualquer CMS de sua preferência, porém com a popularidade do WordPress alguns provedores passaram a oferecer uma hospedagem focada neste sistema. Mas mesmo para quem sabe o que é hospedagem de sites, pode ser complicado saber como avaliar essas diferenças.

A principal limitação deste tipo de hospedagem é que você não pode utilizar outro CMS, o que não deve ser um problema se você já possuir planos WordPress.

Vantagens de uma hospedagem WordPress

A principal vantagem em contratar uma hospedagem WordPress é poder contar com um serviço no qual a instalação desse CMS vai estar a um clique de distância, ou menos.

Com uma hospedagem Wordpress você não precisa se preocupar com o processo de instalação e pode partir direto para a parte prática: publicar seu conteúdo.

Vantagens de uma hospedagem convencional

Em uma hospedagem de sites convencional você tem liberdade de instalar o CMS de sua preferência. Além disso, os sites projetados pelo WordPress utilizam mais processamento do servidor devido ao uso de temas, plugins e layouts personalizados.

Por isso provedores oferecem planos de hospedagem WordPress com maior capacidade de armazenamento e transferência, o que também aumenta o valo pago pelo usuário. Por outro lado, uma hospedagem convencional pode armazenar qualquer tipo de site, com HTMLs simplificados que não exigiram tanto do servidor.

Motivos para utilizar uma hospedagem WordPress

O WordPress é conhecido por ser uma ferramenta que torna a criação de sites algo prático e acessível, simplificando o processo de escrever linhas e linhas de códigos. Assim mesmo que você não entenda nada de programação poderá contar com um site de aparência profissional.

Além disso o fato de se tratar de um sistema de código aberto trás inúmeras vantagens que não são consideradas na maioria das vezes. Por exemplo, um sistema deste tipo em geral é mais seguro, pois uma grande comunidade está trabalhando constantemente em atualizar as falhas de segurança.

Essa mesma comunidade funciona como um suporte sempre presente para todos os usuários (já que eles são parte da comunidade). Então se você tem alguma dúvida ou problema com sua hospedagem WordPress, uma rápida consulta em um fórum pode lhe ensinar tudo que precisa saber e até mais.

Motivos para utilizar uma hospedagem convencional

Em uma hospedagem WordPress você se torna refém de um CMS que necessita de diversos plugins para um bom funcionamento e têm menos controle sobre o seu site. Além disso a sua liberdade na edição do código é muito maior em uma hospedagem convencional.

Isso permite que você trabalhe com uma estrutura de linhas de código otimizadas. Não que não seja possível otimizar o WordPress (pelo contrário, há diversos plugins para otimização do Wordpress), mas nele você sempre está limitado pelo tema.

Além disso, é possível que alguns plugins do WordPress entrem em conflito com seus servidor e te deixem na mão.

Avaliando uma hospedagem WordPress

Para não ter problemas como site fora do ar ou até mesmo perda do seu site, é importante considerar alguns pontos ao escolher um plano de hospedagem WordPress.

Um destes pontos é em quanto tempo o seu site estará disponível após a contratação. É importante que esse processo seja rápido e eficiente, para que seu site não fique um minuto fora do ar. Um bom provedor deve resolver esta questão em no máximo duas horas, se possível alguns minutos

Avalie o armazenamento e taxa de transferência

Considere também o quanto oferecem de espaço e transferência na sua hospedagem. O espaço basicamente é o quanto você dispõe para armazenar seu site, e-mails e banco de dados, já a transferência é a contagem dos arquivos recebido e enviados ao longo de um mês. Após esse período a transferência é zerada e a contagem recomeça.

Um plano com armazenamento de 5GB e transferência de 100GB, significa que o seu site, e-mails e banco de dados não devem ultrapassar 5GB e que ao longo do mês você pode fazer download ou upload de até 100GB de arquivos.

Este é um plano com valor baixo e ideal para quem está começando um projeto, mas se o seu site é mais ambicioso é possível encontrar planos de até 15 GB de armazenamento e 300GB de transferência. Ou ainda contratar uma solução personalizada

ilustração servidor

Saiba como será feita a migração

É importante considerar como a migração da sua hospedagem será feita: seu site ficará fora do ar por quanto tempo? Na ISBrasil seu site não fica fora do ar um minuto. Tudo que você precisa é de um backup de seu site e alterar os seus servidores de DNS e seu site estará no ar, sem pagar nada a mais por isso.

Preze pela escolha de uma hospedagem WordPress com selo SSL

E não menos importante que tudo isso, é a consideração de um selo SSL no seu plano de hospedagem WordPress. O selo SSL indica que seu site é seguro aos visitantes e auxilia no posicionamento do site nas páginas de busca.

Avaliando uma hospedagem de sites

Todos os critérios usados na avaliação de uma hospedagem WordPress também devem ser considerados aqui. Mas é importante se atentar ao seguinte: um plano de hospedagem WordPress em geral oferece mais armazenamento e transferência, mas será quanto isso influencia?

Mesmo que uma hospedagem de site ofereça um armazenamento menor, o peso dos arquivos neste tipo de hospedagem também é bem reduzido, visto que os temas, plugins e layouts do WordPress consomem muito do espaço em disco.

Então, é possível contratar uma hospedagem de sites com um valor reduzido, tendo em mente que o tamanho de seus arquivos também será reduzido.

Quando for optar entre utilizar uma hospedagem de sites ou uma hospedagem WordPress, leve em conta todos esses fatores e decida qual se encaixa melhor no perfil do seu site. Aqui na ISBrasil oferecemos planos de hospedagem de site e hospedagem WordPress, ambas com SSL gratuito e serviço backup.

Gostou de nosso post? Compartilhe: