Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas para você que tem Loja NÃO perder clientes nas Olimpíadas

01/08/2016 às 13:46 Loja Virtual

Dicas para você que tem Loja NÃO perder clientes nas Olimpíadas

Como vender mais durante as Olimpíadas? Essa é uma das perguntas que estão martelando na cabeça de quem possui uma loja virtual e não quer perder público durante o evento.

Se você é uma pessoa antenada e por dentro das novidades, já deve ter notado que o mundo inteiro está voltando seus olhos para o Brasil.

Isso porque, pela primeira vez na história, uma cidade da América Latina sediará os jogos olímpicos.

Como todo grande evento, as Olimpíadas têm potencial para aumentar de vez as suas vendas ou acabar com elas, tudo depende das estratégias utilizadas por você durante o evento.

Certos de que os jogos olímpicos são uma oportunidade certeira de aumentar seus lucros, muitos empreendedores estão ansiosos pela abertura do evento.

Por outro lado, muitos outros empreendimentos podem estar correndo riscos de terem seus clientes dispersados pelo clima de “oba-oba” que está se formando no país.

Pensando nisso, a equipe da ISBrasil preparou um guia completo ensinando como aumentar vendas no e-commerce e mais sobre como vender mais durante as Olimpíadas.

É isso mesmo! Você não só evitará a perda de clientes, mas ainda venderá mais. É possível e nós vamos te mostrar algumas estratégias para chegar lá. Confira!

 

Como vender mais durante as Olimpíadas: apostando em uma estratégia de e-mail marketing

Sempre que pensamos em como vender mais, precisamos considerar o e-mail marketing. Sem dúvida nenhuma é essa a ferramenta com o maior ROI (retorno sobre o investimento) do mercado.

Porém, se estamos falando de uma estratégia específica para captar mais clientes e aumentar as vendas durante os jogos olímpicos, suas estratégias na hora de disparar e-mails precisam ser um pouco diferentes.

Em primeiro lugar é preciso relacionar um grupo de produtos do seu ecommerce que faça total sentido no contexto do evento.

Por exemplo:

Fazer campanhas promocionais de parafusos e canivetes é um pouco complicado. Não porque esses produtos não tenham saída ou não possam ser vendidos com desconto…

A única questão é que, na hora de relacioná-los especificamente com as Olimpíadas Rio 2016, não vai fazer muito sentido e o seu cliente entenderá rapidamente que você só está aproveitando a ocasião para vender mais.

Por outro lado, com um pouco de criatividade, a maioria dos produtos conseguem se encaixar bem em eventos desse tipo. A Lupo, por exemplo, lançou uma campanha de “cuecas da sorte” durante a Copa do Mundo de 2014.

Mesmo que a princípio não faça sentido, eles vislumbraram a oportunidade e a aproveitaram.

Bem, escolhido um grupo interessante de produtos, você agora criará uma campanha totalmente customizada com o tema das Olimpíadas.

Templates, botões, cupons de desconto… Faça tudo pensando no tema “Olimpíadas Rio 2016”. Dessa forma, ao invés de ser prejudicado pelo evento, seu ecommerce “surfará” a onda do momento.

É muito tranquilo fazer tudo isso utilizando um bom serviço de disparos de e-mail marketing no marketing digital. Se você ainda não possui um, pode contar com os planos de e-mail marketing da ISBrasil a partir de R$45 ao mês.

Campanhas promocionais customizadas

Seguindo em frente na operação rumo ao aumento de vendas durante os Jogos Olímpicos 2016, nossa próxima estratégia é a criação de super promoções que tenham tudo a ver com os jogos.

Nesse momento, o ideal é que as promoções sejam originais e irreverentes… Algo que faça as pessoas comentarem com os amigos: “Você viu o que aquela loja está fazendo? Que legal!”.

É isso o que gera engajamento e faz com que cada vez mais pessoas saibam da sua campanha.

Se você for só mais uma loja virtual dando 10% de desconto durante as Olimpíadas Rio 2016, pode funcionar até certo ponto... Mas você certamente não estará aproveitando todo o potencial do evento.

Quando falamos em promover uma ação original, estamos na verdade recomendando que você crie diferenciais. Grandes lojas de eletrônicos, por exemplo, fizeram a seguinte campanha durante a Copa do Mundo de 2014:

“Se você comprar o produto X hoje, estará participando automaticamente da promoção da semana que vem que consiste em multiplicar cada gol do Brasil por 10% de desconto no produto Y”

Não tem como negar: é uma estratégia bastante irreverente e interessante!

Além disso, se um cliente estiver muito interessado no produto X ou Y, ele provavelmente vai considerar muito bem antes de comprar em outro lugar.

Provavelmente muitos consumidores pensarão: “Chegou o grande momento de eu comprar o que tanto queria e ainda concorrer a um outro produto com MUITO desconto!”.

Bem, o resultado foi o 7X1 para a Alemanha e os consumidores nem lucraram tanto assim… Mas o que valeu mesmo foi a brincadeira!

É claro que você não tem o porte de uma “Casas Bahia” para fazer promoções desse tipo, mas pode apostar em algo mais modesto utilizando a mesma lógica. O importante é usar a criatividade para envolver o cliente com a sua marca.

arte de uma loja virtual

Apostar em novas linhas de produtos personalizados

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a cidade vai ficando cada vez mais cheia de turistas.

Se a sua loja estiver localizada próxima à região sudeste do país, talvez você possa apostar em uma estratégia de lançamento de uma linha temporária de produtos personalizados.

Por exemplo:

Digamos que você tem uma loja de camisetas personalizadas.

Com a chegada da internet, tudo ficou muito rápido. Durante os jogos, provavelmente surgirão memes e algumas modinhas que farão a cabeça dos torcedores que acompanham as competições de perto.

Pode ser, por exemplo, que surja uma camiseta padrão distribuída pelo patrocinador do evento que esteja tendo muita saída. Porém, o estoque era limitado e o modelo se esgotou.

Por que não utilizar a sua expertise em camisetas para montar algo semelhante e vender para aqueles torcedores que ainda não possuem o modelo?

As pessoas querem se sentir parte do grupo que está se vestindo daquela maneira… Elas querem tirar fotos com aquela camiseta que está aparecendo em todos os veículos de comunicação do mundo… Elas querem levar aquela lembrança para seu país de origem…

Você estará aproveitando uma onda, então o sucesso de vendas é certeiro!

É claro que esse foi só um exemplo. É possível fazer esse tipo de “lançamento improvisado” em diversos mercados.

É o que chamamos de criar as próprias oportunidades!

Conclusão

Gostou das nossas dicas sobre como vender mais durante as Olimpíadas? Temos certeza que, independente do segmento em que atua o seu ecommerce, ao menos uma das 3 estratégias será bastante útil!

Para qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo e responderemos o mais breve possível!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: