Designer: como trabalhar em equipe mesmo sendo freela

06/03/2019 às 08:36 Ajuda

Designer: como trabalhar em equipe mesmo sendo freela

De uma maneira geral, temos a imagem do trabalho do freelancer como algo individual e até mesmo solitário, em que o indivíduo faz os seus horários, estabelece suas metas e se compromete com as tarefas conforme as suas prioridades.

Entretanto, essa dinâmica vem deixando de ser uma regra, pois, muitas vezes as vantagens de um trabalho em equipe, mesmo sendo freelancer superam as especificidades dessa prática, havendo sim bons desempenhos freelancers em atividades conjuntas.

A perspectiva de liberdade e autonomia que comumente é atrelada ao freelancer não precisa ser extinta no trabalho em equipe, pelo contrário, desde que devidamente coordenada, ela pode ser compartilhada e muito bem-sucedida.

Tarefas são delegadas e projetos são executados de modo coletivo, quando a parte individual é realizada, mas a conjunta também.

O designer, por exemplo, tem em suas atribuições tarefas que podem ser realizadas perfeitamente de maneira individual e mais introspectiva, como também tem atividades que são enriquecidas com o ponto de vista alheio e a intervenção de outros profissionais que compuserem a equipe. Há projetos que são naturalmente multidisciplinares e isso não dispensa o designer freela.

O trabalho freelancer em equipe é também uma questão de economicidade em tempo e dinheiro, logo, de lucratividade.

Ao passo que apenas uma pessoa leva mais tempo em uma demanda multidisciplinar e exaustiva, por que não dividir e delegar o projeto para outras pessoas da equipe?

Sem contar que uma equipe é antes de tudo uma parceria, uma sociedade, o texto naquela arte que você, designer, não domina, é facilmente trabalhado pelo seu colega revisor de textos.

Será que preciso trabalhar em equipe?

Pondere os seguintes aspectos para responder a essa questão:

  1. Não tem mais tempo para aceitar trabalhos;
  2. Sua produtividade individual não é mais tão grande quanto antes;
  3. Está demorando demais para entregar um projeto;
  4. Há tarefas afins a sua que você simplesmente não consegue executar, pois, não são de sua área de atuação;
  5. Tem recebido muitos trabalhos e não consegue satisfazer ao cliente.

Se você responder sim ou pensar a respeito sobre algumas dessas questões, de repente, o trabalho em equipe solucione os seus problemas.

Delegar tarefas dentro de um grupo multidisciplinar não apenas é uma forma de tornar mais bem administrado seu tempo de trabalho, pois, se há mais pessoas trabalhando concomitantemente, o tempo gasto é menor para a mesma entrega.

Assim como, se você trabalha com profissionais de áreas diferentes, a chance de recusar um projeto por não dominá-lo por completo ou satisfatoriamente também é menor.

1 - Trabalhar bem em equipe gerando mais lucro:

A lucratividade está diretamente relacionada à economicidade, ou seja, ganhando-se tempo com multitarefas e se evitando o retrabalho, os projetos entregues são mais e o dinheiro obtido também!

Dessa maneira, um grupo de freelancers bem coordenados e com as tarefas bem delegadas trabalhará bem se esforçando pela otimização de seu tempo e de suas atividades, em equipe, isso é mais fácil.

Sem contar que a qualidade de vidas, podendo organizar o seu tempo extra para atividades prazerosas e pessoais, é bem mais significativa.

2 - Trabalhe bem em equipe trocando ideias e experiências:

O ditado diz que duas cabeças pensam melhor do que uma e isso é verdade quando esses profissionais freelancers estão dedicados e envolvidos no projeto e interessados em saber o que o colega da outra área tem a acrescentar à sua prática.

Novos trabalhos ou trabalhos aperfeiçoados surgem dessas parcerias! Pense você designer que seu trabalho pode ser elevado a outro nível se você trocar ideias com o ilustrador da equipe, por exemplo.

Os planos básico de hospedagem de site são ideais para quem está começando na internet, os planos custamo a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira agora!

3 - Trabalhe bem em equipe entendendo a necessidade de as tarefas serem delegadas:

Um líder não é nada sem a boa performance de sua equipe e, para tanto, ela deve ter suas tarefas bem estabelecidas e serem os melhores nisso, inclusive os freelancers.

Ainda que o trabalho freelancer já tenha um perfil temporário, é importante que você como designer se considere como parte de uma família, tornando-se presente e dedicado naquela equipe, dando o seu melhor.

Parte disso requer o entendimento de quais são suas tarefas no grupo, assim como de saber quando dar um passo à frente e influenciar positivamente o seu colega.

4 - Trabalhe bem em equipe e se sinta melhor:

Embora todos nós tenhamos os nossos momentos introspectivos, trabalhar em equipe é um estímulo a nossos dons sociais, a nossa capacidade de lidar e de se apresentar em sociedade.

O trabalho em grupo estimula a nossa interação com o outro, e isso é primordial para um bom trabalho de designer.

Seja para trocar ideia com um colega, seja para apresentar uma sugestão de mudança ao contratante, as habilidades sociais advindas do trabalho em equipe são fundamentais, além da motivação ganhada por se trabalhar com outras pessoas, o estímulo à competitividade saudável e ao desejo de entregar o melhor projeto.

5 - Trabalhe bem em equipe e entregue o seu melhor projeto:

Se há mais profissionais trabalhando conjuntamente, se há profissionais de diferentes áreas focadas em um mesmo projeto, obviamente a tarefa entregue beirará a perfeição.

Um trabalho antes lento será dinamizado e multitrabalhado em funções complementares.

Essa é uma maneira de dar novas soluções a problemas antigos do trabalho freelancer solitário: o tempo e o retrabalho em excesso, obstruindo sua lucratividade e qualidade de vida.

Gostou de nosso post? Compartilhe: