Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvedor freela: 4 maneiras de monitorar a concorrência

27/07/2018 às 10:06 Ajuda

Desenvolvedor freela: 4 maneiras de monitorar a concorrência

O mercado de programação está bombando e com isso surgem novos profissionais a cada dia.

E como o empreendedorismo também vem crescendo no Brasil, o número dos freelancers aumentaram bastante nos últimos tempos, se tornando uma tendência para os próximos anos.

Porém, quem se dispõe a trabalhar como desenvolvedor freelancer pode encontrar diversas dificuldades para se estabelecer financeiramente, por mais que a oferta de serviços esteja num ritmo crescente.

Isso por que a concorrência é ainda mais acirrada e é preciso se destacar no mercado para ter uma carreira de sucesso.

Uma das dicas mais dadas por sites e especialistas em marketing digital é o monitoramento da concorrência.

Isso mesmo! Estar sempre ligado no que os concorrentes do mercado podem ajudar a resolver problemas, entender o mercado e o principal gerar ótimos insights para garantir mais jobs.

Nos meios digitais existem excelentes formas para conseguir fazer um monitoramento eficiente de profissionais concorrentes e assim pode traçar metas e objetivos realistas para o seu trabalho.

É muio importante estar atento ao que acontece ao seu redor, então se feche a poucos clientes e a uma única estratégia de marketing.

Um dos passos para a libertação e a inovação é monitorar a concorrência.

Apesar de parecer contraditório, pense bem, analisar os métodos e as estratégias adotadas por concorrentes de sucesso podem lhe dar ferramentas essenciais para tornar o seu negócio rentável.

Confira nossas dicas e monitore a sua concorrência:

Tráfego de site

Muitas empresas grandes do ramo de TI possuem sites, assim também acontece com desenvolvedores que trabalham por conta própria ou tem negócios pequenos, com cerca de 1 a 3 funcionários.

Nesse ramo de serviços, um bom site é a principal ferramenta de conversão em vendas.

Ele serve como portfólio e reúne as principais informações sobre o profissional ou a empresa, o que acaba atraindo clientes que acham o site em pesquisas no Google ou mesmo por links patrocinados ou indicações nas redes sociais.

O objetivo aqui é que você selecione seus concorrentes diretos e também empresas de sucesso do ramo e consiga entender como é o ritmo de tráfego dos sites destes negócios.

Você pode utilizar, por exemplo, o Similar Web, ferramenta que permite que você saiba o volume e as origens de tráfego de um site, além de outros dados importantes como a taxa de rejeição e o tempo médio de cada sessão.

Fazer essa análise pode lhe ajudar a solucionar seus problemas com vendas, principalmente se você já tem ou planeja ter um site para fechar mais serviços.

Dessa maneira, será possível avaliar quais são as estratégias utilizadas pelos concorrentes para definir a sua.

Palavra-chave

Seguindo a mesma linha do exemplo acima, pesquisar quais são as principais palavras-chave usadas por seus concorrentes na internet também é uma excelente maneira de atrair mais clientes, e obviamente, fechar mais jobs.

Essa é uma ótima ideia, principalmente se você está pensando em fazer anúncios sobre seus serviços na web e nas redes sociais ou mesmo se você tem um blog e produz conteúdo sobre desenvolvimento web como uma forma de gerar autoridade na internet.

Existem boas ferramentas como o SEMrush, o KeyworkSpy e o SpyFu que podem lhe auxiliar na tarefa de identificar quais são as palavras-chave mais utilizadas por seus principais concorrentes.

Também é possível observar o comportamento nas redes sociais usando o SocialMention, por exemplo.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Redes Sociais

Muitos profissionais freelancers têm como principal fonte de divulgação de seus serviços as redes sociais.

A grande maioria possui páginas no Facebook, Twitter, Instagram, entre outras redes, onde promovem seus trabalhos, depoimentos de clientes, portfólio de serviços, etc.

Esses espaços também são bastante utilizados para atender potenciais clientes e gerar mais engajamento com eles.

Através das redes de seus concorrentes, você pode avaliar as menções e postagens deles para ter uma noção do que funciona melhor em cada rede social.

Algumas ferramentas como o Buffer e o HootSuite, por exemplo, lhe ajudarão bastante a monitorar os termos selecionados, além das páginas dos concorrentes e também vão facilitar sua vida na hora de criar e programas postagens para cada rede social do seu negócio.

Também existem plataformas específicas em cada rede social que podem lhe ajudar no monitoramento como o LikeAlyzer, para o Facebook, o Followerwonk, para o Twitter e o Iconosquare, para o Instagram.

Além de ser um excelente meio de monitorar a concorrência, é possível conquistar clientes de seus concorrentes, já que muitos consumidores costumam expor sua insatisfação com algum serviço nas redes sociais.

É aí que você entra! Ofereça seus serviços e ganhe mais jobs!.

Faça o caminho inverso

Pense comigo: Você é um desenvolvedor freelancer, logo muitos de seus principais concorrentes também atuam como freelas.

E uma das maneiras de saber diretamente como eles atendem os clientes, quais são os valores que eles cobram e justamente fazendo o caminho inverso, ou seja, se apresentando como um cliente.

Essa tática é bastante usada em muitos setores do mercado. Por exemplo, digamos que você tenha cadastro em um site de freelas e é nele que você consegue fechar seus melhores trabalhos.

Bom, você pode aproveitar e publicar um projeto como contratante e ver quais tipos de propostas você receberá.

Funciona assim: Pense num projeto que você gostaria de desenvolver e que costumeiramente você pega um job do tipo.

Por exemplo, a criação de uma loja virtual com plataforma de vendas e de estoque. Poste um projeto para esse tipo de serviço e peça referências e orçamento.

Com certeza, você receberá dezenas de propostas e poderá avaliar como cada profissional oferece seu serviço.

E assim ter uma noção do que está funcionando no mercado e o que mais lhe agradou nas ofertas que recebeu.

Fazer o caminho inverso pode ser uma excelente maneira de monitorar a sua concorrência de maneira direta, entrando em contato com que está competindo com você no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: