Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dados comportamentais: Qual é o impacto que eles geram em uma campanha de marketing online?

12/08/2021 às 21:43 Ajuda

Dados comportamentais: Qual é o impacto que eles geram em uma campanha de marketing online?

Os dados comportamentais são informações que guiam as estratégias de uma empresa, em especial a partir da construção de melhores produtos e serviços para clientes.

Portanto, é extremamente necessário em meio a projeção de campanhas de marketing digital.

Para entendermos melhor esse ponto, é essencial olhar para a potencialidade de empresas que param para pesquisar e compreender melhor seus consumidores antes mesmo de tomar decisões importantes, como a venda em e-commerce de convites personalizados.

Mas, muito se pergunta sobre como conseguir de fato essas informações. No geral, é possível captar de diferentes maneiras, mas sempre seguindo uma prioridade.

Por exemplo, se um negócio de venda de roupas de brechó quer saber como seu cliente pensa em relação às formas de consumo, seja online ou presencial.

Além de quais marcas melhor os atraem, o melhor é ter em mãos formatos de perguntas baseadas nessa questão.

Sendo assim, para de fato obter as vantagens que esses dados oferecem, o ideal é saber como começar a mensurar e trazer melhorias para sua empresa, seja qual for o seu ramo.

No texto a seguir vamos entender mais sobre essa essa ferramenta, sabendo dicas de como encontrá-la, como ela pode ser utilizada em meio a campanhas digitais de uma loja de caixa de papelão personalizada com logo e quais são suas vantagens.

O que são dados comportamentais e como mensurar?

Os dados comportamentais, como o próprio nome sugere, são informações que rondam as preferências, ações e comportamentos de clientes de uma empresa, o que ajuda o negócio a compreender melhor seus clientes e criar as melhores possibilidades de venda.

Ainda que muitos negócios reconheçam pontos de interesse em seus clientes, como informações sobre idade, localidade e até mesmo gênero, é importante ir além disso.

Afinal, quando falamos em um sentido de compras online, que vem sendo cada vez mais popular tanto por negócios quanto por consumidores, o contato presencial não existe, fazendo com que as estratégias de venda sejam cada vez mais conectivas.

Por exemplo, dentro de uma venda online de adesivos para sala é importante saber os comportamentos do cliente diante de uma verificação de um produto desejado.

Saber se esse cliente quer verificar melhor a qualidade do adesivo, entender melhor as cores, viabilizar uma visualização prática e simples de como o objetivo ficaria dentro de casa, e até mesmo prover formas de pagamento que sejam melhor adequadas.

Portanto, como vimos, é possível encontrar informações valiosas sobre como se comporta o cliente, e trabalhar melhorias que possam ajudá-lo a se sentir muito mais satisfeito.

Mensurar esses dados é de extrema importância, mas antes disso, é preciso saber os principais modos de conquistá-los. Alguns exemplos são:

  • Pesquisas;

  • Entrevistas;

  • Sistemas de CRM;

  • Dados em redes sociais;

  • Dados de vendas anteriores;

  • Feedbacks;

  • Testes de usabilidade de sites.

Toda e qualquer informação que conseguir de fato aproximar a empresa do modo de compra do cliente, conseguindo observar melhor sua prática desde o momento que procura por uma solução até a parte em que cogita o negócio é mais do que essencial.

Por essas e outras, a análise de dados deve ser uma plena realidade nas empresas, fazendo com que as equipes estejam muito mais interligadas com seus leads.

De que forma eles podem ser eficientes para campanhas

As campanhas feitas por empresas de fachada para comércio em ambiente online podem ser a chave para a conexão com seu cliente.

Visto que utilizam diferentes ferramentas para evidenciar um produto ou serviço, fazendo o mesmo para captar informações da audiência.

Geralmente, dentro dessas campanhas, existe um trabalho forte em anúncios, sejam em sites, como banners, aplicativos, vídeos e até mesmo dentro de uma rede social.

O ideal nesse momento é atingir mais profundamente o cliente, trazendo a importância do produto que a empresa oferece, mas também propondo um engajamento ou ação.

Para que isso de fato possa ser concretizado, bem como uma venda futura da empresa de notebook novo é necessário entender mais sobre os dados comportamentais, que podem transformar comunicações, identidades visuais, textos e até mesmo pontos de veiculação.

Por exemplo, o consumidor de um salão de beleza é o foco de impacto de uma campanha digital de uma empresa de produtos para o cabelo, utilizados após procedimentos.

Para tal, é preciso encontrar pontos que possam ligar os objetivos da empresa e da campanha com esse alvo, como o sentimento que essas pessoas têm a partir de produtos do gênero, formas que desejam encontrar soluções, linguagens, gírias, dentre outros.

O ideal de fato é procurar seu assertivo ao máximo, agregando tudo o que possa fazer um diferencial no momento em que aquela pessoa entra em contato com a comunicação.

Por conta disso, profissionais que trabalham na projeção de campanhas digitais têm como principal base de sua atividade a análise de dados, em especial de fontes como sistemas de CRM, que acompanham vendas, e também dados de engajamento nas redes e sites.

Todas essas informações, sempre que reunidas e bem analisadas, podem ser utilizadas como chave para um sucesso da campanha de uma loja de conserto tela Iphone 6.

Ainda assim, a campanha deve ser estruturada a partir de testes, que podem ir ao ar para mostrar se de fato as mudanças poderão ser ou não tão eficientes com o público.

Esses são conhecidos como os teste A/B, que são criados a partir de análises de dados, em especial os comportamentais, guiando comunicações, formas de fala e posicionamento da marca, procurando afirmar quais das ações melhor surte resultados no negócio.

A campanha, no entanto, muitas vezes pode vir dentro das próprias ações de vendas e estratégias de captação de clientes dentro dos sites e lojas online das marcas.

Um bom exemplo disso são testes dentro de uma loja de folder de apresentação que passam a utilizar com os visitantes formatos de análise de comportamento, como cliques em espaços importantes, oferecimento de cupons e de outros produtos.

Começando a trabalhar com dados comportamentais

Agora que compreendemos melhor o que são os dados comportamentais, fica muito mais fácil entender de que forma é possível começar a trazê-los à tona.

Sendo assim, em meio às principais fontes de captação do comportamento do cliente de uma empresa.

Abaixo serão informadas algumas das principais estratégias de captação e análise utilizadas por grande parte dos profissionais da área, algo que pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado e conquistar a máxima fidelização do cliente.

Estar atento a dados de redes sociais

As redes sociais são um prato cheio de informações sobre consumidores, podendo de fato guiar qualquer negócio e trazer mudanças que possam significar melhores e maiores vendas. O essencial, então, é olhar com cautela para cada ponto que possa ajudar.

Por exemplo, é importante analisar campanhas, a receptividade delas sobre as perspectivas dos clientes, e também formas de compreensão dos consumidores sobre as comunicações realizadas nas redes do negócio de bloco de pedido.

Trabalhar com ferramentas dentro do site

Dentro de um site é possível ter acesso a valiosas informações comportamentais, tendo em vista que muitos aplicativos e ferramentas conseguem mensurar com profundidade a formas de utilização da plataforma, preferência por produtos, horários de consumo, entre outros.

Além disso, é dentro dessa forma de obtenção de dados que muitas empresas conseguem observar a própria estruturação de um site, e procurar soluções para problemas.

Procurar ou promover pesquisas

As pesquisas são essenciais para qualquer negócio, em qualquer fase ou estágio que ele esteja no mercado. 

Isso porque garante um olhar sempre atualizado dentro do que é importante para a projeção de estratégias, e pode ser essencial para campanhas.

Também é interessante promover pesquisas, em especial aquelas que são mais focadas nos próprios consumidores da sua marca, colocando então pontos de particularidade.

Fazer entrevistas de usabilidades

As entrevistas são o ponto alto na busca por dados comportamentais, visto que a equipe da sua empresa consegue ter, com maior facilidade e proximidade, informações vindas diretamente de um cliente ou de um consumidor em geral.

O ideal é optar por perguntas mais profundas, que possam ser sinceras sobre o produto ou serviço, no geral, as formas de venda e até mesmo a usabilidade de compras online.

Considerações finais 

Assim sendo, a partir do trabalho diante de dados comportamentais, é possível chegar a uma proposta de análise.

Onde informações sobre o cliente compõem as principais campanhas de uma empresa, trazendo potenciais resultados às vendas e à comunicação do negócio.

Por meio de pesquisas, levantamento e análise de dados das principais ferramentas de contato com o público-alvo a empresa propõe uma melhor projeção daquilo que vende.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: