Conheça 3 desafios enfrentados por loja virtuais e saiba como vencê-los

07/02/2019 às 15:40 Loja Virtual

Conheça 3 desafios enfrentados por loja virtuais e saiba como vencê-los

O crescimento do e-commerce no Brasil é estrondoso nos últimos anos. E com a alta concorrência é preciso criar destaques competitivos perante aos concorrentes para atrair mais clientes no mercado.

E com isso, muitos empreendedores acabam tendo muitos obstáculos, enfrentando muitos desafios para implementar certas estratégias de marketing.

Existem muitos desafios para atrair novos clientes e para fidelizar consumidores que já compraram seus produtos.

Uma loja virtual recém lançada e sem grandes possibilidades de recursos para investimentos, por exemplo, pode demorar bastante para fechar a sua primeira venda.

Mesmo que se recorra a uma das saídas mais comuns que é o investimento na mídia paga, um e-commerce desconhecido pode ter dificuldades para venda, principalmente se o segmento do negócio for altamente concorrido.

Depois de passada essa fase, é hora de enfrentar outros desafios que se referem ao crescimento da sua empresa.

E a partir daí é preciso ter cada vez mais cautela e buscar formas inteligentes e baratas de transpor esses desafios.

Os desafios que vamos listar abaixo são bastante comuns em e-commerces de qualquer tamanho, porte ou segmento, atingindo todos os setores de mercado e é preciso entender como podemos superar os obstáculos com estratégias de marketing e vendas simples de serem implementadas.

Confira abaixo:

Aumento de tráfego nas lojas virtuais

Para vender é preciso que pessoas passem a visitar a sua loja virtual. Quanto maior for o número de visitantes, teoricamente, maiores serão as possibilidades de fechamento de vendas.

Mas como gerar tráfego? Uso uma estratégia para geração de tráfego orgânico? Invisto em mídia paga? Essas são algumas perguntas que empreendedores fazem quando tentam criar formar de ultrapassar essa barreira, gerar mais tráfego e superar esse desafio.

É claro que não é fácil, nem quando se está começando e nem quando você quer tornar o seu negócio mais rentável do que já é atualmente.

Com a concorrência cada vez mais alta, é preciso entender como se portar em redes sociais, como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, e também direcionar o investimento em mídia paga.

Como já falamos acima, o caminho mais rápido e recorrente para quem está começando é realizar um forte ou um possível investimento em mídia paga através de plataformas sociais.

Esse investimento pode ajudar a colocar a sua loja virtual em pé de igualdade com outros e-commerces, até certo ponto.

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?

Além de criar uma boa campanha de mídia paga, também será preciso investir em estratégias para a geração de tráfego orgânico.

Afinal, quanto maior o investimento em anúncios, maior será o custo para sua empresa obter os primeiros clientes e este pode ser um valor muito alto a pagar pelas vendas, gerando um empate ou mesmo um resultado negativo já de início.

Por isso, ter uma estratégia de marketing de conteúdo e de inbound marketing para a geração de tráfego orgânico num médio a longo prazo é importantíssimo para baixo o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

E claro, a principal dica para vencer esse desafio é mesclar o uso das estratégias de tráfego orgânico e de tráfego pago, para que sua loja virtual consiga ter as primeiras vendas no curto prazo e possa vislumbrar uma rentabilidade e ter mais estabilidade em médio e longo prazo.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Melhorar as taxas de conversão do seu negócio

Depois de conseguir gerar tráfego para o seu negócio em boa medida, é hora de fechar mais vendas e isso cai na otimização das taxas de conversão da sua loja virtual.

É preciso aumentar o número de visitantes que compram os seus produtos. Afinal, não adianta ter milhares de pessoas entrando no seu e-commerce e nenhuma delas comprar o seu produto.

Otimizar as taxas de conversão vão refletir em outras métricas importantes do seu negócio: o CAC, que já falamos acima, e o ROI (retorno sobre investimento).

É preciso entender o comportamento e as necessidades dos clientes para melhorar a conversão.

Leia também e descubra 4 hacks para turbinar seu tráfego e suas vendas em 2019!

A principal dica é criar uma estratégia de oferta de materiais ricos e um blog para aumentar a autoridade do seu negócio na web.

A criação e oferta de conteúdo de qualidade é uma excelente maneira de gerar credibilidade, se mostrar como especialista no assunto e inspirar confiança nos consumidores fazendo com que eles comprem seus produtos.

Dessa forma, você lida com a definição de um processo de funil de vendas e apresenta argumentos que levem consumidores para as próximas etapas, gerando mais leads e tornando eles em seus clientes.

Fidelizar mais clientes ao seu e-commerce

Por último, após gerar tráfego e melhorar a taxa de conversão, sua loja virtual terá outro desafio pela frente: reter os clientes.

Em outras palavras, você quer fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que após a primeira compra, ele continue comprando periodicamente novos produtos da sua loja.

Para isso, é preciso investir em atendimento personalizado, criar uma estratégia de marketing humanista e que possa atrair o cliente por atingir em cheio os seus principais pontos, provendo soluções para suas necessidades reais.

E é importante ressaltar, que são poucas as lojas virtuais que fazem isso, o que lhe é uma vantagem.

E além de um bom atendimento, é preciso criar um relacionamento mais íntimo com os clientes e assim aumentar as chances de fidelização do cliente.

E isso pode ser feito através de contato pelas redes sociais, por newsletter de e-mail e pela criação de promoções, de perguntas, de conversa que faça o usuário continuar ligado à sua empresa de alguma maneira.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: