Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Comunicação interna: entenda a sua importância

03/12/2021 às 00:01 Ajuda

Comunicação interna: entenda a sua importância

Desde sempre, a comunicação foi algo de extrema importância para consolidar relacionamentos profissionais. Com este fato em mente, o gestor de uma empresa precisa ser como um servomotor.

Porém, o que significa, de fato, este termo e porque ele é tão relevante para o mercado atual? Responderemos a essas e outras perguntas neste texto.

O que é comunicação interna?

Quando pensamos em comunicação e marketing, sempre nos lembramos de ações e conceitos para atingirem o público externo, certo? Dessa forma, temos certeza de que estaremos atraindo os clientes para nossos produtos, como um rolete para esteira, por exemplo. 

Porém, ao chegar em seu site, loja ou página em rede social, eles esperam um atendimento especial, inovador ou, no mínimo, coerente com a propaganda de marketing realizada.

O que fica claro é que, sem uma estratégia interna adequada, perderemos os clientes que já conquistamos. Lembrando que o foco é atração e fidelização.

Comunicação interna é um conceito estratégico que agrega táticas de junção de setores para atingir o máximo de qualidade no atendimento.

Um exemplo prático é imaginar um professor de auto escola que está sendo avaliado por um supervisor enquanto avalia um aluno. Nesse exemplo, as pessoas envolvidas precisam estar em sincronia para poderem cumprir o objetivo final.

Em outra analogia, pense em um profissional de manutenção de disjuntores. Ele e sua equipe precisam aplicar a comunicação interna.

Mas, por que? Você deve estar se questionando. Para que possam ter a certeza de qual aparelho aquele cliente tem e levar as ferramentas corretas. Ou seja, deve-se entender suas necessidades.

Para que isso ocorra, setores de coleta de dados devem agir em conjunto com a equipe externa. Esse comportamento natural deixa o usuário com aquele sentimento de valorização.

A importância da comunicação interna

Para entender  a importância dessa tática, vamos analisar alguns setores e vantagens desse método.

Melhora o clima organizacional 

Com certeza você já foi funcionário antes de ser um gestor. Deve saber quão chato e improdutivo é estar numa empresa onde as ordens existem e não há cooperação para cumpri-las.

Pois bem, com a estratégia aplicada, a comunicação entre os setores traz mais respeito entre chefe e funcionário e colaboração entre setores.

O espírito é cooperativo, deixando os projetos mais leves e compreensíveis. Desde o empreendedor até o funcionário final, existe uma ponte direta de relacionamento.

Aumenta a produtividade

Como citado acima, seu funcionário terá maior produtividade. Além do que, os setores e companheiros envolvidos no projeto estarão agindo em conjunto.

Com isso acontecendo, os processos todos serão elaborados, respeitando os limites e expectativas de cada colaborador.

Cada pessoa passa a entender melhor seu papel dentro da empresa, respeitando mais e ouvindo mais.

Diminui a rotatividade 

Empresários tendem a demitir menos, pois entendem os projetos que podem ser passados para cada colaborador.

Respeitando seus limites e não o sobrecarregando com diversos projetos e sem tempo correto definido.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: