Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Comunicação interna: conheça a sua importância empresarial

02/05/2022 às 15:24 Ajuda

Comunicação interna: conheça a sua importância empresarial

Quando você pergunta para qualquer gestor ou líder de uma empresa sobre a comunicação, muitos vão ressaltar a importância de estabelecer uma base sólida com seu público para conseguir vender mais seus produtos, como um armário de aço 2 portas, por exemplo.

Mas, para que seu negócio consiga, de fato, ser relevante com o público, é preciso trabalhar a comunicação interna antes, afinal, aquilo que sua empresa irá apresentar para o mundo precisa estar muito bem alinhado dentro de “casa” antes. É fundamental que todos os colaboradores estejam em sintonia e que todos os processos funcionem de maneira fluida e natural.

Se você ainda não sabe o porquê de investir na comunicação interna de seu negócio, nem o motivo dela ser tão importante, fique tranquilo, no texto de hoje vamos abordar tudo sobre ela e o porquê você deve investir em uma boa comunicação interna, preparados? Então vamos lá!

O que é a comunicação interna?

Antes de falarmos sobre sua importância, é crucial entender o que significa a comunicação interna, ela é considerada um conjunto de ações que tem como objetivo, facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização.

Ou seja, a comunicação interna trata de informar seus colaboradores sobre qualquer atividade, ação ou estratégia que esteja sendo desenvolvida pela empresa, fornecendo dados e fazendo com que, todos os funcionários tenham o mesmo tipo de informação sobre determinado assunto.

Para qualquer negócio, ter uma comunicação interna bem alinhada, auxilia muito na venda de produtos como uma mesa rústica de madeira, ou no desenvolvimento de qualquer estratégia. Abaixo, separamos alguns pontos em que ela ajuda dentro de um negócio, bora conhecê-los?

Alinhamento de discurso e de objetivos

O primeiro ponto em que a comunicação interna é fundamental é justamente em relação ao seu alinhamento de discurso e o objetivo da empresa. Ela permite que todos os colaboradores tenham plena consciência do que está acontecendo e quais são as metas de seus superiores.

Isso faz com que todos tenham objetivos bem alinhados e possam trabalhar juntos em prol do seu negócio, sem precisar se preocupar com qualquer tipo de desconexão ou contra mão que possa existir entre os colaboradores.

Produtividade e integração entre os setores

Sabendo com exatidão, onde sua empresa quer chegar, fica muito mais fácil de executar suas atividades e exercer sua função como colaborador, aumentando sua produtividade, e fazendo com que você otimize seu tempo e os recursos da empresa.

Além disso, uma boa comunicação interna permite a integração entre os setores, afinal, todos sabem quais são os objetivos e podem conversar entre si com muito mais facilidade e liberdade para tomar qualquer tipo de decisão.

Evita qualquer tipo de crise, rumores e fofocas

Sabe aquele burburinho que pode gerar um mal estar na empresa? Com a comunicação interna isso dificilmente vai acontecer, afinal, todas as pessoas que atuam dentro dela já saberão das informações e notícias em primeira mão, evitando qualquer tipo de crise.

Isso faz com que qualquer rumor ou fofoca seja espantado para longe do seu negócio, e a chance de acontecer uma crise diminui drasticamente, permitindo que o seu negócio funcione de forma muito mais coesa e precisa.

Engajar os colaboradores e diminui o índice de rotatividade

Uma boa comunicação interna, permite que os colaboradores fiquem muito mais engajados nas causas da sua empresa, afinal, eles já estão cientes de qualquer nova ação como o desenvolvimento de uma nova tinta térmica, fazendo com que eles tenham mais segurança e fiquem mais antenados às tendências de seu negócio.

Juntamente com esse fator, a rotatividade de funcionários diminui drasticamente na sua empresa, aumentando o número de pessoas que realmente desejam trabalhar no seu negócio.

Melhora o clima organizacional

Por fim, o clima organizacional é outro ganho que você acaba conquistando com uma boa comunicação interna, você consegue fazer com que, todas as pessoas que atuam no seu ambiente de trabalho, tenham muito mais prazer e estejam mais satisfeitas em trabalhar dentro da empresa.

Gerando é claro, um clima muito melhor e um ambiente muito mais saudável, trazendo consequentemente, muito mais produtividade e satisfação dentro do ambiente de trabalho.

Agora conte para gente nos comentários o que você acha sobre a comunicação interna, acredita que ela seja tão importante assim para o seu negócio? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: