Como Vender minha Empresa e saldar as dívidas

08/12/2018 às 09:02 Ajuda

Como Vender minha Empresa e saldar as dívidas

Com a crise econômica que o Brasil passou nos últimos anos, muitas empresas faliram e muitas outras estão em situação de calamidade e sem muitas saídas, prestes a fechar as portas.

Porém, muitos empresários não sabem como vender a sua empresa e saldar as dívidas. Por isso, fizemos esse texto, leia até o final e veja como fazer isso.

Se vender uma empresa já é complicado, imagine vender uma empresa om dívidas.

Com as contas no vermelho, fica ainda mais difícil tornar o seu negócio atrativo para o mercado e chamar a atenção de possíveis compradores.

Por isso, é preciso aprender a como fazer essa venda e saldar todas as dívidas mantendo a responsabilidade com seus clientes, seus funcionários e a manutenção da sua estrutura de trabalho.

Apesar de não ser uma situação ideal para venda, é possível vender uma empresa com dívidas e ainda obter algum lucro.

Em relação com empresas de hospedagem, por exemplo, é muito difícil manter o negócio que possui tantos gastos com suporte e infraestrutura mensalmente. E por isso, para manter o negócio é preciso ter uma boa base de clientes, o que muitas vezes não acontece.

Em outros setores do mercado, como o de agências digitais, por exemplo, que cresceu bastante nos últimos anos, as empresas continuam enfrentando dificuldades para balancear as receitas geradas por uma base de clientes e as despesas geradas por manutenção, suporte, funcionários, etc.

Então, vamos as dicas de como você pode vender a sua empresa e saldar as suas dívidas, confira abaixo:

Faça o cálculo de todas as suas dívidas

O primeiro passo é saber realmente, de maneira precisa, o quanto sua empresa deve no mercado e para quem ela deve.

Para isso reúna e estude todas as contas e se for preciso conte com a ajuda de um contador para fazer essa organização e evitar deixar alguma dívida de fora do pacote e sofrer posteriormente por isso.

Ter uma ideia do valor total das dívidas é importantíssimo para que você consiga encarar e propor uma maneira que facilite a venda do seu negócio.

Dessa forma, após esse cálculo será possível determinar o valor de venda do seu negócio, sem isso não será possível determinar o preço, podendo tornar sua empresa desinteressante para os compradores ou ser barata demais para saldar todas as dívidas que você possui.

Como as dívidas geralmente são transferidas para o próximo comprador ou arcadas pelo atual proprietário após a compra antes que a nova direção assuma.

Por isso, a primeira dica é reunir todas as dívidas, fazer esse levantamento, ter uma ideia real da situação do seu negócio para poder vender seu negócio por um preço satisfatório.

Teste 30 dias de Hospedagem Empresarial

Se possível, venda sua empresa por um valor abaixo do mercado

Uma empresa com dívidas, por mais que para compra-las o novo dono salde as dívidas ou já receba com as dívidas saldadas, é preciso compreender que a sua empresa perder valor de mercado simplesmente por não estar em dia, o que limita opções de crédito e implica numa desconfiança do mercado.

Por isso, é preciso ter um valor atrativo para atrair possíveis compradores com um valor um pouco abaixo da base do mercado.

Dessa maneira, você poderá vender mais rápido o seu negócio e impedir que juros aumentem o tamanho da sua dívida.

Caso, seu modelo de venda seja repassar as dívidas para o novo proprietário, esse valor de venda deve ser ainda mais baixo por não incluir o valor das dívidas que ficaram a cargo do novo dono.

Então, neste caso para que exista interesse de compradores será preciso baixar o valor de venda da sua empresa e possa achar um novo dono que aceite assumir as dívidas que a sua empresa possui.

Confira também: Hospedagem site grátis – bom negócio ou cilada?

Esteja presente no processo de transição para da sua empresa para o novo dono

É preciso frisar que é responsabilidade sua ajudar e se manter presente no processo de transição para garantir que seus funcionários e seus clientes estejam resguardados.

Além disso, se você deixar as dívidas para o futuro dono, você também terá a responsabilidade de deixa-lo a par de todos os débitos que sua empresa possuir.

Por isso, preze pela ideia de honestidade e seja responsável durante o processo de transição da sua empresa ajudando o novo dono a comandar o negócio dali para frente.

Para isso, mostre todos os balanços financeiros, faça relatório sobre a sua lista de trabalho, faça um levantamento das dívidas, entre outras coisas para deixar o novo dono do negócio inteirado.

Negocie o modelo de negócio para diminuir os prejuízos

Com um valor de venda abaixo do mercado, será preciso adotar um modelo de venda onde você possa recuperar parte desse valor perdido na venda num futuro a curto e médio prazo.

Quem tem uma empresa de hospedagem, por exemplo, pode vender o seu negócio e ganhar uma comissão mensal sobre os clientes que a empresa possui no momento da venda.

Nesse modelo, você consegue manter uma remuneração mensal fixa pelo tempo em que estes clientes se mantenham assinantes do serviço.

Outra maneira de ganhar dinheiro no pós-venda é negociar uma remuneração na participação dos lucros da sua empresa, o que garante um valor anual para receber após a venda do seu negócio.

E para isso, você pode se manter presente durante a transição e após a nova direção assumir o controle da empresa.

Isso pode ajudar a ideia de manter uma remuneração após a venda de um negócio, mesmo que você tenha que vender abaixo de mercado e saldar as dívidas existentes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: