Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como Vender minha Agência Digital?

06/12/2018 às 21:02 Marketing

Como Vender minha Agência Digital?

A crise econômica pegou muita gente de surpresa e apesar do surto de empreendimento que surgiu no Brasil nesse período, muitas empresas não estão conseguindo se manter no mercado e vem tendo prejuízo mês após mês.

Entre os setores que mais cresceram, mas também foram bastante atingidos podemos citar o setor de marketing e comunicação.  

Apesar de muitas agências terem surgido no período, a grande maioria delas não consegue aumentar e nem manter uma base de clientes significativa.

E isso tem como principal responsável indiretamente a própria crise. Como assim? Bom, é simples, as agências digitais prestam serviços de marketing digital para outros clientes do mercado e como a crise afeta todos os setores, o número de potenciais clientes que estão dispostos a investir no marketing de seus negócios diminuiu.  

O "Markering Caseiro" atrapalhou as Agências Digitais?

Devido ao crescimento de redes sociais e outras ferramentas gratuitas, muitas empresas decidiram fazer uma espécie de “marketing caseiro” e rechaçar a contratação de uma agência para isso. Isso diminui a possibilidade dessas agências digitais terem uma boa base de clientes.

Essa limitação de potenciais clientes dispostos a pagar por serviços de marketing gera uma maior concorrência entre as agências digitais.

E lógico nesse mercado a uma demanda de pequenos e médios negócios que não conseguiriam, por exemplo, pagar uma grande agência de marketing.

Porém, aí entra uma outra dificuldade para obter esses clientes, existem inúmeras pequenas agências de marketing.

Segundo pesquisas, mais de 60% das agências digitais do Brasil possuem no máximo cinco clientes e empregam poucos profissionais justamente por não conseguirem aumentar a sua base de clientes.

E por isso, muitas vezes trabalhar para dois ou três clientes, por exemplo, tendo que manter outros profissionais em sua equipe para lhe ajudar não gera lucro algum.

Apesar de boa demanda, pequenos e médios negócios não possuem a possibilidade de pagar um alto valor pelos serviços, muitas vezes nem o valor de mercado.

Por isso que muitas vezes tentar manter sua agência digital não é algo vantajoso, por que muitas vezes você não consegue ter as condições de trabalho para desenvolver o serviço por não possuir lucro com isso.

Confira também: Hospedagem barata de site compensa?

Vender a sua agência digital é uma alternativa viável para não deixar seus clientes desassistidos e ainda obter uma boa grana para saldar possíveis dívidas e ainda ter uma porcentagem de lucro com a negociação.

Para lhe ajudar a viabilizar a venda da sua agência digital, vamos dar dicas abaixo de como conseguir escolher o melhor comprador e evitar problemas no pós-venda, garantindo lucro com a compra do seu negócio, confira:

Vender a sua agência digital é a melhor opção?

Essa é uma pergunta que você deve ter uma resposta clara para ter certeza sobre a decisão de vender a sua agência digital. Essa decisão é muito séria e antes de definir pela venda, é preciso fazer uma boa avaliação de mercado.

Um erro de muitos empreendedores é vender um negócio sem saber o porquê, sem estudar como fazer, enfim se ter a real noção se a venda é realmente a melhor opção.

É preciso avaliar alguns fatores do seu mercado para tomar uma decisão definitiva e embasada sobre a venda.

No ramo de marketing e comunicação, mas especificamente entre as agências digitais é preciso avaliar o potencial de crescimento da sua empresa a curto e médio prazo.

Se a sua conta não está fechando hoje, veja o que você precisa fazer para ter mais clientes.

Se o investimento em promoção do seu negócio, e claro, em estrutura e equipe para atender mais clientes não é viável no momento ou não trará o retorno esperado, é hora de pensar em vender o seu negócio.

Fez as contas e o prejuízo não diminui? Então venda a sua agência. Analisando as possibilidades do seu mercado, você terá a certeza pela venda e de fato estará decidido.

Teste 30 dias de Revenda.

Como posso vender a minha empresa?

Muitos não sabem, mas existem alguns modelos de venda para as empresas e por isso é preciso saber qual é o melhor para negociar a venda da sua agência digital.

Uma agência possui alguma estrutura que deva ser mantida mensalmente, mas principalmente tem como principais ativos a sua equipe de profissionais e os seus clientes.

E para vender esses ativos, você deve analisar como você gostaria de ver sua agência atuando no futuro.

Gostaria que seus tenham os mesmos serviços? Que os profissionais da sua equipe continuem trabalhando na empresa após a compra? Aceita que sua empresa seja incorporada a outra ou quer que o nome seja mantido? É preciso responder essa pergunta.

Manter os seus profissionais trabalhando sob novo comando é uma maneira de garantir que eles não serão prejudicados por conta da venda, por exemplo, e isso é importantíssimo para manter networking e pode voltar a contar com eles futuramente.

Outro fator importante é manter seus clientes assegurados, não dá para de uma hora para outra dispensar o cliente, isso o deixa na mão e faz sua empresa perder valor, já que com isso ela perde ativos.

Em alguns modelos de venda ainda é possível manter uma comissão mensal sobre os clientes que sua empresa possui, transformando um prejuízo e em alternativa de lucro.

Isso pode ser importante para sair por cima com a venda da sua agência digital.

Escolha bem o comprador da sua agência digital

É preciso entender que vender sua empresa não lhe exume de responsabilidade principalmente perante os seus clientes.

Por isso, é preciso avaliar e buscar referências dos potenciais compradores para garantir que você não terá problemas futuros.

Por isso, saber se o comprador tem capacidade para manter a qualidades dos serviços que você presta por seus clientes é essencial.

O ideal é que você cheque informações e veja se o novo dono é especialista em marketing e conta com uma estrutura capaz de incorporar a sua agência digital sem dificuldades.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: