Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como vender mais usando Business Intelligence?

28/03/2018 às 12:07 Hospedagem de Sites

Como vender mais usando Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma ferramenta poderosa que permite melhorar o desempenho das vendas de sua empresa, de uma forma exponencial. Todos os dados apurados são convertidos em informações relevantes, que são usadas como base para a tomada de decisões de gestão mais corretas e assertivas com o objetivo de vender mais com uma margem de lucro maior. Leia todo esse artigo e conheça algumas dicas de como vender mais usando Business Intelligence.

Análise do comportamento do consumidor

Quando se fala em análise de comportamento do consumidor, você logo pensa em várias coisas, certo? Na verdade, o Business Intelligence contribui para que uma empresa entenda os seguintes pontos:

  • Quais produtos o consumidor prefere;
  • Qual é a frequência de compra do cliente;
  • Quais são as formas e prazos de pagamento mais comuns;
  • Qual é a taxa de inadimplência dos consumidores;
  • Idade, sexo, classe social dos clientes;
  • Quais lugares ele gosta de frequentar;
  • Que tipo de sites ele tem o hábito de acessar;
  • Quais assuntos o consumidor tem mais interesse;


É claro que esses são apensas alguns exemplos mais comuns. Com todas essas informações de forma clara, torna-se possível traçar as estratégias de marketing da empresa com mais precisão, tornando-as mais direcionadas. Como consequência, a taxa de sucesso destas estratégias também aumenta consideravelmente.

Veja um simples exemplo: se você não conhece a fundo o seu público consumidor, pode acreditar de forma errônea, que ele é composto majoritariamente por homens quando, na verdade, a maioria é de mulheres.

Diante desse engano, se você desenvolver uma campanha de marketing digital com ênfase no público masculino, sua empresa não vai ter a conversão em vendas esperada, pois o público real não vai se identificar com sua campanha. Em suma, você vai perder tempo e dinheiro desenvolvendo uma estratégia para um público-alvo errado. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Como o BI pode auxiliar nas avaliações de ações de marketing digital?

Como já foi dito anteriormente, o BI permite entender melhor o perfil do seu cliente criando todas as ações de marketing digital bem mais direcionadas. Mas esta não é a única relação entre BI e marketing. Com a inteligência de mercado, você também pode mensurar e analisar os resultados de uma determinada ação de marketing, para identificar sua taxa de sucesso.

Por exemplo, se você usar a tecnologia ERP vai ter uma análise precisa de quantas vendas resultaram de uma determinada estratégia de marketing. Por exemplo, se você tem uma loja virtual, pode rastrear todos os pedidos que chegam através do site. Utilizando os relatórios de sistema é possível comparar o volume destes pedidos em relação a todas as vendas da sua empresa.

Você também pode usar as tecnologias voltadas para Big Data que permitem coletar informações de várias fontes, inclusive de toda a internet. Dessa forma, você pode mensurar todo o impacto que uma campanha de marketing digital está gerando na rede, contabilizando as referências que os usuários da web estão fazendo a ela.

Os benefícios do BI em suas ações de marketing mostram que toda estratégia pode ser mensurada, aplicada e analisada com o uso de algumas ferramentas específicas, tornando todo o processo mais simples e eficaz. Dessa forma, as vendas e a fidelização dos clientes ficam muito mais fácies e rápidas.

Outro detalhe importante é o tempo economizado para toda sua equipe com uso dessas tecnologias, se comparado à tarefa de pesquisar e registrar manualmente tais referências. Seus colaboradores podem se concentrar somente na análise dos resultados e na identificação da posição dos consumidores em relação à sua campanha.

Menos burocracia, mais vendas!

A ideia de que a informação é uma ferramenta essencial para aumentar as vendas não é novidade para ninguém. Quanto mais você conhece o mercado, o seu negócio e o cliente maiores serão as chances de se concretizar mais vendas. Contratar pessoas para fazer a análise e a coleta de dados é coisa do passado.

Deixe essa tarefa por conta das ferramentas disponíveis. Usando toda a tecnologia disponível para cuidar desse trabalho burocrático, sua equipe pode estar focada no core business, que é o coração dos seus negócios, ou seja, aquilo que realmente agrega valor: as vendas. Dessa forma, será muito mais fácil atingir as metas da empresa e fazer o negócio prosperar. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

3 maneiras para você melhorar as vendas com o BI

Identificar e focar em clientes de maior lucro:com o Business Intelligence você pode classificar seus clientes baseando-se na frequência e no valor das suas compras. Com os dados em mãos, você pode criar com maior precisão, um perfil dos clientes mais rentáveis para sua empresa e pode direcionar seus esforços de marketing para todos os perfis semelhantes.

Gerenciar melhor as vendas dos produtos: usandoo Business Intelligence você pode gerenciar, com muito mais precisão, todas as suas vendas. Por exemplo, as promoções de produtos, itens de baixa saída na loja, valores atípicos e níveis de estoques de mercadorias. Como consequência, o aumento da margem de lucro é mais do que garantido. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Medir as ações de marketing: O Business Intelligence também pode auxiliá-lo no planejamento, monitoramento e avaliação do sucesso de todas as suas estratégias de vendas promocionais. Dessa forma, os orçamentos e marketing podem ser otimizados para que suas ações sejam cada vez mais assertivas, fazendo o cliente bater o martelo.

Conclusão

Você deve ter percebido que o Business Intelligence é uma ferramenta poderosa na otimização de processos e que deve ser usado de forma estratégica pelos setores de vendas e marketing. Dessa forma, todos os processos ficam muito mais simples, o nível de satisfação do cliente aumenta, proporcionalmente à lucratividade de todo o seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre como vender mais usando Business Intelligence?Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte sempre com nossa equipe. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: