Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como utilizar o Crontab na hospedagem de site

07/10/2016 às 08:25 Hospedagem de Sites

Como utilizar o Crontab na hospedagem de site

Você já se atentou a todos os recursos disponíveis no Painel de Controle de seu plano de hospedagem? São diversas opções interessantes e que ajudam na performance do servidor e na execução de tarefas, aperfeiçoando o trabalho e tornando bem eficiente. O Crontab é um desses recursos que pode ajudar bastante, otimizar as tarefas e te fazer ganhar tempo!

Para quem já conhece essa ferramenta, garante que seu uso é prático e facilita muitas ações. Tecnicamente, ele vai muito além de um simples agendador de tarefas. Por isso, para saber tudo sobre o Crontab e como ele funciona passo a passo, preparamos esse artigo com muitas dicas. Acompanhe!

Conheça os tipos de marketing

O que é Crontab?

O Crontab trata-se de uma configuração do Cron, uma ferramenta específica do Linux ideal para criar tarefas através de scripts em shellscript ou PHP. Basicamente, é um programa para agendamento presente em praticamente todos os servidores de hospedagem, disponível conforme o plano escolhido.

Com esse atributo, você consegue programar a execução automática de acordo com a data e hora (mês, semana ou dia), geralmente métodos administrativos e para gerenciamento e manutenção do sistema em diversos fatores.

Benefícios do Crontab

Dentre os benefícios desse atributo estão: análise de segurança do sistema, busca por links quebrados, backup, disponibilizar arquivos de log para o cliente em tempo determinado, acesso de pastas específicas, dentre as mais diversas criações de tarefas.

Como usar Crontab?

O uso do Crontab pode ser feito tanto diretamente, por meio de um Cron externo que é disponibilizado em planos mais básicos de hospedagem, ou então de modo personalizado, presente diretamente no Cpanel em opções com mais recursos (servidor dedicado, por exemplo).

Na dúvida, você deve entrar em contato com a empresa de hospedagem para saber em quais planos essa ferramenta está incluída. Para quem tem um conhecimento técnico mais apurado, é fácil configurá-la. Do contrário, basta pedir auxílio ao suporte ou seguir o modelo de diversos tutoriais disponíveis na internet.

O acesso ao Crontab se dá diretamente pelo Painel de Controle. Geralmente, o usuário precisa confirmar o uso desse programa para que o script comece a funcionar normalmente. Embora não haja um limite de agendamentos, é bom deixar claro que quanto maior a execução de tarefas, mais espaço será consumido, portanto, é necessário ter bom senso e saber exatamente aonde contar com esse recurso.

Entendendo o Crontab

Parece difícil, mas o funcionamento do Cron é bem simples, basta entender o que significa cada ponto desse programa. Preparamos um tutorial que decifra tudo sobre essa ferramenta. Para começar, existem quatro diretórios especiais que já podem ser configurados diretamente:

Parâmetros:

- l usuário: lista as tarefas agendadas para o usuário;

- e usuário: edita o agendador;

- r usuário: apaga o arquivo do usuário;

- c diretório: especifica um diretório para o Crontab.

Sintaxe

mm hh dd MM ss script.

Usuário

É quem executa o comando, geralmente não é preciso especificar.

Comando

Define a tarefa que será executada.

No caso de um agendamento personalizado, entenda como funciona cada atributo:

- Para minutos: de 0 a 59;

- Para horas: de 0 a 23;

- Para dias: de 1 a 31;

- Pra meses: de 1 a 12;

- Pra dias de semana (segunda a domingo): de 0 a 6.

Nos dias de semana: 0 = domingo, 1 = segunda, 2 = terça, 3 = quarta, 4 = quinta, 5 = sexta, 6 = sábado. Vale lembrar que os nomes sempre estarão em inglês (Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday).

Quanto aos símbolos:

- Asterisco (*): refere-se a todas as opções possíveis;

- Hífen (-): intervalo. Se for de 1 a 10, escreve-se 1-10;

- Vírgula (,): lista de valores. Se for de 1 a 10, escreve-se 1,10;

- Barra (/): valor de intervalo entre números específicos em hora ou data.

No mais, é só escolher corretamente o tempo de execução para fazer o agendamento. Para entender melhor, imagine que você programe uma tarefa para os cinco primeiros dias do mês, às 16 horas e 30 minutos:

- Minutos: 30

- Horas: 16

- Dias: 01-05

- Meses: *

- Dias da semana: *

Outro exemplo mais específico de configuração do Crontab passo a passo:

- Todo dia de hora em hora (hora cheia): 00 * * * * /bin/script

- De cinco em cinco minutos todos os dias: 00-59/5 * * * * /bin/script

- Nas seguintes horas: 10, 12, 16, 18, 22 aos 15 minutos da hora: 15 10,12,16,18,22 * * * /bin/script

- Nos primeiros cinco dias do mês às 16:30: 30 16 01-05 * * /bin/script

- De segunda a sexta ao meio dia e à meia noite: 00 00,12 * * 1-5 /bin/script

- Script rodar Segunda, Quarta, Sexta às 2 horas: 0 2 * * mon,wed,fri /bin/script

- Script para rodar Terça, Quinta às 3 horas: 0 3 * * tue,thu /bin/script

- Script para ser executado minuto a minuto: */1 * * * * /bin/script

Viu como é bem simples? Seguindo as instruções passo a passo, é configurar, salvar e sair do sistema. Como dito, serve para diversas tarefas que otimizam o gerenciamento do servidor. Para ter uma ideia melhor, acesse o site crontab.guru. É bem usual e interessante para quem ainda não conhece esse programa.

Concluindo

Vale a pena usar o Crontab para uma otimização total do sistema tanto para você quanto para seus clientes. O agendamento flexibiliza e garante que todas as tarefas sejam executadas em seu tempo e com total eficácia. Para quem lida com hospedagem nos mais diversos níveis, é uma ótima opção que pode ser incluída a seu plano, melhorando toda a execução do servidor!

Para saber mais, conheça os planos da ISBrasil, que contam com esse programa e ajudam no total gerenciamento de seu negócio online. Entre em contato pelo site, e-mail ou redes sociais para escolher o mais indicado para seu caso. A ISBrasil também oferece Hospedagem de sites 30 dias grátis. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte!

Até a próxima!

Gostou de nosso post? Compartilhe: