Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar provas sociais no seu negócio para vender mais

03/08/2019 às 09:58 Redes Sociais

Como usar provas sociais no seu negócio para vender mais

A prova social é uma das melhores maneiras de fazer seus clientes vender seus produtos. Podemos dizer que a prova social é uma forma de “boca a boca virtual” da sua empresa.

Os consumidores estão bem mais exigentes após a era do marketing digital, e buscam toda e qualquer informação sobre uma empresa antes de fechar uma compra.

E um dos fatores que influenciam na decisão de compra é a opinião de outros clientes.

Por isso, levar os seus clientes a compartilharem as boas experiências que eles têm com seus produtos e serviços, é uma forma barata de promover a sua marca no meio digital.

O que é prova social?

A prova social é um depoimento, uma indicação de outras pessoas para seus produtos. Sabe quando alguém vai a um restaurante e depois conta para os amigos como a comida é boa? Então, hoje é possível fazer isso pela internet.

As principais redes de fast food, por exemplo, incentivam clientes a compartilharem seus momentos com a marca.

Muitas pessoas gostam de pedir indicação na hora de comprar um novo produto ou contratar um novo serviço, então imagina se os seus clientes atuais derem boas informações da sua empresa. A possibilidade de fechar uma venda aumenta bastante, certo?

E se eles fizessem isso virtualmente, logo o potencial teria um alcance bem maior, podendo chegar a boa parte dos seguidores do cliente.

Assim, ao verem um amigo falando bem da sua marca, utilizando seus produtos, as pessoas criam mais confiança em uma empresa.

Por que a prova social é uma tática de vendas importante para qualquer negócio?

A prova social é uma excelente maneira de gerar confiança nos consumidores. Entre os principais motivos para usar essa tática de vendas, podemos citar os seguintes:

  • Maior alcance: Quando uma pessoa posta um depoimento sobre seu produto nas redes sociais, ela está ampliando o alcance da sua empresa para todo o seu círculo de amigos.
  • Gerador de confiança: Ao verem amigos compartilhando experiências positivas com a sua empresa, outras pessoas passam a confiar no seu negócio, e assim buscam mais informações sobre ele.
  • Semelhança com os seus clientes: Um dos motivos para seguirmos outras pessoas nas redes sociais são as semelhanças, os gostos em comum. Em outras palavras, além de um maior alcance, você tem seus produtos exibidos para um público, que provavelmente, tende a se interessar por ele.
  • Gerador de autoridade: Para vender no mercado digital é preciso construir uma boa reputação. E as provas sociais são essenciais para aumentar a credibilidade do seu negócio na web.

Confira também: Como aumentar o tráfego da sua loja virtual.

Como posso usar as provas sociais no meu negócio?

Existem várias formas de incentivar os seus clientes a falarem do seu negócio. A prova social pode ser produzida de diversas formas.

Abaixo, vamos listar as principais formas de levar clientes a fazerem provas sociais para promoverem o seu negócio em suas próprias redes sociais, confira:

Depoimentos

A maneira mais comum de produzir provas sociais para o seu negócio são os depoimentos dos clientes.

Basicamente, o cliente fala da experiência que teve com sua empresa e seus produtos, e isso pode ser feito de várias formas, como por vídeo, por texto ou por áudio.

Além de gerar provas sociais para o seu negócio, você também gera conteúdo com os depoimentos.

Muitas empresas estão incentivando o envio de depoimentos pelo Instagram, assim o cliente pode gravar um vídeo rápido no smartphone, postar nos Stories e marcar o perfil da sua marca.

Assim, além de aparecer no perfil do seu cliente, você pode repostar o depoimento nos seus Stories e salvá-lo nos Destaques do seu perfil, para que todos os novos usuários que cheguem ao seu perfil possam ver os depoimentos dos seus clientes.

Use os recursos de avaliação do Facebook e do Google

Sua empresa provavelmente tem uma página no Google Meu Negócio (aliás, se ainda não tem você devia correr para fazer) e também tem uma fanpage no Facebook.

E tanto o Google como o Facebook possuem um recurso que permite os usuários avaliarem as empresas.

Incentivar a avaliação dos clientes por estes dois caminhos também é uma excelente forma de produzir provas sociais para o seu negócio.

Dessa forma, o próprio cliente pode classificar a sua empresa e postar uma pequena justificativa sobre a nota.

Essas avaliações ficam expostas para todos os usuários no Google e no Facebook.

Assim, sempre que novos usuários chegarem as páginas da sua empresa, em alguma das duas plataformas, eles poderão ver as avaliações e ler todos os comentários feitos pelos seus clientes.

Crie hashtags para a sua marca

Para aproximar os clientes da sua marca, você pode criar uma ou mais hashags para o seu negócio.

O Starbucks, por exemplo, criou o #momentoStarbucks, incentivando clientes da marca a postarem a hashtag junto de uma foto, sempre que estiverem degustando algum produto ou em alguma das lojas. Essa é a ideia!

Crie uma hashtag para sua empresa, seja criativo! Dependendo do seu setor de mercado, incentive os usuários a postarem fotos com os seus produtos e serviços. Isso fará com que sua marca alcance muito mais usuários organicamente.

Essa é uma forma de registrar os bons momentos dos clientes com a sua empresa, isso é essencial para trazer a sua marca para o dia a dia das pessoas.

A intenção das hashtags é promover a sua marca nas redes sociais através da criatividade, então use e abuse dessa ideia!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: