Como usar o SimilarWeb para analisar a sua concorrência?

10/12/2019 às 19:05 Marketing SEO

Como usar o SimilarWeb para analisar a sua concorrência?

Analisar a concorrência é importante no mercado atual. Precisamos estar de olho em nossos adversários para reagirmos a novas ações e seguirmos tendências que atraiam mais clientes.

Uma das melhores ferramentas para monitorar correntes é o SimilarWeb.

Acompanhar o desempenho dos concorrentes faz parte de qualquer estratégia de marketing. Se você ainda não faz isso, é hora de começar a fazer! Monitorar concorrentes é uma excelente maneira de ter insights para otimizar o seu próprio negócio.

O que é o SimilarWeb?

O SimilarWeb é uma ferramenta 100% online que possibilita o monitoramento e análise de sites e aplicativos. Há um plano gratuito que permite cinco resultados por métrica, entre outros recursos.

Também há planos pagos completos que podem ter seus valores discutidos com consultores do serviço.

A ferramenta é altamente acessível. Para usar o SimilarWeb você não precisa baixar nenhum software ou aplicativo. Basta acessar o site do serviço e pronto! E você pode fazê-lo pelo computador, pelo tablet ou pelo smartphone.

Para usar a ferramenta é bem simples. Ela possui uma barra de pesquisa, onde você pode buscar por sites e aplicativos, digitando URL ou nome. Selecionando o site ou aplicativo, você recebe um relatório completo sobre ele.

Essa é a ferramenta que você precisa monitorar concorrentes e comparar seus resultados com os deles.

Dentre as métricas disponíveis no SimilarWeb podemos citar posição no ranking, de busca, taxa de rejeição, número de visitas, origens de tráfego, entre outros.

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?

Como monitorar concorrentes pelo SimilarWeb?

Para fazer as buscas e comparações pela ferramenta é bem simples. Para começar abra o site do SimilarWeb.

Na página inicial, você verá um mapa visual que mostra os principais sites, de acordo com o segmento, e algumas informações importantes sobre eles.

Na parte superior esquerda da tela, você verá uma barra de pesquisa. A barra fica ao lado do logo do SimilaWeb.

Clique sobre ela e digite a URL do site ou o nome do aplicativo que você deseja fazer uma análise.

Se quiser analisar a sua própria empresa para teste, coloque a URL do seu site. Em seguida, clique no ícone de lupa para realizar a pesquisa.

Você automaticamente será levado para a página com o relatório da pesquisa, onde é possível ver muitas métricas interessantes, como por exemplo:

  • Ranking em relação ao volume de tráfego
  • Total de visitas no último mês e no período de seis meses
  • Páginas por vista
  • Duração média de sessão
  • Taxa de rejeição
  • Perfil do público visitante
  • Origens de tráfego

No caso de aplicativos, as principais métricas são:

  • Ranking de uso do aplicativo
  • Rankings de classificação na Google Play Store e na Apple Store
  • Perfil do público
  • Origens de tráfego

Essas informações e outras mais estão disponíveis na versão gratuita da ferramenta. Na versão paga, o assinante recebe dando ainda mais completos e também tem a opção de fazer o download dos dados.

Na parte final do relatório, o serviço te mostra alguns sites concorrentes ou com assuntos semelhantes aos seus, a partir disso você pode analisar os seus concorrentes através do recurso de comparação.

Para isso, clique em qualquer um dos sites concorrentes que aparecem como sugestão no relatório e veja todos os dados.

Também é possível fazer uma comparação mais completa. Basta que você vá na parte de cima do relatório e ao lado da URL do site pesquisado, clique em Comparar.

Clicando nesse botão, o SimilarWeb irá enviar algumas sugestões de sites concorrentes e para começar a comparação, basta que você selecione o site que deseja.

Além disso, você também pode digitar manualmente a URL do site do seu concorrente para fazer a comparação.

Confirmando a opção pela comparação, o usuário é redirecionado para uma página onde pode ter acesso ao relatório comparativo.

Basicamente, na versão gratuita, é possível ter acesso a uma versão resumida com algumas métricas, possibilitando uma visão geral do tráfego de ambos os sites.

Para lhe ajudar a intensificar o monitoramento dos concorrentes, a ferramenta também oferece uma extensão para o Google Chrome.

Instalando a extensão, você pode visualizar os dados de tráfego de todos os sites que você entrar através do navegador.

Para isso, basta clicar no ícone da extensão para visualizar todas as informações. Se quiser ver mais do que a “visão geral” da janela criada após o clique no ícone da extensão, clique em “More Insights” para ser redirecionado a uma página com o relatório completo no site do SimilarWeb.

Quais são os principais benefícios do SimilarWeb?

O SimilarWeb é uma ferramenta robusta para a análise de concorrentes e monitoramento do seu próprio resultado. Confira abaixo os principais benefícios da ferramenta:

  • É prático e possui bons recursos na versão gratuita! Você pode acessar o serviço pelo site e pode receber relatórios atualizados com muitas métricas importantes sobre sua própria empresa e concorrentes.
  • Essencial para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo! Através das informações do relatório, você pode analisar suas principais origens de tráfego e conferir métricas importantes como tempo de sessão, taxa de rejeição e número de páginas por visita. Isso é importante para melhorar sua estratégia.
  • Analisar concorrentes e gerar mais insights! O SimilarWeb permite fazer a comparação e buscas com relatórios completos sobre sites concorrentes. Isso é essencial para acompanhar o dia a dia dos seus adversários e obter mais insights valiosos para o seu negócio.

Como podemos ver, o SimilarWeb é uma excelente ferramenta de análise de concorrentes. Tem bastante recursos na versão gratuita e é de fácil acesso.

Ideal para profissionais de marketing que precisam monitorar dados a qualquer momento e de qualquer lugar sem nenhum custo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: