Como um programa de afiliados pode beneficiar a minha agência?

23/04/2019 às 21:56 Ajuda

Como um programa de afiliados pode beneficiar a minha agência?

O mercado de afiliados pode trazer inúmeros benefícios para a sua agência e neste artigo você vai ver como aproveitar isso. A maior dificuldade de muitas pequenas agências digitais é prover muitos serviços para os clientes.

Com equipes muito pequenas, é difícil cobrir toda a parte de comunicação de uma empresa.

E para se manter competitivo no mercado digital, uma boa dica é apostar no mercado de afiliados. Como assim? Digamos que a sua empresa é focada em social media e que só provê serviços de marketing relacionadas as mídias sociais das empresas.

Este é o seu carro chefe, mas com afiliados você pode agregar mais serviços para oferecer, indiretamente aos clientes.

Realizar apenas parte do serviço não significa que você não autoridade para indicar empresas que trabalhem com serviços que complementem os de sua agência.

Agora, já pensou de ir além de somente realizar parcerias? Isso mesmo, no mercado de afiliados, você indica serviços confiáveis e ainda ganha por isso.

Assim, você consegue aumentar o número de clientes, aumentar a autoridade do seu negócio e ter mais uma fonte de receita.

Como e por que entrar no mercado de afiliados?

Entrando no mercado de afiliados, você consegue oferecer novas soluções a seus clientes e ganhar dinheiro em cima das indicações.

Mas, vamos lá, antes de se aventurar nesses programas, é preciso saber como eles funcionam.

Uma empresa oferece um programa de afiliados com o objetivo de potencializar a promoção de seus produtos.

Daí, o afiliado (neste caso, a sua agência) leva anúncios para seu grupo de contatos com o intuito de ganhar um dinheiro em cima das vendas realizadas através do link do afiliado no programa.

Existem algumas formas de afiliação, confira as principais para agências:

  • CPL – Custo por Lead: Sua agência ganha uma comissão a cada novo lead gerado para a empresa dona do programa. Digamos que a ação de CPL visa a obtenção de novos cadastros. Cada pessoa que se cadastrar pelo link da sua agência, gera para você uma comissão no programa de afiliados.
  • CPC – Custo por clique: Sua agência ganha uma comissão sempre que um usuário clicar no link de seus programas de afiliados.
  • CPV – Custo por venda: A agência ganha uma comissão a cada compra realizada por um usuário através do link de afiliado repassado pelo programa.
  • CPI – Custo por instalação: Esse modelo é bem novo e atinge o mercado mobile. O afiliado ganha uma comissão a cada pessoa que instalar ou usar um aplicativo através do link de afiliado.

Na plataforma de afiliados, os afiliados recebem a oferta de diversos tipos de campanha, a maioria dentro dos modelos que falamos acima. Ao escolher uma delas, ele recebe um link pessoal e pode divulgar em um site, blog, redes sociais, etc. De acordo com o modelo, cada ação de um usuário feita através do link, gera comissão para o afiliado. Bem fácil, né?

Confira também: Hospedagem barata compensa?

A Awin e a associação Afiliados Brasil, duas das organizações mais importantes no mercado de afiliados brasileiro estimam que cerca de 16% dos pedidos e compras feitas online sejam realizados por meio de links de afiliados.

Para aproveitar bem esse mercado, basta que você escolha o programa certo. Em outras palavras, o programa certo deve soluções que encaixem com o público-alvo da sua agência e possuam comissões que valham a pena.

Confira abaixo as principais vantagens de entrar no mercado de afiliados com a sua agência:

Novas parcerias

Os programas de afiliados são excelentes para alimentar novos contatos. O que começa no mercado de afiliados pode gerar uma grande parceria de marketing futura.

Através desse networking, você pode conseguir implementar estratégias de link building, troca de guest posts e até fechar parcerias de co-marketing para novas vendas.

Risco baixo

O mercado de afiliados acaba sendo vantajoso para ambos os lados. Primeiro, por que divide o esforço, afinal o afiliado deve se esforçar para vendas e o dono do programa deve investir para que o afiliado venda.

E segundo, por que para sua agência o risco é baixíssimo. Seu negócio só terá retorno no mercado de afiliados caso se esforce na distribuição de links do programa e obtenção de ações segundo os modelos oferecidos.

E se você não conseguir sucesso com seus links, o afiliado também não terá o lucro de novas vendas e nem a sua agência terá que desembolsar nada.

Como não há garantias, o risco é baixo, o que pode acontecer é o fim da parceria, que acontece principalmente por parte dos afiliados e não dos donos do programa.

Nova fonte de receita passiva

Sua agência não precisará de muito trabalho para distribuir os links de um programa de afiliados. Eles podem ser inseridos em qualquer parte do site.

E se a sua agência tem um blog, eles também podem ser inseridos diretamente no texto. O trabalho é praticamente nulo.

E caso, a sua empresa obtenha sucesso e conseguir ganhar uma boa média de comissões mensais, você terá mais uma fonte de renda passiva e recorrente, ideal para realizar novos investimentos dentro do seu negócio.

Conclusão

Como vimos durante o texto, as agências podem obter grandes resultados através do mercado de afiliados.

Além de obter uma nova fonte de renda, a indicação de bons serviços para clientes pode gerar um aumento da autoridade do negócio na internet. Isso é essencial para conseguir mais clientes e buscar o crescimento da agência na web.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: