Como treinar o seu time de vendas para o Inbound?

18/03/2018 às 12:07 Loja Virtual

Como treinar o seu time de vendas para o Inbound?

A metodologia do inbound marketing chegou para revolucionar de vez o mundo dos negócios. Se sua loja adotar essa estratégia da maneira correta, as chances de aumentar as vendas online serão enormes. Os consumidores estão sedentos por experiência, qualidade e identificação. Sendo assim, você deve oferecer algo valoroso e único para o cliente. Mas como treinar seu time de vendas para o inbound marketing? Leia todo esse artigo e conheça algumas dicas preciosas que podem fazer toda a diferença.

Integre as equipes de marketing e vendas

As vendas inbound estão bastante conectadas ao marketing inbound, pois se a ideia é esperar que os clientes venham até sua empresa, eles precisam ser atraídos de alguma forma. O inbound marketing trabalha com contéudos de qualidade que atraem o interesse do seu público-alvo, incentivam o compartilhamento, criando um relacionamento mais sólido do cliente com a marca e vice-versa.

Dessa forma, é fundamental que suas equipes de vendas e de marketing trabalhem em plena sintonia para alcançar os objetivos da empresa. Cada um desses setores deve estar ciente das necessidades, dos objetivos e das estratégias do outro para que possam agir, de forma certeira, diante do cliente de maneira alinhada e organizada.
Diante disso, todos os seus esforços renderão mais vendas e todas as estratégias serão otimizadas, alcançando o cliente a partir de duas vertentes. Não fazer a integração estratégica dos setores de marketing e vendas pode desenvolver processos contrários e falhos, levando sua empresa a amargar prejuízos. Leia nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Crie SLAS

Outra forma de treinar seu time de vendas para o inbound. O SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) é uma estratégia que você poderá aplicar depois de seguir a dica acima. Esse método pode potencializar suas ações de vendas inbound.
Quando o cliente se envolve com os conteúdos e as campanhas de vendas elaboradas pela equipe de marketing ele se torna um MQL (Marketing Qualified Lead), ou seja, um cliente já qualificado e que já pode ser direcionado para o setor de vendas, tendo muito mais chances de conseguir ser convertido.

A partir do contato com o vendedor, o cliente passa a ser identificado como um SQL (Sales Qualified Lead), ou seja, alguém com grandes chances de efetivar negócio e se tornar um cliente da empresa por meio da aquisição de um produto ou serviço.

Quando isso acontece, temos o SLA, que é uma espécie de acordo entre a empresa e o cliente, identificando o que um proporcionará ao outro. No caso de uma loja virtual, você vai oferecer um produto ou serviço ao cliente que, em troca, lhe dará um valor em dinheiro, gerando lucros para sua empresa. Aprimore seus conhecimentos em  Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

Mostre ao time como qualificar os leads

As vendas através do inbound marketing entendem o caminho do cliente, desde o momento em que ele ouve falar da sua empresa até quando ele fecha o negócio. Mas antes disso, ele deve receber um atendimento personalizado para cada uma das etapas desse trajeto, aumentando as chances de fidelização. Vale ressaltar de que nem todos que entram em contato com a sua marca irão se transformar em clientes.

Entretanto, um lead qualificado tem grandes chances de se tornar um cliente. Por isso a importância de treinar a equipe de vendas, pois os vendedores devem conhecer a fundo todos os benefícios e os diferenciais que a empresa tem a oferecer para seus clientes, proporcionando a eles uma experiência agradável quando acessarem o site de sua loja.

Defina os leads prioritários

Essa é mais uma forma de treinar seu time de vendas para o inbound. Para otimizar ainda mais o processo de qualificação dos leads, tornando-os ainda mais poderosos, é essencial que você defina quais serão os leads prioritários. Leads prioritários são aqueles que você identifica um maior potencial de compras frequentes e não somente esporádicas.
Vale ainda frisar que encontrar leads com essas características vai depender de um processo de segmentação muito bem feito. Esse tipo de ação ajuda também a entender um pouco mais o comportamento do consumidor. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

Invista em treinamentos específicos

Treinar sua equipe de vendas para a metodologia inbound vai muito além de simplesmente passar o conhecimento. Você precisa implantar uma nova cultura e uma forma de atuação diferenciada no mercado.
Essa exigência traz a necessidade de buscar por ajudas especializadas como consultorias, cursos e certificações. Todo esse investimento faz parte da construção dessa nova identidade e apresenta um excelente custo-benefício, já que a sua equipe se sentirá mais capacitada para atuar nesse novo segmento.

Apresente cases de sucesso

Outra maneira de treinar seu time de vendas para o inbound. Para ampliar todos os conceitos motivacionais e de busca por conhecimento abordados anteriormente, não existe nada melhor do que ver os resultados que aconteceram na prática.
Uma boa dica é apresentar cases de empresas que aplicaram a metodologia do inbound marketing e que tiveram sucesso nas vendas e na prosperidade do negócio, como um todo. Ao expor exemplos reais de cases de sucesso, as chances de se obter mais êxito nas vendas podem ser enormes.

Crie pequenas metas

Uma mudança cultural dentro de uma empresa pode assustar um pouco as pessoas. Uma boa dica para amenizar esse impacto é dividir todo o processo de implementação em pequenas partes.
O mais importante é definir os objetivos a médio e longo prazo quando se propõe uma nova estratégia e criar pequenas metas para as equipes é uma maneira mais sutil de se fazer isso. Essas metas são desafios diários que farão com que a sua equipe se acostume com a mudança de forma natural, se adaptando com maior rapidez.
Ainda tem dúvidas sobre as dicas sobre como treinar seu time de vendas para o inbound?Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte sempre com nossa equipe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: