Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como segmentar o público-alvo de uma indústria

13/08/2021 às 18:37 Ajuda

Como segmentar o público-alvo de uma indústria

O cliente-alvo da indústria por si só é diferente do cliente de uma loja de varejo. A indústria trabalha com o marketing b2b (business to business) quando precisa encontrar novos parceiros e desenvolver o setor industrial para um novo nível.

Entre as vantagens de trabalhar na segmentação do público alvo estão:

  • Ter o conhecimento do consumidor desse segmento;

  • Aumentar a capacidade de abordagem para uma parceria;

  • Realizar campanhas de marketing mais eficientes;

  • Coordenar ações para que esse cliente se interesse pela empresa;

  • Entre outros elementos importantes.

Foi pensando em ampliar a explicação sobre como segmentar o público-alvo da indústria que produzimos esse artigo. Gostou do tema? Então venha conosco e veja mais a seguir. 

Crie uma persona

A persona é o nosso cliente ideal, aquele que nasceu para consumir o nosso produto, pois ele une uma série de características que conversam com o produto/serviço que oferecemos. 

Todo o segmento industrial trabalha com uma persona, desde peças automobilísticas até empresas especializadas em piso industrial, por exemplo. 

Para segmentar o seu público é necessário entender para quem o seu produto vai interessar. Então crie uma planilha de todas as características para que seja possível encontrar esse cliente com mais facilidade. 

Produza conteúdo que gere interesse do seu público-alvo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito eficaz que busca filtrar o público alvo. Se você tem uma empresa especializada na fabricação de equipamentos para sinalização de segurança, por exemplo, a produção de conteúdo relevante para esse produto faz com que empresas compreendam a necessidade de investimento e consumo.

Recomendamos que invista em vídeos e textos, além de explorar adequadamente as feiras e eventos da categoria a fim de aumentar a relevância e representatividade da sua marca no setor industrial.

Analise a necessidade do mercado

Não adianta você ter um produto que ninguém tem interesse. É necessário filtrar as oportunidades e a evolução do setor industrial para ser uma indústria relevante no quadro. 

Agora se sua empresa trabalha somente em um nicho específico, como conectores elétricos, por exemplo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para analisar qual tipo de empresa você consegue oferecer suporte necessário com seu produto.

A importância da pesquisa de mercado

Fazer constantes pesquisas de mercado é um dos mais importantes fatores para segmentar o público-alvo. Pesquisar dados e informações vai lhe ajudar a entender melhor o cliente e também o comportamento e a previsibilidade do mercado.

É recomendável realizar pesquisas dessa magnitude de forma periódica e as suas estatísticas precisam ser analisadas com cautela por entendedores do ramo, para absorver melhor os dados computados da pesquisa. 

Essa pesquisa deve levar em consideração não somente a expansão da empresa no mercado, como também a satisfação dos clientes que estão sendo atendidos. 

Atente-se ao planejamento

Não adianta ter feito todas as ações mencionadas anteriormente sem seguir um planejamento. Deixamos essa dica para o final, pois sabemos que é uma das mais importantes e muitas vezes negligenciadas pelos gestores da indústria.

Antes de iniciar um plano de expansão para alcançar o público-alvo, tenha um planejamento de metas realistas e etapas que vão envolver esse processo. É preciso ter o início e o fim desse processo para absorver a melhor experiência.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para o seu projeto. Caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais dicas de marketing industrial. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: