Como se preparar para uma migração em WordPress

Como se preparar para uma migração em WordPress

28/07/2017 às 10:00WordPress

Você tem problemas em um determinado provedor de hospedagem e de repente sente a necessidade de mudar seu blog de provedor em busca de um novo serviço, com mais qualidade e que atenda as suas espectativas, encontrando uma ótima alternativa você inicia todo o processo de migração e ao fim descobre que sei site ou blog não está funcionando como deveria, o problema é do novo provedor ou já estava acontecendo e você nunca tinha percebido?

Seja qual for o motivo pelo qual você precise migrar seu site em WordPress de um provedor a outro, você com certeza quer que tudo continue funcionando perfeitamente após todo o processo, por isso vamos dar algumas dicas do que precisa ser feito antes de qualquer migração para garantir que as coisas vão estar em ordem assim que todo o processo terminar e você finalmente deixar de ter problemas. Sempre realizamos migrações para nossos planos de hospedagem de site, então gostaríamos de compartilhar com você essa experiência e te ajudar a se preparar caso esteja pensando em mudar de provedor, pode inclusive conhecer nosso serviço de hospedagem de site com 30 dias grátis.

Como começar os preparativos

Antes de começar qualquer passo da migração você precisa conferir se tudo está realmente funcionando, verifique as páginas principais, seus formulários, cheque se todos os plugins estão funcionando e atualizados, faça também a atualização para a última versão do WordPress. Outra verificação importante para que você não tenha dúvidas do que está certo ou não, é fazer a verificação de links quebrados em todo o seu blog, dessa forma você não vai perder conteúdo e acabar sendo prejudicado nas buscas, faça a verificação de links e corrija tudo o que for possível.

Existe alguma personalização específica para esse provedor? Você precisa também ficar atento a isso, se você usa algum plugin que é exclusivo desse provedor precisa se informar sobre quais as dificuldades terá para migrar, feito isso siga as instruções que forem dadas e ajuste tudo para que possa mover a sua instalação sem problemas.

Coletando as informações necessárias

Após ter feito todas as verificações e correções do passo anterior, você precisa de informações extremamente importantes, as do seu banco de dados. Para isso você vai precisar acessar seu FTP ou painel de hospedagem dos eu atual provedor e localizar o arquivo de configuração padrão do WordPress, ele fica a pasta raiz de toda a instalação e nomeado como wp-config.php, você precisa apenas abrir esse arquivo em um bloco de notas simples e anotar algumas informações.

O nome do banco de dados do WordPress define('DB_NAME', 'meuwordpress');, o nome de usuário do banco de dados MySQL define('DB_USER', 'usuariodobanco');, qual a senha do banco de dados MySQL define('DB_PASSWORD', 'senhamuitodificil'); e para finalizar o nome do host MySQL, que normalmente está em “localhost” define('DB_HOST', 'localhost');.

O processo de migração com o melhor plugin

All-in-One WP Migration, é um dos plugins mais práticos para iniciar o "empacotamento" de toda a sua instalação e criar um arquivo compactado e pronto para ser instalado em uma nova hospedagem, a possibilidade de pré-definir alterações de textos derante o processo de importação é o que faz dele um pouco mais útil em relação aos outros plugins. Dessa forma você já pode definir mudanças em links, se necessário, além de manter uma cópia de segurança sempre que for preciso.

É sempre importante manter cópias de segurança para evitar ter surpresas, existem ótimos plugins grátis para isso, um deles é o BackWPup, sua configuração é simples e em alguns minutos você cria sua rotina de backup e pode manter suas cópias em um servidor FTP, Dropbox, Amazon S3, entre outros. Lembre-se de manter as cópias em outros serviços ou em diferentes servidores, é uma boa medida de segurança.

Conclusão

Vimos que o processo de migração é importante e muitas vezes essencial para o sucesso do seu site, com essas dicas você vai poder planejar sua migração e fazer todas as verificações e correções necessárias para que nunca tenha surpresas ao terminar o processo.

Em nossos servidores já realizamos a migração de diversos clientes para os nossos serviços e sempre com sucesso, se você precisa migrar e busca uma hospedagem de site de qualidade e que não vai te dar dor de cabeça, experimente 30 dias grátis um de nossos planos.


Gostou de nosso post? Compartilhe: