Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como saber se minha Loja Virtual tem uma boa UX (Experiencia do Usuário)

31/01/2018 às 19:20 Loja Virtual

Como saber se minha Loja Virtual tem uma boa UX (Experiencia do Usuário)

Na esfera do marketing digital, a expressão UX, user experience, que se refere à experiência do usuário, tem aparecido com certa frequência. Essa espécie de selo que assegura que o usuário de determinado produto tenha uma experiência agradável e positiva, em suas especificidades e seu entendimento pleno, é essencial para o sucesso de uma empresa junto a seu consumidor.

O termo UX é um conceito que abarca diferentes aspectos da relação entre a empresa, o produto e seu usuário, a partir de diversos pontos de contemplação em que se é capaz de aglutinar uma grande quantidade de informações vindas de canais variados e somados à percepção geral sobre determinada vivência, determinada empresa e produto. O user experience é, portanto, a reunião de todas as conexões do usuário final, a empresa e os produtos e serviços que oferece.

Mais do que uma estratégia de aperfeiçoamento de uma experiência, o ponto é tornar personalizado, meticuloso e único esse processo, uma vez que o que se resultará para o consumidor é uma memória agradável de como ele lidou com certo produto. Não se trata, pois, de uma ou outra atividade isolada para que possamos caracterizar uma iniciativa voltada para a experiência do usuário. Por exemplo, se o marketing digital se direcionar para o design visual, para a usabilidade, para a realização de pesquisas com usuários, por exemplo, a chance de que a experiência de seu cliente com o seu produto seja bem-sucedida é proporcional à quantidade de pontos que são cuidados minuciosamente nesse processo. O sucesso da manutenção de sua loja virtual depende de vários fatores e a lida com o UX é um deles, conheça nosso serviço de Loja Virtual e conheça mais sobre nossas técnicas!

O termo UX é um conceito que abarca diferentes aspectos da relação entre a empresa, o produto e seu usuário, a partir de diversos pontos de contemplação em que se é capaz de aglutinar uma grande quantidade de informações vindas de canais variados e somados à percepção geral sobre determinada vivência, determinada empresa e produto. O user experience é, portanto, a reunião de todas as conexões do usuário final, a empresa e os produtos e serviços que oferece.Dessa maneira, sua antes mesmo da loja virtual deve se preocupar sim com estratégias que tornem a experiência de seu cliente com seus produtos e serviços tão positiva a ponto de eles se tornarem consumidores fieis. Voltado para a resolução de problemas de uma forma mais ampla, cujos métodos abrangem o comportamento, os anseios, a percepção e o pensamento humano na condição de clientes, pensar a experiência do usuário com um produto, seja ele digital, seja ele físico, tornou-se mais uma maneira de agregar seguidores à sua marca.

Conheça os tipos de marketing

Ao trazer sua loja física para o mundo online, conte com o serviço de loja virtual, cujo preço é a partir de R$ 39,00 e a disponibilidade é de 40 produtos conforme a necessidade de cada empresa, oferencendo planos diferentes para elas.  

Mais do que um mecanismo de aperfeiçoamento de uma experiência, o ponto é tornar personalizado, meticuloso e único esse processo, uma vez que o que se resultará para o consumidor é uma memória agradável de como ele lidou com determinado produto. Não se trata, pois, de uma ou outra atividade isolada para que possamos caracterizar uma iniciativa voltada para a experiência do usuário. Por exemplo, se o marketing digital se direcionar para o design visual, para a usabilidade, para a realização de pesquisas com usuários, por exemplo, a chance de que a experiência de seu cliente com o seu produto sejam bem-sucedidos é proporcional à quantidade de pontos que são cuidados minuciosamente nesse processo. Veja também Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Algumas perguntas, assim, devem ser respondidas: o produto é necessário? Ele é de fácil utilização? Ele desperta o desejo entre os consumidores? A primeira questão deve ter um retorno positivo, pois ela realiza uma solução para um possível problema de necessidade. Muito dificilmente algo será comprado apenas por ser desejado ou de fácil utilização, o produto precisa ser necessário. Em seguida, quanto mais práticas são as coisas, mais tentadas elas são ao consumo. O mundo está mais rápido e prático, logo, todas as coisas que ele nos serve também. Mediante o menor obstáculo, um produto pode ser deixado de lado em detrimento de outro mais descomplicado. O último aspecto é uma questão de agregação de valor proporcionado por um produto, mais do que útil, barato ou necessário, produtos e serviços devem acrescentar um quê a mais no status de um consumidor, ele deve ser desejado, surpreendente, diferenciado.

Sempre presente, esse é um investimento que deve ser constantemente aplicado e reestruturado, são testes, criações, ajustes e aperfeiçoamentos em favor de estar sempre acompanhando as mudanças e as evoluções do modo de pensar das pessoas e das tecnologias. Se você trabalha com métodos que antecipam a necessidade e o desejo de seu consumidor, a fim de que os pontos fracos e desencontrados sejam resolvidos, é sinal de que sua loja virtual está em dia com a experiência do usuário.

Colocar-se no lugar de seu consumidor e admitir as várias personas que ele tem, entender que não é a quantidade de funcionalidades que seu produto ou serviço tem que garantirá uma boa experiência e testar constantemente a usabilidade de sua oferta são, por exemplo, maneiras de colocar sua loja virtual alinhada a uma boa UX. Pensem nisso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: