Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como saber quais plugins do WordPress estão deixando o seu site mais lento

12/04/2019 às 19:39 WordPress

Como saber quais plugins do WordPress estão deixando o seu site mais lento

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais popular do mercado e conta com inúmeros plugins das mais variadas finalidades.

Existem alguns plugins considerados essenciais e que já vêm instalados quando se cotnrata uma hospedagem com WordPress.

O problema é que existem plugins que acabam deixando o site mais lento e esse fator atualmente interfere no bom desempenho do seu conteúdo nos rankings de busca.

Mas como saber quais plugins estão deixando o seu site mais lento? É isso que vamos lhe mostrar neste texto!

O importante é saber que a frase: quanto mais plugins melhor, pode ser o motivo para um site pesado quando se fala em WordPress.

O que é plugin?

Plugins são extensões que permitem adicionar funcionalidades ao WordPress, sem precisar editr o código original.

Com eles, é possível adicionar linhas de códigos adicionais ao seu WordPress de forma rápida e simples.

Por outro lado, utilizar plugins de forma excessiva pode alterar tanto o código do WordPress que se torne um problema, com carregamentos lentos e causando erros de carregamento.

Por que preciso ter um site mais rápido?

A velocidade de carregamento de uma página virou um dos principais fatores para o ranqueamento no Google e demais buscadores.

Pesquisas recentes apontam que páginas que demoram mais cinco segundos para carregar são rejeitadas pelos usuários.

É lógico que as limitações não são somente de uma página, a velocidade de carregamento de uma página também tem a ver com a velocidade de conexão do usuário.

Porém, o Google é focado em prover a melhor experiência possível para o usuário e por isso leva em consideração os sites mais leves na hora de ranquear.

Ter o site mais leve possível, se utilizando de recursos e até mesmo plugins de WordPress que possam otimizar o carregamento é a saída ideal para ter um conteúdo mais relevante para o Google. Uma página leve tende a carregar mais rápido em computadores de usuários com conexão de internet limitada, por exemplo. Isso é um diferencial!

Por que alguns plugins deixam o site mais lento?

Como bem dizemos acima, existem inúmeros plugins para absolutamente tudo dentro do WordPress.

O problema é que boa parte dos plugins não são otimizados, por isso é preciso escolher bem antes de rodá-los em seu site.

Os principais problemas que tornam um plugin lento são a criação de ferramentas que não levam em consideração o tempo de carregamento do seu site, focando apenas na execução de algumas funções, aliado a isto alguns plugins realizam requisições demais aos servidores, o que pesa a sua página, e muitas vezes isto é desnecessário.

Como descobrir quais plugins estão pesando no meu site?

Para descobrir quais plugins estão pesando, você precisará de um plugin, isso mesmo! Engraçado né?

O plugin P3 é uma ferramenta especialmente desenvolvida para monitorar, analisar e definir qual é o impacto de cada plugin utilizado no tempo de carregamento do seu site.

Para utilizá-lo, basta baixar e instalar o plugin em sua aplicação WordPress. A interface é bem simples e intuitiva, assim que ele for instalado, o acesse e clique em “Scan Now” para que ele faça uma análise completa do desempenho dos plugins do seu site.

O resultado é bem completo. O P3 lhe dá o número total de plugins do seu site, quantas vezes eles foram carregados e a porcentagem total de impacto deles na velocidade de carregamento das suas páginas.

Abaixo, é possível ver um gráfico, geralmente em formato de pizza, que mostra cada plugin de uma cor e a fatia referente ao impacto que ele causa em relação ao seu site.

Este é só o começo! Afinal, existem plugins que apesar de pesarem o seu site são essenciais para a sua página.

Em outras palavras, não há como simplesmente desinstalá-los, mas claro você pode começar a procurar e testar outros plugins que sejam mais leves e também tenham um bom desempenho, cumprindo o que o anterior fazia.

E claro, caso o número de plugins da sua página seja alto, você poderá desinstalar alguns plugins menos importante, logo de primeira. Caso você desinstale ou faça troca de plugins, você pode pedir um novo escaneamento no P3.

O plugin lhe mostrará os resultados de momento e você terá uma noção do quanto conseguiu diminuir o impacto dos plugins do WordPress na lentidão do seu site. Isso já lhe ajudará bastante a otimizar a velocidade de suas páginas.

Existem alguns plugins que não poderão ser trocados. Afinal, apesar de inúmeros plugins no WordPress, existe a possibilidade de que nenhuma outra ferramenta semelhante lhe agrade como a atual.

A dica neste caso é contratar um desenvolvedor web ou fazer pessoalmente uma possível otimização no código do plugin, encontrando os fatores que possam estar atrapalhando o seu desempenho. Essa também é uma maneira de diminuir o impacto dos plugins no seu site.

Conclusão

Como vimos durante o texto, os plugins podem atrapalhar a sua estratégia de marketing e impedir bons resultados de tráfego orgânico e isso é péssimo para o seu site.

O ideal é que você sempre esteja alerta nos plugins que você utiliza no WordPress e sempre busque por ferramentas que possam ter um alto desempenho.

Como falamos no texto, o tempo de carregamento de uma página é crucial para atrair mais tráfego.

Muitos usuários desistem de navegar em um site se ele demora muito para carregar ou carrega parcialmente.

Então, é fundamental estar ligado em todos os fatores que podem prejudicar a sua página.

Faça todas as otimizações possíveis em sua página no WordPress para diminuir ao máximo o impacto dos plugins no tempo de carregamento.

Afinal, não adianta nada seguir outras práticas para deixar o site mais leve, se os plugins atrapalham em 70%, 80%, o carregamento da sua página, não é?

Fique sempre alerta e haja de acordo com as necessidades, apostando em plugins funcionais e leves que não atrapalhem no carregamento das páginas do seu site WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: