Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como rejeitar Backlinks negativos: Google Disavow List

09/08/2018 às 08:34 Ajuda

Como rejeitar Backlinks negativos: Google Disavow List

Quem trabalha com SEO sabe da importância dos backlinks numa estratégia para levar uma página ao topo dos resultados de busca.

Porém neste texto, vamos lhe explicar melhor como rejeitar backlinks.

Apesar de parecer estranho, falaremos especificamente de backlinks negativos, que em vez de ajudar irão apenas prejudicar o ranqueamento do seu site.

Como sabemos, possuir links internos que indiquem um conteúdo nosso nas redes sociais é um dos principais fatores que o Google leva em conta na hora de ranquear os resultados de buscas.

É por isso, que quem conhece um pouco de SEO, sonha em receber diversos links.

Em algumas empresas, inclusive, existem profissionais focados apenas em conseguir links para postagens em blogs.

Mas o que poucos profissionais da área mencionam para seus clientes é que esses links devem vir de sites que tenham relevância.

Receber links de sites pouco confiáveis pode fazer com que seu site seja prejudicado em vez de ajuda-lo.

E é isso que chamamos de backlinks negativos. E por que devo remover esse tipo de backlinks?

Simplesmente para evitar que a falta de confiabilidade do Google nestes sites possa afetar a sua estratégia de SEO.

Como backlinks negativos podem afetar a estratégia de SEO do meu site?

Como já dissemos acima, nem só de bons links vivem os profissionais de SEO.

Muitos profissionais de marketing e comunicação acabam atraindo todos os links possíveis e esquecem que é preciso checar a relevância e qualidade dos sites, antes de tudo.

Porém, como em muitos casos não é possível escolher os sites que irão apontar um link para o seu site ou blog, você pode usar de algumas técnicas para evitar e rejeitar links vindos destes tipos de sites, os chamados backlinks negativos.

Bom, os backlinks negativos funcionam como uma estratégia de SEO negativo para sites.

E por que isso acontece?

Por que esses apontamentos acabam fazendo com que o Google levante questionamentos sobre o site indicado, o que pode gerar uma queda nas posições em resultados de buscas e fazer com que um site seja punido erroneamente pela plataforma.

É por isso, que conseguir backlinks não devem ser apenas uma ação solta de sua equipe de marketing e sim ser planejado estrategicamente para a geração de backlinks positivos.

Receber apontamentos de sites com baixa relevância podem destruir toda a sua estratégia de SEO.

Nos últimos tempos e após as mudanças no algoritmo do Google, os mecanismos de buscas estão ainda mais atentos e tem como um dos focos identificar e punir os links de baixa relevância para fazer com que o número de backlinks negativos diminuam por si só.

Por isso, é muito importante entender como você pode rejeitar backlinks negativos do seu site, evitando que estes influenciem de forma negativa a sua estratégia de SEO e elimine as chances do seu site ser punido pelo Google.

Confira também se uma hospedagem barata compensa ou não para o seu site.  

Como consigo identificar um backlink negativo?

Apesar do forte combate a backlinks negativos, nem o próprio Google consegue definir com clareza quais são os pontos que qualificam um backlink para um site e como identificar os negativos.

A plataforma explica apenas que links que visem manipular o ranqueamento de uma página web no Google estão sujeitos a penalização.

Em outras palavras, o que dá para entender é que os backlinks negativos são interpretados pelo Google como uma manipulação realizada pelos sites apontados e daí vem a ideia de penalizar estes links.

Mesmo assim, como já falamos acima, nem sempre é possível definir ou impedir que um site faça um apontamento a outro na internet.

Mas fique calmo, existem algumas ferramentas que tornam mais fácil a identificação de backlinks negativos.

Usando o SEMrush, por exemplo, uma plataforma paga, mas bastante eficiente é possível realizar análises completas e determinar qual é a relevância de cada link separadamente.

Através do recurso backlink audit, a ferramenta consegue identificar e definir quais links agregam ou não ao seu projeto.

Também existe uma forma manual de testar a relevância dos links na plataforma.

Basta que o usuário coloque a URL da página que será avaliada e acesse a lista de backlinks geradas pelo SEMrush.

O próprio sistema do serviço avalia qual é a relevância de cada link, dando nota para cada um.

Outra ferramenta muito boa para identificação de backlinks negativos é o Google Search Console, e o melhor de tudo: o serviço é gratuito.

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso achar backlinks negativos pela ferramenta, o usuário pode apostar nela se não tiver como arcar com serviços pagos.

Basta checar os links, o usuário deve colocar o seu domínio na plataforma e seguir para a guia de tráfego de pesquisa.

Nessa parte, é possível ver quais são os links que apontam seu site.

A partir daí, você pode verificar todos os backlinks e ter uma ideia de quais deles não vem de fontes confiáveis e podem prejudicar o seu site.

Não perca tempo e aproveite o Teste de 30 dias grátis da nossa hospedagem de site.

Como posso rejeitar backlinks negativos?

O procedimento não é nada difícil e próprio Google lhe dá todo o suporte necessário para a rejeição de backlinks.

Use a lista com os domínios que apontem os links que você deseja rejeitar.

Acesse esse link e vá direto para a página de suporte do Google Search Console para a rejeição de backlinks negativos.

No fim da página, você irá fazer o upload da lista com todos os links que você deseja rejeitar. A lista deve estar em formato de bloco de notas (.txt) para funcionar.

Depois disso, você deve selecionar a URL do seu site e pedir ao programa que ele rejeite os backlinks apontados para ele.

Após realizar esse processo, você receberá uma mensagem do Google informando a quantidade dos backlinks que foram rejeitados.

Viu como é fácil? Como não podemos ter o controle total dos links que apontam nosso site, o ideal é que você refaça todo o processo de identificação e rejeição que abordamos nesse texto para que sua estratégia de SEO esteja sempre blindada contra backlinks negativos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: